TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS empreendedorismo

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.604 Palavras (11 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Anhanguera Educacional – Taubaté Unidade I

Tecnologia em Marketing

ATPS - Empreendedorismo

Professor: Ricardo Braz

Alisson Matheus 1ºsem.

Cipriano Cesar da Silva4ºsem.

Eliza Gobo Pereira 4ºsem.

Lucas Abner 1ºsem.

Marco Antônio Santos 4ºsem.

Marinalva de Araújo1ºsem.

Nayara de Oliveira Prado1ºsem

Rafael Junqueira Marcondes 4ºsem.

Rafael Luiz de Gouvêa 4ºsem.

Thiago Luiz Moreira 4ºsem.

Taubaté/SP

Abril de 2015.

Etapa 01

Passo 01

Segundo estudos realizados pelo grupo, através dos links sugeridos para acesso em internet e no PLT da disciplina de Empreendedorismo (Dornelas), esclarecemos que para um empreendedor saber identificar uma oportunidade ele não deve somente ter boas ideias, porque nem sempre uma boa ideia é uma oportunidade, se não realizar ou atender uma necessidade humana, e nem se o empreendedor não quiser trabalhar com aquele mercado.

Para que isso aconteça, é fundamental levantar informações atualizadas e conhecer o mercado, tendências, necessidades e o que faz realmente a diferença para o cliente e para o mercado.

Segundo SEBRAE, as oportunidades estão por todos os lugares, seja nas imperfeições do mercado, no custo operacional, no mau atendimento, na baixa qualidade dos produtos ou serviços, nos desejos e necessidades mal ou não satisfeitas, nos estados de humor e espíritos dos consumidores, nas mudanças relativas à saúde, alimentação e lazer e principalmente nas tendências.

Quem pretende empreender deve entender do negócio que quer abrir e estar ligado às tendências, necessidades dos clientes e do mercado e estar atento às verdadeiras oportunidades de empreendimento.

Passo 02

a) Qual mercado ela atende?

b) Qual o retorno econômico que ela proporcionará?

c) Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio?

d) Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio?

e) Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?

f) Quais os maiores concorrentes?

g) Qual a necessidade de terceirizar serviços?

h) Quanto as variáveis tecnológicas podem atrapalhar o empreendimento?

Passo 03

  1. Mercado de Alimento - pois o sorvete oferece muitas vitaminas, nutrientes e minerais essenciais para uma dieta balanceada.

  1. O retorno econômico está previsto para no máximo em 03 anos, onde deverá entrar em ponto de equilíbrio,momento este onde se prevê o retorno do investimento inicial, e, onde a empresa começará a evoluir sem reinvestimentos externos e maciços.
  1. Produtos 80% naturais, excelência no atendimento, maquinário de custo menor, produto de fabricação e marca própria, foodtruck (a sorveteria estará em pontos específicos, de maior população, em cidade pré-estabelecida), produto diferenciado (uma massa diferenciada, onde se permite sentir melhor o sabor do sorvete).
  1. Nutricionista(01), Atendente(02), Caixa(01), Controladores de Máquina(02), Vendedor (02), Serviços Gerais (01). TOTAL 10.
  1. O Empreendedor já tem bastante conhecimento noramo de atividade o qual pretende realizar abertura de seu próprio negócio, pois este já trabalhou na área começando como menor aprendiz, passando por produção, e, chegando a gerencia de uma sorveteria de conceito. E, como seu sonho de abrir sua própria sorveteria, mesmo desempregado sempre procurava por novidades,como novos sabores e novos mercados.Agora com a oportunidade de abrir o negócio próprio vai dedicar 100% do seu tempo.
  1. Em local escolhido, os maiores concorrentes são a Kibon, a Nestlé e a Jundiá, marcas estas revendidas em outros pontos, para consumo. O Carrefour, este por apresentar uma linha própria de sorvete. E o mercado do ramo de açaí, este por ser um produto também consumido em períodos de elevação da temperatura, sendo maior concorrente o Açaí Mania.
  1. Não haverá grande necessidade de contratação de empresas terceirizadas, já que o negócio compreenderá uma fabricação própria. Serão necessários apenas fornecedores dos materiais utilizados pela sorveteria foodtruck, fornecedores dos insumos que fazem o acompanhamento conjuntamente ao sorvete, e matérias primas para fabricação de massa própria.

Passo 04

Nome Fantasia

GELATO ICE CREAM (FoodTruck de Sorvetes)

Razão Social:Socorro Silva LTDA - ME.

C.N.P.J: 03.968.104/0001-75

Data da Fundação: 05/04/2015

Endereço: Praça Santa Terezinha – Taubaté/SP.

Bairro: Centro

CEP: 12.010-080

Cidade: Taubaté - SP

Telefone: (12) 99177-5588 / (12) 99674-3200

Site: gelatoicecream.com.br

E-mail: sac@gelatoicecream.com

DREAM SORVETES (Fábrica de Produção de Marca Própria)

Razão Social: Socorro Silva LTDA – ME.

CNPJ: 03.968.104/0002-75

Data de Fundação: 05/04/2015

Endereço: Av. Juscelino Kubitsheck de Oliveira

Bairro: Centro

CEP: 12010-600

Cidade: Taubaté/SP

Telefone: (12) 3647-6658

Site: www.dreamsorvetes.com.br

Email: sac@dreamsorvetes.com.br

Histórico

Empresa desenvolvida e criada por pessoas com anos de conhecimento no segmento de sorvete, sempre atenta às novas tendência e geradora de novas receitas ao mercado, gerando crescimento econômico, industrial e comercial principalmente na cidade onde estabelece o prédio principal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (296.3 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com