TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE OS ASPECTOS CULTURAIS EXISTENTES NA COMUNIDADE LOCAL

Por:   •  20/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

                        Universidade Estácio de Sá

Curso: Pedagogia

Disciplina: Aspectos antropológicos e sociológicos da educação

Professor: Thauana Paiva de Souza Gomes

Aluna: Denise Azevedo Resende

Matricula: 201908504081

Goiânia, 20 de novembro de 2019

        OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE OS ASPECTOS CULTURAIS EXISTENTES NA COMUNIDADE LOCAL

 OBJETIVOS

 

  •  Este relatório tem como objetivo mencionar os aspectos culturais existentes no Estado de Goiás.
  • Analise de povos que formaram o estado, e suas culturas.

                                                INTRODUÇÃO TEÓRICA

   A cultura de Goiás é o conjunto de manifestações artístico-culturais desenvolvidas por goianos. Vista como uma das culturas mais ricas do país, a cultura goiana está presente na literatura, arte e principalmente na cultura popular, compondo um vasto e diversificado universo de danças, festas, cultos, artesanatos, cantigas, folguedos infantis e culinária, entre outros aspectos

    A localização geográfica de Goiás facilitou o intercâmbio de culturas com outras regiões, misturando costumes e tradições de gente como nortistas, nordestinos, mineiros, Paulistas e ainda aquelas originárias de índios e negros, fazendo o estado.

   Existem pelo estado inúmeras festas e cultos religiosos. Algumas chegam a misturar fé e folclore. Quase sempre são uma herança da colonização portuguesa e da fé católica. Assim, Goiás possui festas tradicionais, como as Cavalhadas

Ao lado de danças, cantigas e rituais religiosos e profanos, há outros costumes goianos significativos, como o mutirão das fiandeiras, durante o qual senhoras preparam o algodão para depois produzir tecidos. Enquanto isso vão desfiando cantigas, em coro, num interessante ritual. Além do artesanato, a culinária goiana tem pratos conhecidos e apreciados por muitos. Como o arroz com pequi e o empadão. 

   Músicas

Ao contrário do que muitos pensam, Goiás não vive só do sertanejo na questão de música. Muitos ritmos antes considerados característicos de eixos do Sudeste do país têm demarcado cada vez mais seu espaço dentro do território goiano. Exemplos disso são a cena alternativa do rock, divulgados em peso por festivais de renome como o Bananada e o Vaca Amarela, enquanto que, por outro lado, rodas de samba e apresentações de chorinho também têm angariado novos adeptos, dentre outros tantos ritmos encontrados na cultura goiana.

                     PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

  Através de pesquisas realizadas em sites de internet, podemos observar sobre a cultura e a sociedade que integra ao estado de Goiás. Observamos que vários povos de outras regiões formaram o estado, sua comida típica foi uma mistura bem regional de todos esses povos.

 A música também não existe somente um estilo musical na região que é popularmente conhecida por abrigar mais o estilo sertanejo. Observamos que existem além dele outros estilos e festivais com outros ritmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (259.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com