TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS RECURSOS HUMANOS

Exames: ATPS RECURSOS HUMANOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  1.936 Palavras (8 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 01.

Administração da Produção e Operações.

Passo 01.

Evolução histórica da administração da produção desde a revolução industrial até os dias de hoje.

A administração da produção existe desde sempre quando nossos antepassados polia pedra em busca de um utensílio mais eficaz. Nesta época não existia o comercio, os utensílios serviam apenas para quem os produzia. Em seguida surge a primeira forma de produção organizada por meio dos artesãos, que com maiores demandas começa a contratar ajudantes e a estabelecer prazos de entrega e classificar prioridades. Com o surgimento da revolução industrial a produção artesanal entra em decadência. Com a descoberta da maquina, em 1764 começa se a substituição das pessoas pelas maquinas, surgindo as primeiras fabricas.

Tempos depois nestas fabricas surge a administração da produção que pode ser definida como a área da empresa capaz de produzir bens ou serviços por meio das melhores decisões e responsabilidades advindas de seus gerentes de produção. Estes profissionais são responsáveis por utilizar alguns ou todos os recursos disponíveis para a função produção sempre com vistas aos objetivos definidos pela organização. Esta produção se concretiza por meio das operações que compõe as atividades da empresa capaz de produzir bens ou serviços que podem alterar em função da demanda, do volume, da variedade ou contato com o consumidor. Em empresas prestadoras de serviços o principal material será a informação, já em indústrias o processo será o percurso do material desde sua entrada até sua saída já transformada utilizando sempre o trabalho desenvolvido pelos homens ou maquinas em um tempo definido.

Neste contexto as organizações buscam constantemente por melhores métodos de trabalho e processos capazes de obter melhores práticas de produtividade, ou seja, produzir mais com o menor usto possível.

É preciso observar também se os ambientes envolvidos neste processo têm possibilidades de oferecer as melhores condições de produção para todos os envolvidos, e neste contexto estão envolvidos os ambientes interno e externo à organização. No ambiente interno faz se necessário analisar se há tecnologias, finanças, marketing, suprimentos e principalmente pessoas para gerar os melhores produtos ou serviços. No ambiente externo é preciso analisar os fornecedores o governo a concorrência os consumidores a comunidade a tecnologia e os sindicatos, todos eles direto ou indiretamente influenciam na produção e na produtividade das empresas.

Just in time.

Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. O termo Just in time é em inglês, e significa na hora certa.

Engenharia Simultânea.

Engenharia Simultânea é uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado de produtos que enfatiza o atendimento das expectativas dos clientes. Inclui valores de trabalho em equipe, tais como cooperação, confiança e compartilhamento, de forma que as decisões sejam tomadas, no início do processo, em grandes intervalos de trabalho paralelo incluindo todas as perspectivas do ciclo de vida, sincronizadas com pequenas modificações para produzir consenso.

PRINCIPAIS OBJETIVOS:

• Redução do tempo necessário para o lançamento de novos produtos. • Melhoria significativa da qualidade do produto. • Rápida reação em relação aos requisitos do consumidor. • Redução de custo.

Tecnologia de grupo.

A Tecnologia de Grupo (TG) é uma filosofia de manufatura na qual peças ou outros objetos (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas, etc.) similares são identificados e agrupados para se aproveitar as vantagens de suas similaridades nas diversas atividades da empresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle da produção, etc.)

Consorcio Modular.

Este sistema é responsável pela aproximação da montadora com seus fornecedores, o que vai favorecer o aumento da terceirização, que na produção automotiva é vista como uma estratégia para o alcance da flexibilidade, na medida em que permite a focalização na montagem, além de ser uma forma de redução de custos. Neste sentido, vale ressaltar a importância dos consórcios modulares na busca por uma maior flexibilidade.

Nos chamados consórcios modulares, por sua vez, as atividades de produção de módulos e sua montagem no veículo são realizadas pelas próprias empresas fornecedoras dentro de uma planta da empresa que as contratou.

Células de produção.

É um conceito que divide uma fabrica em pequenas fabricas mais ou menos independente e não obrigatoriamente no mesmo prédio. A soma dos produtos dessas unidades compõe o produto final.

Desdobramento da função qualidade.

É uma das ferramentas da qualidade que foi criada na década de 60 pelo japonês Yoji Akao e que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria.

Comakership.

É a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada.

Sistemas flexíveis de manufatura.

É um sistema de manufatura que possui certa flexibilidade para reagir a mudanças esperadas ou inesperadas no processo de fabricação. Esta flexibilidade é geralmente enquadrada em duas categorias, que ambas contem inúmeras categorias.

A primeira categoria, "machine flexibility" em inglês, se refere à habilidade do sistema de mudar para produzir novos produtos, e a habilidade de mudar a ordem de operações executadas. A segunda categoria é chamada "routing flexibility" que consiste na habilidade de usar múltiplas maquinas para fazer a mesma operação, também é a habilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com