TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação e análise sociológica sobre os aspectos culturais existentes na comunidade local

Por:   •  28/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  2.116 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

DEPARTAMENTO DE LETRAS – INGLÊS

DISCIPLINA: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA

EDUCAÇÃO

TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE OS ASPECTOS CULTURAIS EXISTENTES NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

ALUNO: VINICIUS CABRAL ASTY – 201907097929

PRÁTICA DE COMPONENTE CURRICULAR (PCC):

Observação e análise sociológica sobre os aspectos culturais existentes na comunidade local

 

PROFESSOR: ROZILIANE OESTERREICH DE FREITAS

DATA: 22/10/2019

OBJETIVOS:

 Este relatório tem como objetivo mencionar as relações e influências entre a música em seu aspecto cultural e a educação na cidade do Rio de Janeiro.

INTRODUÇÃO TEÓRICA:

         Tradicionalmente, o estilo musical mais associado à cidade do Rio de Janeiro é o samba. É este o estilo musical que acompanha os blocos de rua e o desfile das escolas de samba durante o carnaval. Tem ganho destaque porém recentemente outro estilo musical, o “funk” que tem festas de grande apelo popular chamadas bailes, muitas vezes com forte conotação de apologia ao crime.

        Outro estilo musical muito associado ao Rio de Janeiro é a bossa nova, a qual motivou a nomeação do aeroporto internacional da cidade do Rio de Janeiro como aeroporto Tom Jobim, em homenagem ao famoso compositor da bossa nova Antônio Carlos Jobim. O distrito de Conservatória, no município de Valença no Sul Fluminense, é considerado a capital nacional das serestas.

        Grandes nomes da música brasileira também nasceram na cidade do Rio de Janeiro, tais como: Cartola, Chico Buarque, Noel Rosa, Marisa Monte, Renato Russo, Roberto Frejat, Tim Maia, Jorge Benjor, Vinícius de Moraes, Beth Carvalho, Jorge Vercilo, Jorge Aragão, Erasmo Carlos, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Lamartine Babo, Cássia Eller, entre outros.

        Destaca-se também realizações de festas populares como o carnaval que se destaca pelo desfile de escolas de samba no sambódromo e pelos desfiles de blocos de rua, e as festas juninas, tradicionalmente originária da região nordeste do Brasil mas com forte apelo na cidade do Rio de Janeiro, em homenagem a Santo Antônio, São Pedro e São José durante o mês de junho, em que se comem pratos típicos como vinho quente, quentão, pé-de-moleque e canjica, se vestem roupas típicas de caipira, se acendem fogueiras e se enfeitam as ruas com bandeiras coloridas.

        

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

        Através de pesquisas em livros e “sites” descritos na bibliografia observamos a influência da música inserida no processo educacional da população carioca, como por exemplo a obrigatoriedade dos enredos das escolas de samba no ano 2000 serem pautados exclusivamente sobre o descobrimento do Brasil, desta forma, disseminando educação e cultura durante todo o período de carnaval daquele ano.

        Observamos também a diferença das músicas com linguagem culta e músicas com linguagens coloquiais quanto ao emprego de palavras corretas e pronuncias quando confrontamos estilo musicais diferentes como a bossa nova e o “funk”. Facilmente lembramos das belas letras das músicas de Vinicius de Moraes e Tom Jobim abordando pontos turísticos e regiões históricas da cidade, sempre empregando a maneira mais culta da educação em suas letras. Por outro lado, o “funk” carioca moderno aborda em suas letras sentidos de conotação sexual, induzem a prostituição, ao uso de drogas e consumo de álcool.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com