TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade Internacional

Artigo: ATPS Contabilidade Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL

ALECSANDER VASSALO DE ARAUJO

MICHAEL DOUGLAS MOURA VIANA

ATPS – CONTABILIDADE INTERNACIONAL: Etapa 1

GUARULHOS

2014

SUMÁRIO

1 RESUMO – A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE .......................................3

1.1 CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO ................................................3

1.2 CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL ...........................................3

1.3 CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO ...........................................4

1.4 CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTIFICO .........................................4

2 PARECER – PADRÕES INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE ........5

4 BIBLIOGRAFIA ...............................................................................................7

1. RESUMO – A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

A contabilidade surgiu quando o homem deixou a caça e sentiu a necessidade de proteção e perpetuação a posse, bem como as suas variações devido ao controle de troca e venda.

Podemos resumir a evolução da Ciência Contábil da seguinte forma:

1.1. Contabilidade do mundo antigo

Período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci, da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.

No inicio o registros eram gravados na memória do homem, mas depois passaram a registrar desenhos em peças de argila com a quantidade correspondente, este era o iventário.

Já se estabelecia o confronto entre variações positivas e negativas, aplicando-se, empiricamente, o principio da competencia. Reconhecia-se a receita, a qual era confrontada com a despesa.

1.2. Contabildade do mundo medieval

Período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.

No final do século XIII apareceu, pela primeira vez a conta “Capital”, representando o valor dos recursos injetados nas companhias pela familia proprietária.

A contabilidade de custos surgiu neste tempo devido ao método de partidas dobradas, no inicio do século XIV, quando já se encontravam registros explicitados de custos comerciais e industriais. Os custos eram contabilizados por fases separadamente, até que fossem transferidos ao exercício industrial.

1.3. Contabilidade do mundo moderno

Período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche" , da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade.

Na mesma época que a América e o Brasil foi descoberto, quando os protestantes se refugiaram para as Américas devido a perseguição, ali estava a contabilidade, em uma Nova Era.

A técnica passou a ser usada contribuindo nos negócios privados dos italianos do século XIII.

Frei Luca Pacioli contribuiu marca o inicio da fase moderna da Contabilidade com suas obras, enfatizando o método das partidas dobradas, não foi o criador da contabilidade, mas é considerado o pai dessa ciência.

Ele deixou impressa em Vezena a sua obra sobre Contabilidade e Escritração, que basicamente tratava sobre o necessário ao bom comerciante, bem como o iventário, memorial, diário e razão. Explicava sobre as operações e sobre as respectivas contas.

Como um padrão ele determinou “Per” como débito, e “A” como crédito. Primeiro o débito depois o crédito.

1.4. Contabilidade do mundo cientifico

Dois autores, Francesco Villa e Fábio Bésta inicia a nova fase. Três escolas, Escola Lombarda de Francisco Villa, Escola Toscana de Giusepe Cerboni, Escola Veneziana de Fábio Bésta, isso era o inicio.

No século XVII Pascal já havia inventado a calculadora, mas a contabilidade ainda se confundia com a Ciência da Administração, e o patrimônio se definia como um direito, segundo postulados jurídicos.

A contabilidade começou a ser lecionada na faculdade como “comércio da corte”, em 1809.

A preocupação com o objeto da contabilidade e a sua função era pensada entre eles, Francisco Villa tinha um pensamento patrimonialista a respeito do assunto. Fábio Bésta demonstrou o elemento fundamental da conta, o valor, e chegou, muito perto de definir patrimônio como objeto da Contabilidade, mas foi Vicenzo Mazi que em 1923 definiu o patrimonio como objeto da contabilidade, chegando a conclusão que a contabilidade é um instrumento básico de gestão.

Na América do Norte surgiu o “American Institut of Certield Public Accountants”, devido ao apoio da economia, da politica e dos órgãos associativos, este instituto auxiliou muito bem no desenvolvimento da Contabilidade e dos principios contábeis.

A criação de grandes empresas multinacionais e transnacionais deu a prioridade a importancia das teorias e praticas contabeis para que qualquer acionista ou qualquer outro interessado interpretasse corretamente os fatos gerados. Os EUA teve grande importancia no desenvolvimento da contabilidade, por isso é que atualmente várias obras criadas por eles.

No Brasil, a vinda da Familia Real portuguesa incrementou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com