TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTAO DE QUALIDADE

Ensaios: ATPS GESTAO DE QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa 1

Passo 1

O conceito de Gestão de Qualidade vai encontro a um conjunto de atividades que importantes que garantem a qualidade de um serviço ou produto. A certificação da qualidade garante o aumento da satisfação e a confiança do cliente, melhora a imagem, aumenta a produtividade, possibilita melhor acesso ao mercado, além de melhorar a imagem da empresa.Há importância de uma melhoria contínua ,por parte das organizações para que se mantenha vivas em situações de alta competitividade, onde se busca níveis constantes de eficiência são de extrema importância para a sobrevivência das organizações.

No passado as empresas eram muito focadas no desempenho financeiro, com o passar dos tempos as organizações passaram a perceber que suas atividades eram influenciadas por seus funcionários e clientes, por esse motivo a principal preocupação passou a ser a necessidade dos clientes. Os Modelos de Excelência são um conjunto de regras e critérios que uma empresa ou organização devem cumprir e colocar em prática. Os relatório de gestão são avaliados a ponto de se identificar os pontos fortes para a melhoria para organizações. O Prêmio Nacional da Qualidade é um reconhecimento em que a Fundação Nacional da Qualidade oferece a uma instituição brasileira sem fins lucrativos. Tem como finalidade apresentar os critérios de excelência e contribuir para o aumento da competitividade das empresas brasileiras. O prêmio é atribuído anualmente.

Em 1947 surgiu oficialmente a ISSO ( International Organization for Standardization ) . A ISO é uma organização não governamental internacional, que reúne centenas de organismo nacionais de normalização. Essa normalização procura proporcionar economia e meios eficientes de trocas de informações, protegendo o consumidor e eliminar barreiras técnicas e comercias. Há um processo de certificação que definem a necessidade da qualidade e sua conscientização as regras definem como essa certificação deve ser operada e são elaboradas pós comissões técnicas. Esses documentos são utilizados pelo INMETRO para operar seu sistema de creditação e pelos órgãos credenciados para a execução de treinamentos e de certificações.

Qualidade corresponde a uma cultura empresarial onde todos se empenham ao máximo para obter excelência no trabalho, e pressupõe um compromisso individual de cada elemento com vista à produção de resultados com qualidade elevada. As pessoas constituem neste processo o capital mais importante e a importância que lhes é conferida é fundamental para a sua motivação, aumento da criatividade e da produtividade individual.Existem vários motivos para que uma empresa decida implementar um sistema eficiente de Gestão da Qualidade sendo o principal o aumento dos lucros que ele pode trazer. Simultaneamente consegue uma maior fidelidade de clientes e um mercado mais estável. Os clientes não mudam de fornecedor quando estão satisfeitos com o produto ou serviço que lhes é fornecido. A produtividade aumenta se existirem menos desperdícios e os processos forem otimizados, logo a Qualidade é fundamental !No processo do aumento global da Qualidade que se tem feito sentir mais intensivamente nas duas últimas décadas os consumidores têm tido um papel fundamental. Um estudo feito pela Sociedade Americana para o Controlo da Qualidade revelou os seguintes resultados para os fatores que as pessoas consideram mais importantes quando compram um produto:

1º Performance (desempenho).

2º Durabilidade.

3º Facilidade de utilização e fiabilidade do serviço de assistência após venda.

4º Preço.

5º Design.

6º Marca.

• Isto os permite concluir que as pessoas não se importam de pagar mais quando se apercebem que um produto tem mais qualidade. Na área dos serviços, os fatores que contribuem para uma maior qualidade são:

1º A amabilidade/simpatia

2º A prontidão/disponibilidade.

3º O sentido básico de que as suas necessidades foram satisfeitas.

4º A atitude de quem presta o serviço.

Como se pode ver pelos resultados do estudo anterior, a maior parte dos clientes considera que a Qualidade é fundamental num produto ou serviço sendo mesmo mais importante que o fator preço.

Outro estudo encomendado pela Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade sobre a Gestão da Qualidade nas 500 maiores empresas da Europa apresentou as seguintes conclusões:

1. Mais de 90% dos diretores consideram crítica a performance em Qualidade das suas empresas.

2. 60% dos diretores afirmam que o desempenho em Qualidade passou a ser mais importante que anteriormente (com referência aos anos 70).

3. As 4 razões porque consideram a Qualidade importante são :

• Ela é o primeiro argumento de compra.

• É um dos principais meios de redução dos custos.

• É um dos principais meios de programar a flexibilidade/capacidade de resposta.

• É um dos principais meios de redução do tempo em todos os aspectos.

4. Mais de 85% dos diretores considera a Gestão da Qualidade a prioridade topo das suas empresas.

Passo 2

Qualidade: grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos.Totalidade de características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explicitas e implícitas.

A razão de ser de uma empresa são seus clientes. Portanto, toda sua administração deve estar voltada para a qualidade que é a busca continua da satisfação das necessidades dos clientes. Mais recentemente, ficou claro que a empresa e um meio para atingir a satisfação das necessidades de todas as pessoas (clientes, acionistas, empregados e vizinhos).

O consumidor é a parte mais importante da linha de produção.

Passo 3

O processo de certificação ISO 9001 ganha cada vez mais importância para as organizações que procuram atingir benefícios relacionados à produtividade, qualidade dos produtos e processos e aumento da participação no mercado. Este processo pode causar resistência e perturbação do status quo dos colaboradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com