TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao Da Producao

Ensaios: Administracao Da Producao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

Capítulo 1 - AS ORGANIZAÇÕES

As organizações são instituições que compõem a sociedade moderna. Elas podem ser: organizações lucrativas (as empresas) ou organizações não lucrativas (exército, igreja, os serviços públicos, as entidades filantrópicas, etc).

A nossa sociedade moderna e industrializada se caracteriza por ser uma sociedade composta de organizações. O homem moderno passa a maior parte do tempo dentro de organizações, das quais depende para nascer, viver, aprender, trabalhar, ganhar o seu salário, curar suas doenças, obter todos os produtos e serviços de que necessita etc.

Algumas Organizações são formais, como o Exército e grandes corporações. São estruturadas de modo formal. Outra como um time de futebol da vizinhança tem uma estrutura mais informal (STONER, 1999).

Importância das Organizações:

 As organizações servem a sociedade: permite que vivamos juntos e de modo civilizado.

 As organizações realizam objetivos: Através das organizações os objetivos são mais fáceis e mais rápidos de serem alcançados, do que por uma única pessoa.

 As organizações preservam o conhecimento: Por meio do registro das realizações passadas, guardam e protegem a maior parte do conhecimento que nossa civilização registrou. Ex.: universidades, museus, etc.

 As organizações proporcionam carreiras: Fonte de sobrevivência, de satisfação e realização pessoal.

Qualquer organização é composta de: duas ou mais pessoas, que interagem entre si, através de relações recíprocas, para atingir objetivos comuns.

As Empresas

• Uma das invenções mais complexa e maravilhosa.

• Cada empresa constitui uma criação particular, pois tem as suas próprias características, seus recursos, seus objetivos, etc.

• As empresas não são autônomas nem auto-suficientes. Elas precisam ser administradas por pessoas qualificadas.

• São orientadas para o lucro: Lucro (retorno financeiro que excede o custo).

• As empresas assumem riscos: Os riscos envolvem tempo, dinheiro, recursos e esforços. As empresas não trabalham em condição de certeza.

• As empresas são dirigidas por uma filosofia de negócios: Os administradores tomam decisões que se relacionam com mercados, custos, preços, concorrência, governos, etc.

• São avaliadas sob um ponto de vista contábil: Os investimentos e retornos devem ser registrados, processados e analisados de uma forma simplificada.

“É uma organização que utiliza recursos a fim de atingir determinados objetivos. É uma organização social por ser uma associação de pessoas que trabalham em conjunto para a exploração de algum negócio.”

(CHIAVENATO, 2000).

Objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com