TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE OS ASPECTOS CULTURAIS EXISTENTES NA COMUNIDADE LOCAL

Por:   •  14/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Edward Tylor (Inglaterra 1832 – 1917), a cultura em seu livro Primitive Culture de 1871, “Cultura ... tomada em seu sentido etnográfico amplo é o todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. A cultura por sua vez não é nada mais que o próprio social, mas considerado dessa vez sob o ângulo dos caracteres distintivos que apresentam os comportamentos individuais dos membros desse grupo, bem como suas produções originais (artesanais, artísticas, religiosas...).

Observando o Mapa Cultural de Contagem, pode-se afirmar que os espaços culturais estão muito concentrados em duas Regionais: Eldorado e Sede. Esta realidade está ligada a fatores históricos e econômicos que ocorreram durante o desenvolvimento urbano de Contagem. A partir de uma intervenção com políticas públicas culturais descentralizadas. A dança em Contagem tem sua história ligada ao festejo religioso, como a Folia de Reis, o Congado e o Reinado.

A Folia de Reis por exemplo é uma festa católica de origem Portuguesa, ligada às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil no século XVI. Que ainda é tradição no bairro onde moro, para relembrar da importância que tem para os cristãos e comemorar a tradição da dança, onde incentiva as pessoas a conhecer novas culturas. Essa festa acontece entre 24 de Dezembro a 6 de Janeiro, onde saem pelas ruas em grupos vestidos com trajes festivos, músicas e danças. Existe o Centro de Apoio que disponibiliza aulas de diversos tipos de dança, onde também é lembrado sobre os diversos tipos de dança existente na comunidade.

O processo cultural que deu início através de festas tradicionais religiosa , como a Folia de Reis, alcançou culminância coletiva da ativa religiosidade popular. A Folia de Reis Os Três Reis Magos do Oriente favoreceu a integração da comunidade ou do grupo onde a tradição ainda é existente. O sentido inicial se alterou, pois deixou de ser somente religiosa, para tornar-se lugar de memória, de construção e atualização de um passado que agora já não pertence apenas ao grupo, embora delimite a identidade deste mesmo grupo.

Bibliografia:

https://pt.wikipedia.org › wiki › Antropologia_cultural

http://www.unincor.br/images/arquivos_mestrado/dissertacoes/danisa_chaves.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com