TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade Internacional

Exames: Atps Contabilidade Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Este trabalho abordará os assuntos propostos pela primeira e segunda etapa da ATPS de Contabilidade Internacional.

No mesmo, veremos a História da Contabilidade, de onde ela surgiu e como foi o desenvolvimento para chegar à Contabilidade usada nos dias de hoje. Iremos compreender o que é o IASB, como ele funciona e quais seus benefícios.

Veremos como é o processo da convergência nas normas internacionais, como por exemplo, os desafios para adotarem as normas internacionais no Brasil, e por qual motivo querer adotar essas normas, quais foram as principais mudanças na lei nº 6.404/1976, introduzindo a norma contábil Brasileira e as leis 11.638/2007 e 11.941/2009 que vieram para sanar as dificuldades e adaptar as leis de uma forma que consigam suprir as necessidades, trazendo qualidade e clareza nas informações contábeis.

RESUMO DA HISTORIA DA CONTABILIDADE

Quando falamos da historia da contabilidade sabemos que esta ligada a manifestação humana de necessidade de interpretar os fatos ocorridos, para alcançar os seus objetivos. Com o passar do tempo os homens foram deixando a caça e começaram a cuidar dos gados e das terras, com isso foi surgindo à organização econômica e separação das terras. Quando a pessoa morria, sua herança era passada para frente aos filhos ou parentes.

A origem da contabilidade esta ligada aos registros feitos pelos comerciantes, à atividade de troca e venda dos produtos feitos pelos comerciantes eram acompanhados por um documento onde contava informações dos bens para as transações.

Com o surgimento das primeiras administrações particulares parecia à necessidade de controle, ele não podia acontecer sem o devido registro dos bens, quando ocorriam às trocas de serviços ou de bens eram tudo registrados para assim conseguirem terem um controle por meio de relatórios.

Foi pensando no futuro que levou o homem aos primeiros registros, para conhecer suas reais possibilidades de uso, consumo, de produção etc. Não podemos esquecer que naquela época não existia credito, os pagamentos eram somente avista, posteriormente foram desenvolvendo métodos de cobranças.

Com o tempo as operações econômicas se tornam mais complexas, as escritas governamentais da Republica Romana (200 a.C.) já haviam se adaptado e traziam com eles receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas compreendidas nos itens salários, perdas e diversões.

No período medieval, diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e a igreja.

Podemos resumir a evolução das ciências contábeis da seguinte forma:

CONTABILIDADE NO MUNDO ANTIGO: se inicia com as primeiras civilizações e vai ate 1202 da era Cristã.

CONTABILIDADENO MUNDO MEDIEVAL: período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis ET Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, que foi publicado em 1494, onde enfatizou a teoria do debito e credito.

CONTABILIDADE NO MUNDO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com