TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Dissertações: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A exigência e competitividade têm influenciado as organizações na busca pela produção com eficiência e eficácia e, o foco na realização dos objetivos encontrou a solução na ferramenta desenvolvidapara o estudo do comportamento organizacional que é uma variável de grande importância se tratando de resultados, qualidade, satisfação do cliente, preocupações com meio ambiente entre outros.As organizações têm o C.O como uma ferramenta indispensável para solucionar os problemas proporcionando o êxito no propósito da organização com seus objetivos.

O Comportamento Organizacional teve origem a partir da revolução industrial no século XIXe, em meados do século XX com uma fusão das áreas de psicologia, sociologia ciência política, economia entre outras ciências sociais teve uma inserção na sociedade. Na necessidade de desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais. Porém, esta unificação não teve êxito, pois o indivíduo se comporta de maneira distinta de acordo com o ambiente em que se encontra seja ele individual ou em grupo, então dentro da área de estudos comportamentais existem algumas divisões que estudam estes comportamentos em diferentes ambientes.

Percepção e comunicação são as ferramentas que tem desenvolvido um importante papel em meio às ferramentas para convivência com o mercado atualmente, Percepção é o ato que proporciona a qualidade as nossas relações, mas depende da maneira como o indivíduo percebe com coerência e capacidade, as características próprias é que podem facilitar ou dificultar essa percepção por isso para a avaliação é necessário estar muito bem preparado. Assim como a comunicação que antigamente tinha parâmetros a serem seguidos e hoje está se adequando para facilitar e ampliar as conexões tanto internamente quanto externamente nas organizações, entre fornecedores, clientes, colaboradores e outros.

Inovação, é colocar em prática as idéias que se tem para tentar se destacar, mais também existe uma dificuldade em se desenvolver inovadores com poucos recursos e muita burocracia no país aonde vivemos.

CAPÍTULO 1 – O CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento organizacional é o estudo e também compreensão do comportamento humano e a sua interferência nas organizações, de tão grande importância que dessa maneira os indivíduos influenciam diretamente no controle das variáveis de uma organização que cada vez mais se tem a necessidade de estudo com o objetivo de controlar essas variáveis de forma a gerar resultados positivos, como o aumento da produtividade e qualidade de produtos agregando valores e reconhecimento do cliente e, entre outros estão a melhoria das habilidades hunas favorecendo os indivíduos no meio para seu desenvolvimento pessoal e satisfação com o trabalho.

Para Wagner III e Hollenbeck (2006, p. 6), comportamento organizacional é:

“... um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender ou modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Subjacentes a esta definição de comportamento organizacional, encontram-se três considerações importantes: (...) enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém, também lida com as ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas. (...) estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto membros de unidades sociais maiores (...) analisa o comportamento dessas unidades sociais maiores por si. Nem os grupos nem as organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa. Entretanto, certos eventos de unidades sociais maiores não podem ser explicados somente como resultado de comportamentos individuais. Esses eventos devem ser entendidos em termos de processo grupais ou organizacionais.”

Já para Kanaane (1999, p. 116):

“... refere-se às manifestações emergentes no contexto das organizações, indicando os controles, o processo decisório e os esquemas técnico-administrativos assumidos num dado momento organizacional. (...) subjacente à conduta humana que assinala interdependência entre o comportamento individual, o comportamento grupal e o comportamento das organizações, embora tenhamos que considerar as peculiaridades referentes a cada nível, respectivamente. (...) evidenciou-se que os aspectos ideológicos estão direta e indiretamente presentes nas representações sociais que indivíduos e grupos elaboram sobre si mesmos e sobre o trabalho que realizam. Tais representações exercem impacto sobre a conduta que os trabalhadores assumem no contexto organizacional”

Para ambos os autores, o comportamento nas organizações interfere no processo decisório influenciando nas relações com colegas de trabalho e esse comportamento não é o mesmo quando o indivíduo deve tomar as decisões isoladas. Em grupo, o comportamento depende dos limites impostos pelas relações sociopolíticas e depende do desempenho de cada integrante o qual trará resultados e objetivos desejados.

CAPÍTULO 2 – O CONCEITO DE INOVAÇÃO

No objetivo de conceituar a inovação foi realizada uma pesquisa com pessoas de distintas faixas etárias e, os resultados que se encontram no gráfico mostram que as pessoas têm diferentes opiniões sobre o assunto, não tem um fundamento para explicar essa diversidade, porem e de fácil entendimento que para as pessoas a INOVAÇÃO esta relacionada ao ato de coragem, criação e realização de objetivos.

A inovação organizacional

Em conseqüência da competitividade no mercado a incessante busca pela informação está cada vez mais facilitada pelos meios de comunicação, porém há necessidade de avaliar e extrair o que tem de mais importante everdadeiro nas informações, que por terem essas facilidades no meio de comunicação às informações muitas vezes acabam distorcidas e desatualizadas. As mudanças surgem cada vez mais rápidas valorizando ainda mais o ser humano nos dias atuais, e com isso temos a contribuição e responsabilidade de cada um na sociedade, considerando todos como inovadores. A mente do ser humano já está acostumada com padrões aplicados no cotidiano e por isso tem medo de apostar em coisas diferentes, mais para termos êxito em inovar devemos ter a mente aberta e disposta para quebrar os paradigmas e, colocar a idéia em prática é o que leva aos resultados desejados de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com