TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Dissertações: ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  3.572 Palavras (15 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

POLO ANHANGUERA DE TERESINA-PI

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ALUNOS/RA: FLAVIANE MESQUITA – 435555

ELIAS DOS SANTOS MENEZES– 542158

ATPS: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

CAXIAS-MA

ABRIL/2013

INTRODUÇÃO

O Comportamento Organizacional (CO) é o termo utilizado para o estudo sobre a importância das habilidades humanas visando examinar o impacto que indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar os conhecimentos adquiridos para promover a melhoria da eficácia dentro das organizações. E para melhor entendermos isso, devemos adquirir os conceitos mais amplos de eficiência e eficácia.

Vivemos na era da informação e da comunicação, num mundo globalizado, onde a disputa de mercado é cada vez mais acirrada, e diante deste cenário, produtividade é o foco das organizações. Ao se falar em produtividade, inevitavelmente associa-se dois conceitos bastante usados na caracterização de uma atividade produtiva, que são Eficiência e Eficácia.

A eficiência diz respeito à forma e ao meio utilizados na realização dessa atividade, que é tanto mais eficiente quanto menores forem os recursos (matérias-primas, pessoas, dinheiro e tempo) empregados na sua concretização. A eficiência está associada à padronização e à especialização respondendo à questão: o que se fez.

A eficácia mede o grau de satisfação e o alcance dos objetivos, face aos resultados obtidos. Quanto mais eficaz for uma tarefa, maior o nível dos resultados e maior a satisfação. A máxima eficácia é atingida com o alcance total dos objetivos pré-estabelecidos.

Tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a eficácia está relacionada ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos, menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc.).

Veja o exemplo: Se toda a sua equipe entregou o relatório na data prevista, foram eficazes. Mas se você conseguiu fazê-lo e ainda sobrou tempo para realizar a próxima tarefa, então você foi eficiente.

A compreensão do comportamento organizacional nunca foi tão importante para os administradores. Na verdade todas as abordagens sobre as funções, papéis e habilidades de administração reconhecem a importância da gestão de pessoas. Por isso o Comportamento Organizacional é fundamental para avaliar o aspecto funcional das pessoas dentro das instituições e de como seus comportamentos afetam o desempenho destas organizações. Com isso, a liderança foca ações e atitudes dos indivíduos/grupos no ambiente de trabalho, buscando o aumento da produtividade, reduzindo a absenteísmo e a rotatividade e promovendo a cidadania organizacional.

CAPÍTULO 1

1.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

CURY (2000) define organização como uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.

Os seres humanos vivem em organizações, que precisam ser administradas para serem eficientes e eficazes. Nascemos, somos criados, educados, trabalhamos e até para morrer, dependemos das organizações. À medida que as organizações crescem e se desenvolvem, tornam-se gradativamente mais complexas pelo aumento da divisão do trabalho, da diferenciação e da necessidade de integração de suas várias atividades, por isso, surgiu o comportamento organizacional, como campo de estudos, que visa analisar e organizar o comportamento humano dentro das organizações.

Para SAMPAIO (2007), Comportamento Organizacional define-se como o estudo sistemático do comportamento humano, focando as ações e atitudes dos indivíduos e dos grupos no ambientes das organizações, para identificar causas e razões que impulsionaram determinados acontecimentos, assim como prever reações a eventos futuros e monitorar, na medida do possível, o comportamento humano, visando alcançar produtividade, reduzir absenteísmo e a rotatividade, promover a cidadania organizacional e gerar eficácia. Trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa.

Segundo CHIAVENATO (2007), Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações sejam mais eficientes.

Em outras palavras, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações.

Os componentes que constituem a área de estudos do comportamento organizacional incluema motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

O conceito de Comportamento Organizacional na visão dos autores acima citados, pode se resumir em um campo de estudos que estuda o comportamento humano dentro das organizações, e, serve como base para a tomada de decisões por parte de seus administradores.

1.2 SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS FECHADOS

SISTEMAS ABERTOS: são os sistemas que apresentam relações deintercâmbio com o ambiente, por meio de entradas e saídas. Os sistemas abertos trocam matéria, energia e informação regularmente com o meio ambiente. São eminentemente adaptativos, isto é, para sobreviver devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com