TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração mercadologica

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1 -- PASSO 1

Marketing Mix ou 4P´s de Kotler

O objetivo do marketing é tornar a venda supérflua, conhecendo e entendendo tão bem o consumidor que o produto se molde e se venda por si mesmo, o propósito do negocio é criar e manter clientes, inovando e produzindo resultados com o novo plano de marketing.

Os 4P´s : Produto,Preço ,Promoção e Praça

Produto

É o produto físico ou serviço oferecido aos consumidores, se refere também aos serviços e conveniências que fazem parte da oferta: função, aparência, serviço, garantia, entre outro, são objetos de estudo

Produto básico – benefícios do produto

Produto real – produto em si, qualidade, cor, marca e estilo.

Produto aumentado – garantia, entrega serviços, instalação, financeiros e pos - venda.

O cruzamento de analises sobre o produto viabiliza potencializar ações para determinados nichos ou definir uma atomicidade na analise dos números.

Matriz BCG: ferramenta que analisa se são necessários investimentos para aumentar a participação no mercado ou o contrario.

Matriz Mekinsy: verifica a participação de cada produto no mercado e a competência versus a atratividade do mercado.

Preço

Para definirmos preço, precisamos analisar o segmento do mercado a atingir, o perfil dos consumidores, o ambiente de negócios, aspectos culturais de competição.

Usualmente as organizações observam primeiro os produtos similares em termos de forma e dentro da própria indústria de competidores para definir o preço que atrairá a massa de consumidores potenciais e rete-los.

Promoção

A promoção esta relacionada com o processo de comunicação e de venda aos clientes potenciais, ela envolve propaganda e publicidade, relações publicas, diferentes tipos de mídia, feiras, eventos e patrocínios.

Antes de realizarmos uma promoção é interessante fazer uma analise para saber se teremos um custo que seja compatível com os consumidores que a promoção trará.

Praça

Analisa como o produto ou serviço será vendido e como chegaram ao consumidor, os sistemas de distribuição podem ser transnacionais, logísticos e facilitadores.

A Pessoa se enquadraria no quinto dos seis possíveis p´s do Marketing Mix, o foco é na atuação das pessoas , o objetivo é maximizar a experiência dos clientes quando estão em contato com os colaboradores da organização ,visando definir níveis de atendimento e aprimoramento para criar um impacto com os clientes e uma diferenciação com a concorrência.

O sexto P seria o governo, existe uma perspectiva que defende que o governo ou a sexta força tem um papel ativo no comportamento do mercado, dependendo a sua atuação e política pode influenciar o desenvolvimento ou não das outras forças.

Conquistando e mantendo clientes no século XXI (passo 2 etapa 1)

-Vencendo pela qualidade

-preços baixos, qualidade e atendimento, fazem com que o cliente compre com base no valor da empresa e não no preço do produto.

-alta participação no mercado, maior reconhecimento da marca á um carro chefe “produto”

-adaptação e customização dos produtos conforme necessidade do cliente.

- melhoria continua é uma estratégia solida se a empresa for líder no segmento.

-superar expectativas dos clientes, clientes maravilhados com o fornecedor tem muito mais probabilidade de continuar cliente.

Sugestão de estratégia produto e promoção

Promoção

-fazer pesquisa de mercado, avaliar concorrência e fazer algo diferente.

-definir publico alvo.

-oportunidade do dia-a-dia (feriados, datas comemorativas)

-propaganda impactante.

-brindes.

-eventos.

Dependendo do mercado, da concorrência, do tipo de produto é que saberemos se precisaremos de mais ou menos promoção, utilizando meios e veículos diferentes.

Saber as metas que precisam ser atingidas com as promoções determinamos a intensidade, freqüência e a penetração da estratégia de promoção.

Intensidade: impacto da estratégia de promoção junto ao publico alvo.

Ex: panfleto, comerciais de TV e radio.

Freqüência: quantidade de vezes que a estratégia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com