TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Exames: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  2.304 Palavras (10 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

No universo empresarial cada vez mais tem se falado o quanto o estudo do comportamento humano tem tomado proporções significativas para a tomada de decisões dos gestores, bem como o quanto tem comprometido os resultados almejados das organizações.

Manter uma equipe motivada e comprometida tem sido o grande desafio dos líderes, pois o que irá determinar o sucesso ou fracasso de uma Empresa são as pessoas. Essa consciência tem levado muitos estudiosos a abordarem o assunto desenvolvendo pesquisas de comportamento humano fora e dentro das organizações.

Hoje mais do que nunca em um mundo globalizado no qual vivemos as empresas necessitam manter-se competitivas e para isso buscam práticas inovadoras seja de processos, produtos e modelos de negócio, que possam sustentar a competitividade.

Porém a prática de inovar requer mudança e essas por sua vez, dependem direta e indiretamente do envolvimento e aceitação das pessoas, sejam elas líderes ou liderados.

Colaboradores comprometidos precisam estar emocionalmente conectados com o trabalho e o ambiente no qual atuam para que obtenham um resultado mais produtivo e se revelem dispostos a se envolver em iniciativas em sintonia com os objetivos da empresa e forma eficiente e eficaz.

As organizações que possuem firme propósito de cumprir metas e atingir seus objetivos necessitam além de motivar e envolver todas as partes interessadas, conhecer ou ir a busca dos melhores métodos de produção, estar atento aos apelos do mercado, avaliar as necessidades do público alvo seja ele interno ou externo, elaborar projetos e planos estratégicos de ação, visando o desenvolvimento de um trabalho eficiente, que busque atingir um resultado eficaz que satisfaça as necessidades e anseios de todos.

Capítulo 1

Definição de CO

Podemos definir como comportamento organizacional a arte de gerir pessoas, através do estudo do comportamento humano, levando em consideração a influência que as pessoas exercem na vida das organizações, bem como as organizações em suas vidas. Com objetivo de proporcionar qualidade de vida às pessoas, tornando o ambiente de trabalho prazeroso e focado no alcance dos resultados satisfatórios e pretendido para as organizações, visto as mudanças globais e suas inovações cada vez mais frequentes.

Comparando as definições de CO abordadas na obra de Francisco Lacombe e Gilberto Heilborn e também na obra de John A. Wagner III e John R. Hollembeck, percebe-se que a ênfase da definição de CO para ambas as obras é o comportamento das pessoas relacionadas à sua motivação com o propósito de alcançar os objetivos da organização. Em tese é todo estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano com um propósito bem definido que é a busca do alcance das metas traçadas pela organização.

Comparação de sistemas abertos e fechados:

ABERTOS FECHADOS

• Pouca previsibilidade no seu comportamento;

• Sofre muitas influencias externa;

• Entradas e saídas ilimitadas;

• Permitem intensas transações com o seu ambiente externo;

• Sistemas vivos e orgânicos: mercados, negócios, pessoas;

• Muita previsibilidade no seu comportamento;

• Sofre poucas influencias externa;

• Entradas e saídas limitadas;

• Permite pouquíssimas transações com o seu ambiente externo;

• Motores, artefatos, programações, orçamentos: termostato; mecanismo do relógio;

Capítulo 2

Mediante aplicação de pesquisa a vinte colaboradores em três empresas distintas no ramo de Segurança Eletrônica, Beneficiamento de Arroz e Exército Brasileiro, tendo o perfil dos entrevistados com idades entre 22 e 56 anos e de diversas funções procurou-se saber o entendimento dos mesmos em ralação ao conceito e prática de inovação em suas respectivas empresas, bem como se eles se sentem parte dos processos inovadores quando aplicados.

As perguntas propostas foram:

1. O que você entende por inovação?

2. Você considera a Empresa em que trabalha, como uma Empresa inovadora?

3. Você faz parte do processo inovador de sua Empresa, caso ele exista?

Apresentamos a seguir síntese das respostas:

• Inovar é criar ferramentas que procurem melhorar a gestão de uma empresa, da qualidade do serviço prestado, e do ambiente do trabalho;

• Mudança e renovação; novas propostas e novas criações; é ter a consciência de que o bom pode ser melhor; é fazer diferente, mudar, aperfeiçoar, evoluir;

• Busca constante de novos conhecimentos e ferramentas a fim de melhorar a gestão com foco no resultado e integrado com valor;

• É correr riscos e surpreender clientes internos e externos, buscar novos padrões e novas experiências;

• É explorar novas ideias com sucesso, sejam elas tecnológica, de mercado ou pessoal;

• 85% dos Entrevistados consideram suas Empresas inovadoras e percebem-se como parte do processo.

Inovação tecnológica

Segundo Marcos Hahimoto autor do livro Espírito Empreendedor nas Organizações, “o brasileiro é conhecido como povo criativo, capaz de pensar em soluções engenhosas para as situações em que é exposto.” Porém o autor aborda a grande dificuldade que as Empresas brasileiras infelizmente encontram para inovar, devido à falta de clareza com termo inovar, pois difere do processo criativo. Argumenta ainda não ser qualquer tipo de inovação que as empresas necessitam em geral.

Afirma ainda que a maioria das empresas não estão dispostas a correr os riscos que todo processo inovador sugere. Os executivos sabem como a inovação é importante, mas não se sentem confortáveis com a forma de explorá-la.

Em artigo sugerido para realização deste trabalho, publicado em 18/05/2007 por Fabio de Castro da Agencia FAFESP, onde são abordadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com