TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Recursos Humanos Etapa 1

Dissertações: ATPS Recursos Humanos Etapa 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1 – Introdução à Moderna Gestão de Pessoas

Passo 01 – Definição de Gestão de Pessoas

Apartir das fontes consultadas, analisando atentamente conseguimos fazer uma definição do Conceito Gestão de Pessoas, formado não apenas por pessoas foco principal da Gestão, as organizações também fazem parte deste conceito. Com toda certeza as organizações jamais existiriam sem as pessoas que lhes dão vida , dinâmica, energia, inteligência, criatividade e racionalidade. Na verdade cada uma das partes depende da outra é uma relação mutua de dependência no qual à benefícios recíprocos. Falar de gestão de pessoas é falar de gente, de mentalidade, de vitalidade e ação. A gestão de pessoas é uma das áreas que mais tem sofrido mudanças e transformações nos últimos anos. Ela tem sido a responsável pela excelência das organizações bem sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena Era da Informação. A gestão de pessoas não é absoluta, é relativa, situacional, pois dependem de vários aspectos como a cultura, estrutura, características, negócios e tecnologia da organização. O mundo está mudando com uma rapidez incrível. E com intensidade cada vez maior. A mudança sempre existiu na história da humanidade, mas não com o volume, rapidez e impacto com que ocorre hoje. Vários fatores contribuem para isso: as mudanças econômicas, tecnológicas, sociais, culturais, legais, políticas, demográficas e ecológicas que atuam de maneira conjugada e sistêmica, em um campo dinâmico de forças queproduz resultados inimagináveis, trazendo imprevisibilidade e incerteza para as organizações.

Gestão de Pessoas baseiam-se em 03 aspectos básicos :

As pessoas como seres humanos – Cada um é único e não apenas meros recursos das organizações.

As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais – Cada pessoa colabora com suas habilidades e competências.

As pessoas como parceiros da organização – Pessoas como parceiros da organização e não meros sujeitos passivos dela.

A gestão de pessoas incluem seis processos dinâmicos interativos, que são: Processos de agregar, aplicar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. Esses processos são um conjunto de atividades estruturadas e destinadas a resultar em um produto especificado para um determinado cliente.

Passo 2 – Conclusão do Grupo apartir do filme “ Tempos Modernos X Gestão de Pessoas “

Na visão do grupo, comparando as cenas do filme Tempos Modernos, com a situação atual, podemos afirmar que tivemos muitos avanços, até mesmo a lei que protege o trabalhador, (o que não havia na época do filme) atualmente ainda existem organizações que estão mais preocupadas com o lucro do que com os trabalhadores, uma Gestão Moderna esta preocupada em fazer parcerias , os funcionários passam a ser visto como colaboradores, não somente como empregados e os gestores por sua vez , além dos lucros, (pois nenhuma organização se perpetua sem lucrar), estão preocupados em valorizar o intelecto de cada profissional e em aumentar a satisfação dos trabalhadores, por entender que a empresa é constituída de pessoas, e que elas são o patrimônio mais importante de uma Organização.

Passo 3 – Paralelo entre o filme Tempos Modernos e Gestão de Pessoas

O último filme mudo de Chaplin “Tempos Modernos” retrata a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda a sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego. O atual sistema capitalista contribuiu para que durante muitos anos os resultados deveriam ser atingidos a qualquer custo, na maioria das vezes em curto prazo, sendo que as pessoas ficavam sempre em segundo ou em último plano. Isso foi eficiente durante muito tempo, pois as empresas conseguiam seus objetivos através da pressão nas pessoas, os Colaboradores que se opusesse aos conceitos utilizados eram “punidos” com a demissão, eram pagas para produzir e não pensar, não sentir e principalmente apresentar seus sentimentos. A insatisfação da classe operária desencadeia os movimentos grevistas, que reivindicavam melhorias salariais e de trabalho.

Nesse momento a Gestão de Pessoas passa por um processo de grande transformação, onde percebeu-se que o ser humano tinha outras necessidades além de aumentar a produção e receber seus salários, ele queria também ser valorizado, reconhecido, ter perspectivas de crecimento e se desenvolver dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com