TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação e análise sociológica sobre os aspectos culturais existentes na comunidade local

Por:   •  20/11/2019  •  Dissertação  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

OBJETIVOS

· Demonstrar que a cultura associa-se a educação prestada à comunidade;

· Analisar como a cultura influencia a sociedade através de ensinos e costumes.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

Cultura, expressão que muitos associam a uma pessoa culta, provida de conhecimentos formais. Mas utilizar esse critério não é correto, pois cultura trata-se do conjunto de conhecimentos, valores, símbolos, tradições, idéias, costumes e práticas que se tornam características de um grupo, seja ele familiar, social, étnico, religioso e assim por diante.

Na concepção de Tylor, cultura é aprendida e não transmitida geneticamente, esse aprendizado se dá por meio da comunicação e da linguagem. Esse processo de transmissão da cultura entre indivíduos é dada através da educação.

Em nossa sociedade por exemplo, a educação não é transmitida apenas de modo formal como acontece dentro de uma instituição escolar com os ensinos de um professor especializado em um assunto específico, mas também com um pai que ensina seu filho o modo de falar, se vestir e se comportar diante de determinada situação.

Portanto, o processo cultural do ser humano começa no seio familiar, sendo conduzido para vida. Dürkheim (1972) afirma: “Educação é uma ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social e tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais reclamados pela sociedade política, no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destina (p. 41).”

Percebemos ainda a transmissão da cultura através dos educadores que a consideram como aliada no processo de aprendizagem. A escola, por exemplo, adota tradições práticas culturais no seu dia a dia, nem sempre com finalidades pedagógicas muito claras. São comemoradas no seu calendário festas de carnaval, Páscoa, festas juninas, dia das mães, dos pais, juntamente com comemorações cívicas e celebrações religiosas a fim de perpetuar costumes inerentes a comunidade.

Quando se trata de cultura e educação, podemos dizer que estes são fenômenos ligados, capazes de mudar a forma de pensar dos educandos e dos educadores; quando adotamos a cultura como uma aliada no processo de ensino-aprendizagem estamos permitindo que cada indivíduo que frequenta o ambiente escolar se sinta participante do processo educacional.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O trabalho deu-se por intermédio de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base o conteúdo online da matéria e conceitos dos autores Dürkheim (1972...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (28.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com