TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Ensaios: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  2.733 Palavras (11 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

UNIDADE

Administração

1º Semestre

Atividade Prática Supervisionada

Comportamento Organizacional

Tutor Presencial:

Tutor a Distância:

São Paulo,

04/2013

Introdução

Há tempos atrás, o estudo de administração enfatizava os aspectos técnicos da gestão, focando economia, contabilidade, finanças e métodos quantitativos. Hoje este cenário mudou, e o comportamento e as habilidades interpessoais das pessoas passaram a ter grande relevância. Tal fato se deu devido à compreensão de que o ser humano não é uma máquina, tem emoções, valores, virtudes e defeitos. Compreendeu-se também que a motivação dos colaboradores, a valorização que recebem, tem influência direta no seu desempenho, e que um bom líder é aquele que sabe estimular e motivar seus seguidores, procurando extrair o melhor que eles oferecem, compreendendo que tantos fatores internos quanto externos os influenciam. Assim teve início o estudo do comportamento organizacional, procurando compreender o ser humano e grupos no ambiente das organizações.

Na administração existem dois conceitos que são considerados iguais para a maioria das pessoas, no entanto possuem significados completamente distintos: eficiência e eficácia. A eficiência é a capacidade do administrador em obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc.) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) possíveis, ou a mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos, um gerente eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo, é escolher os meios corretos e produzir um produto adequado ao mercado e as necessidades dos clientes. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é desenvolvida, enquanto a eficácia se refere ao resultado alcançado. Uma organização consegue atingir plenamente seus objetivos quando as tarefas que a mesma tem que desempenhar são realizadas com eficácia e eficiência, ou seja, fazer a coisa certa e de forma correta.

Capítulo 1

Definição de Comportamento Organizacional

As organizações têm papel importante na vida do ser humano, pois modelam o comportamento dos seus membros e podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos e grupos que estão nelas inseridos, podendo incentivar sua produtividade e obter respostas mais rápidas às suas estratégias administrativas, sendo que a organização é complexa e empenhada em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.

Comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano, focado nas ações e atitudes, as influências internas e externas que recebem os indivíduos e grupos no ambiente das organizações, visando aumento da produtividade, redução do absenteísmo e rotatividade dos colaboradores e promoção da cidadania organizacional. Procura manter uma abordagem integrativa, combinando o desenvolvimento cognitivo com um aprendizado natural, valorizando as habilidades interpessoais. Possui finalidades como a explicação, que se refere à identificação das causas que impulsionam determinados fatos, acontecimentos e fenômenos. Também tem como finalidade a previsão, que é direcionada para eventos futuros, estabelecendo resultados que se espera alcançar através de ações específicas. Por ultimo apresenta-se o controle, utilizado para monitorar o comportamento do ser humano. Este gera contribuição valiosa para o trabalho, a eficácia. Englobam-se no estudo de Comportamento Organizacional conceitos de psicologia, sociologia e administração, convergindo gradualmente de diversas escolas de pensamento.

Seu uso visa aumentar a produtividade e qualidade dos produtos das empresas, melhorar as habilidades humanas (motivação, liderança, treinamento, satisfação com o trabalho, comunicação eficiente entre outros), administrar a diversidade existente nas organizações (sexo, raça, etnia, etc.), fortalecer as pessoas, estimular a inovação e mudança, auxiliar os colaboradores a alcançar equilíbrio entre vida pessoal e profissional, agregar e receber valores dos mesmos, buscando criar um clima harmonioso e ético no ambiente de trabalho.

Através da leitura de dois títulos diferentes, Comportamento Organizacional: o impacto das emoções, de SOTO, Eduardo, 2002 e Comportamento Organizacional, de ROBBINS, Stephen P., 2005, observamos que ambos os autores têm conceitos semelhantes sobre o comportamento organizacional, pois para eles trata-se de um campo de estudos que tem por finalidade investigar o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar estes conhecimentos para melhorar a eficácia organizacional, através da valorização dos relacionamentos interpessoais, da harmonia, dos valores morais e éticos de cada ser humano e do estabelecimento de hierarquias no ambiente das organizações.

Quadro Comparativo entre sistema aberto e sistema fechado

Sistema Aberto Sistema Fechado

Recebem influência e influenciam o meio ambiente. Não recebem influência e não influenciam o meio ambiente.

Apresentam relações de intercâmbio com o ambiente. Não apresentam relações de intercâmbio com o ambiente.

Trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente. Não troca matéria com o meio ambiente

Possui fluxos de entrada e saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São considerados isolados. Ex.: o universo

Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Abertos a inputs de matéria e de energia. Ex.: chama. Sem input de matéria, mas com input de energia. Ex.: termostato.

Concluímos então que sistema aberto é aquele que interage com o ambiente, trocando energia, influenciando e recebendo influência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com