TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Ensaios: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  3.321 Palavras (14 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 14

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ALUNOS:

 João Carlos Corrêa de Souza

RA: 6395239812

 Liliane da Silva Sousa

RA: 6500256642

 Maria Lúcia Pereira Machado

RA: 6730 33 10 38

 Marinete da Silva Conceição

RA: 6791431928

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Comportamento Organizacional, do curso de Gestão de Recursos Humanos, turno Noturno, da Universidade Anhanguera ministrado pela professora; YAEKO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1 COMPORTAMENTO 5

1.1COMPORTAMENTO HUMANO 5

1.2COMPORTAMENTO ENCOBERTO 5

1.3COMPORTAMENTO EMOCIONAL ............................................................................................ .5

1.4COMPORTAMENTO ESPECIE-ESPECIFICO 5

1.5COMPORTAMENTO OPERANTE 6

1.6COMPORTAMENTO RESPONDENTE 6

1.7COMPORTAMENTO DIVERGENTE OU DESVIANTE 6

2 ORGANIZACIONAL 6

2.1 PISICOLOGIA ORGANIZACIONAL 7

3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 7

3.1PROPOSITOS 8

3.2VARIAVEIS 8

3.3PRINCIPAIS OPORTUNIDADES E DESAFIOS NO USO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL................................................................................................................ 8 3.4 COMPORTAMENTO ESPÉCIE-ESTECIFICO................................................................. 8

4 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL....................................................................... 10

5 SISTEMA FECHADO E ABERTO.................................................................................. 10 5.1SISTEMA FECHADO 11

5.1SISTEMA ABERTO 12

CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................... 14

REFERÊNCIAS 15

INTRODUÇÃO

O Comportamento Organizacional trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa. Através dele, podemos destacar diversas características, com finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.

4

1. COMPORTAMENTO

O comportamento é definido como o conjunto de reações de um sistema dinâmico, em fase às interações e renovação propiciadas pelo meio onde está envolvido.

1.1. Comportamento Humano

É o estudo do comportamento do ser humano, e tem como objetivo ajudar a entender as ações realizadas pelas pessoas em determinadas situações. Bem como os motivos que condicionam tais ações, e todas as possíveis alterações que o meio e as relações sociais, ao longo da vida, proporcionam a cada indivíduo.

1.2. Comportamento encoberto

É um comportamento que não é observado ou observável diretamente por outros e sim apenas por aquele no qual eles ocorrem quando da interação entre indivíduo e ambiente (exs. imaginar, sonhar).

1.3. Comportamento emocional

Existem componentes operantes (sentimentos) que determinam as ações do indivíduo. Estas ações são acompanhadas de respostas endócrinas e motoras que são importantes, pois preparam o corpo para ação e comunicam os estados emocionais a outras pessoas. Essa comunicação contribui para a necessidade de vivermos em sociedade.

1.4. Comportamento espécie-especifico

Os etólogos estudam esses padrões de comportamento específicos das espécies, fazendo-o preferencialmente no ambiente natural, uma vez que acreditam que detalhes importantes do comportamento só podem ser observados durante o contato estreito e continuado com espécies particulares que se encontram livres no seu ambiente.

5

1.5. Comportamento operante

É modelado a partir de nosso repertório inato. As respostas que gerem mais reforço em média, tendem a aumentar de frequência e se estabelecer no repertório, ou seja, em um contexto semelhante tendem a ser novamente emitidas. O tipo de consequência que aumenta a probabilidade de ocorrência da mesma função de resposta em contextos semelhantes, chama-se reforço. O reforço pode ser positivo, quando há a adição de um estímulo no ambiente que resulte no aumento da frequência da resposta que o gerou; ou negativo, quando a resposta emitida remove algum estímulo aversivo, ou seja, que a pessoa tende a evitar, do ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com