TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE OS ASPECTOS CULTURAIS EXISTENTES NA COMUNIDADE LOCAL

Por:   •  28/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  1.862 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estácio de Sá

Curso: Pedagogia

Disciplina: Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação

Titulo da atividade estruturada: OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE OS ASPECTOS CULTURAIS EXISTENTES NA COMUNIDADE LOCAL

Aluna: Aline Santos Silva

Matrícula: 201904164567

Data: 29/10/2019

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE OS ASPECTOS CULTURAIS EXISTENTES NA COMUNIDADE LOCAL

Sabemos que a conservação coletiva do meio ambiente é de responsabilidade de todos os moradores, mas não é o que acontece na maioria dos casos. Dos bairros periféricos até alguns bairros da zona sul do Rio de Janeiro, vemos o total descaso da própria comunidade local. Os moradores do bairro de Campo Grande da rua Manoel Caldeira de Alvarenga no antigo prédio abandonando, onde também era chamado de Jambalaia, eram exemplos de pessoas que não tem educação e não pensam no bem estar da coletividade, nem mesmo na própria comunidade em que estão inseridos. Por muitos deles jogarem seus lixos dentro do próprio local onde vivem e passam, ali as crianças brincavam em meio aos lixos e conviviam também com animais como cavalos, porcos e outros. Éramos obrigados a conviver com essa situação, pois moro bem próximo desse antigo local, digo antigo por que à alguns meses esse local foi emplodido e essas pessoas no qual viviam nele, recebem hoje um aluguel social, para morarem em lugares dignos, só espero que não continuem com as mesmas práticas anteriores. O alto número de espaços públicos que continuam sendo permanentemente abastecidos com lixo e entulho representa um gasto mé io de R$ 2 milhões mensais aos cofres públicos, já que é preciso investirem equipes e equipamentos para retirar o lixo das calçadas, carnais e que acabam obstruindo a rede de drenagem, causando enchentes e alagamentos. Por ano, são mais de R$ 24 milhões que deixan de ser investidos em obras e melhorias para a comunidade. Com o intuito de combater e conscientizar a sociedade a Secretaria de Saneamento Básico determinou multa para pessoas que de jogarem lixo em locais públicos e para quem contratar carroceiros para despejar o lixo em local impróprio, porém deve ser adotada uma medida mais rigorosa de fiscalização do local aliado a projetos de co conscientização populacional para promover reflexão dos moradores e ações de educação ambiental e ensinar a cultura da cidadania.

Nós, como futuros educadores, precisamos conscientizar nossas crianças para cuidarmos do meio ambiente. Desenvolver o crescimento, mas sem gerar impactos sobre a natureza, praticando o desenvolvimento sustentável e ecológico. Este trabalho ajuda a perceber que precisamos sim nos desenvolver, mas sempre cuidando do nosso entorno, dos nossos rios, margens, fauna e flora. Uma população consciente ajuda a manter o planeta em equilíbrio, lembrando-se das próximas gerações que aqui irão habitar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS : htt ps://re depa ra .com. br

https ://ante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com