TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Recursos Humanos

Ensaios: Atps Recursos Humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  3.225 Palavras (13 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

ALUNAS: ADNA CLAUDIA DIAS BARROS RA: 299006

ALCIONE DE ALMEIDA SOUSA RA: 338254

PROFESSOR EAD: Ma. Irma Macário

DISCIPLINA: ATPS DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

PERÍODO: 6º SEMESTRE

ANANINDEUA/PA

2013

Definição de Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais.

Administração de Recursos Humanos (ARH): é o conjunto de politicas e praticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho. É a função administrativa devotada à aquisição, treinamento, avaliação e remuneração dos empregados. Todos os gerentes são, em certo sentido, gerentes de pessoas, porque todos eles estão envolvidos em atividades como recrutamento, entrevistas, seleção e treinamento.

As organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais.

Atualmente às empresas buscam atender as necessidades dos colaboradores, tratando- os como seres humanos, entendendo suas particularidades, reconhecendo-os como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e fonte de impulso próprio que dinamiza a organização, por fim parceiros da organização, que são capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso.

Em contrapartida os colaboradores investem na organização com esforço, dedicação, responsabilidade e comprometimento, na expectativa de colher desses investimentos; reconhecimento salarial, incentivos financeiros, crescimento profissional, plano de carreira, etc.

Dessa forma, pessoas precisam das organizações para atingir seus objetivos pessoais e individuais, do outro lado às organizações dependem das pessoas para operar, competir no mercado e atingir seus objetivos estratégicos.

As organizações estão mudando suas políticas organizacionais, estão se preocupando em seguir padrões éticos e de responsabilidade sociais, atendendo as legislações ambientais para se tornar uma Empresa Sustentável.

TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

Trata-se do último filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. O filme focaliza a vida do personagem na indústria, caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capitalista e perseguido por suas ideias "subversivas". Em sua segunda parte o filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar, contudo diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado alimenta todo conforto e diversão para burguesia. Como nas horas em que Caritós e a menina órfã conversam no jardim de uma casa, ou aquela em que Carlitos e sua namorada encontram-se numa loja de departamento, ilustram bem essas questões.

(O filme de Charles Chaplin traz uma série de críticas referentes ao tratamento à classe trabalhadora que era miserável, que trabalhava muito para cada vez mais aumentar a produtividade nas suas empresas). Cargas horárias extensas, compromisso de estarem produzindo mais e mais, os salários dos funcionários eram muito baixo não havia direitos trabalhista naquela época, quando desempregados ficavam sem nenhum tipo de estabilidade, a situação ficava muito critica, além das condições subumanas que se encontravam. O mesmo ocorre hoje, sem grandes diferenças. De acordo com o conceito de capacidade tecnológica, podemos perceber o quanto se buscava de inovações para que os trabalhadores mais produzissem sem menor perda de tempo. No filme de Chaplin essa crítica se materializa com o aparecimento de uma engenhoca que fosse usada pelos operários para suas refeições (com certeza, o momento do filme que mais arrancou gargalhada dos espectadores). Com aquela espécie de inovação, que mais deu problemas do que soluções, pode- se perceber a preocupação dos senhores proprietários dessas empresas e fábricas em diminuir o tempo do almoço e utilizar o tempo economizado para que os trabalhadores imediatamente voltassem ao trabalho, com a responsabilidade de aumentarem a produtividade. Naquele período, tinha-se a preocupação, por parte dos proprietários, de sempre buscarem inovações. Seria, nesse momento, uma gota d’água para que o homem fosse substituído por máquinas. Como no corte de cana hoje em dia que são realizadas por maquinas tirando assim o emprego de oitenta trabalhadores.

Máquinas essas que teriam que ser controladas por uma mão- de- obra específica, mais qualificada, fazendo com que muitos trabalhadores, que antes usavam a força e velocidade dos movimentos das mãos, fossem dispensados.

Nas cenas retratadas no filme Tempos Modernas, podemos afirmar que naquela época os operários eram extremamente explorados e não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados, eram obrigados a produzirem sempre mais, pois os objetivos das empresas eram sempre lucro, produtividade, eficácia, redução de custos. Criando assim movimentos não eram aceitos pelos patrões, que acionavam as autoridades policiais, e obrigavam todos ao retorno das atividades, sendo assim tinham que aceitar tais situações, pois não tinham nenhum tipo de apoio.

Nos dias de hoje, alguns desses fatos ainda acontecem com os trabalhadores que são vítimas de empresários gananciosos.

Mas a gestão de pessoas vem mudando esse conceito passou por mudanças e transformações nos últimos anos, responsável pela melhoria das organizações bem sucedidas, relacionada à qualidade e produtividade.

A tendência atual é a valorização das pessoas no ambiente organizacional.

Muitas delas agora vêm os funcionários como parceiros da organização.

Antes se acreditava que os objetivos das empresas eram totalmente contrários aos objetivos de seus funcionários. No entanto, fica claro que para a empresa alcançar os seus objetivos da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com