TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE OS ASPECTOS CULTURAIS EXISTENTES NA COMUNIDADE LOCAL

Por:   •  19/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE GEOGRAFIA – LICENCIATURA

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO (CEL0466)

CAMILA ALVES DA SILVA - 201908340959

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE OS ASPECTOS CULTURAIS EXISTENTES NA COMUNIDADE LOCAL

SÃO JOSÉ

2019


INTRODUÇÃO

Na medida em que as sociedades foram evoluindo, o homem e a cultura evoluíram igualmente. De acordo com Balieiro (2014, p3 42, apud GEERTZ, 1989, P. 59-60) a cultura forneceu “ao homem sistemas de crenças, símbolos, regras e instituições para organizar sua existência, controlar seu comportamento e dirigir suas ações”.

O homem, a cultura e a sociedade evoluem continuamente, são transmitidas e modificadas de geração em geração como podemos notar pelos textos de Emile Durkheim, passados na web aula 4.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Para realizar este trabalho, foram realizadas entrevistas com moradores, observados os hábitos dos condôminos e as práticas com a coleta seletiva do lixo.

O sindico não autorizou que fossem tiradas fotos dos ambientes e nem o endereço, por isso, usarei no trabalho o código VC, para identificar o local.

Para a presente pesquisa foi escolhida o condomínio VC, na cidade de São José/sc.

O condomínio possui 80 apartamentos, subdividido em 5 blocos (16 apartamentos em casa).

RESULTADOS E CONCLUSÃO

Os moradores do condomínio VC frequentemente se desentendiam (alguns eram multados) pela falta de organização e entendimento da coleta seletiva do lixo.

Porém, após a eleição de um novo sindico, os moradores solicitaram que fosse feito um estudo para implantação e descarte seletivo do lixo. Para isso, dois moradores de cada bloco realizaram pesquisas sobre as melhores práticas desenvolvidas por outros condomínios, e levaram nas reuniões.

Foram apresentadas as ideias, sugestões de mudanças e melhorias para o descarte do lixo.

Para que funcionasse efetivamente, os moradores que alugam apartamentos foram convidados para participar de algumas reuniões, para posteriormente implantar o sistema.

Inicialmente foi distribuída uma cartilha obtida na internet (anexo A), para que todos pudessem ler, tirar suas dúvidas e dar ideias. Posteriormente, foram apresentadas as sugestões, verificados os custos e aprovados iniciou-se a implantação.

Na semana em que chegaram as novas lixeiras e placas sinalizadoras, começaram os processos.  Os moradores donos de apartamento, ficaram bastante satisfeitos com as mudanças ocorridas. Os moradores de aluguel, disseram que é bom ver o resultado de uma ação coletiva e parabenizaram a atitude dos condôminos.

Desta forma, fica demonstrada que mesmo não sendo dentro das salas de aula formais, é possível um determinado grupo modificar seus hábitos e cultura por meio de informações que beneficiam o grupo.

Assim, as crianças que já crescerem com o hábito de separar corretamente o lixo e dar o destino adequado, vão passar para os seus filhos este hábito e assim sucessivamente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO. Plataforma WEB aula – Graduação. Disponível em: < estacio.webaula.com.br>. Acesso em 15 nov. 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (179.3 Kb)   docx (417.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com