TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Organizações E A Qualidade De Vida

Pesquisas Acadêmicas: As Organizações E A Qualidade De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  2.159 Palavras (9 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 9

AS ORGANIZAÇÕES E A QUALIDADE DE VIDA

EDSON

Cuiabá

2013

EDSON

AS ORGANIZAÇÕES E A QUALIDADE DE VIDA

NO TRABALHO

Cuiabá

2013

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a minha família, que mesmo com minha ausência procuram incentivar-me na busca de melhorias de qualidade, e que estão sempre me esperando com um sorriso no rosto e um abraço apertado.

AGRADECIMENTO

Agradeço a DEUS, que em sua grandiosidade tem me enviado forças, e o discernimento suficiente para conseguir entender e superar as adversidades diárias e assim conseguir com que alcance meu crescimento profissional e pessoal.

“Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença.”

Benjamim Franklin

HALL, Richard H; Organizações: estruturas, processos e resultados; 8ª edição; Pearson Education do Brasil; São Paulo; 2004.

RESUMO

Este trabalho de pesquisa pretende analisar como estão às relações entre as organizações e a qualidade de vida no trabalho, assim como do trabalhador com suas rotinas na empresa. Atitudes ideais e condutas compartilhadas entre indivíduos e empresas, formam um processo cultura, ou seja, cultura organizacional. Do bom relacionamento do empregado com a cultura organizacional dependerá a constituição de rotina de trabalho muito mais agradável, num processo dinâmico que contribui para uma superior qualidade de vida. Assim esta pesquisa faz estudo de revisão bibliográfica relacionado qualidade de vida nas organizações e suas contribuições para os indivíduos, bem como para a empresa

Palavras-chave: Organizações, Qualidade Vida no Trabalho, Qualidade de Vida.

ABSTRACT

This research aims to analyze how are relations between organizations and the quality of work life as well as the worker with their routines in the company. The ideal attitudes and behaviors shared by individuals and companies, form a process culture, ie, organizational culture. The good relationship of the employee with the organizational culture will depend on the establishment of routine work much more enjoyable in a dynamic process that contributes to a higher quality of life. Thus this research is literature review and on quality of life in organizations and individuals for their contributions.

Keywords: Organizations, Quality Work Life, Quality of Life.

INTRODUÇÃO

Nunca se falou tanto em saúde, educação e qualidade de vida. As crescentes e rápidas transformações, os impactos tecnológicos e a globalização nos trazem desafios permanentes, como a necessidade de ser competitivo, o grave aumento do nível de desemprego e a questão da empregabilidade, os altíssimos índices de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, os inúmeros desequilíbrios relacionados, direta ou indiretamente, com as atuais condições de trabalho e de vida e os preocupantes níveis de estresse. Somos todos responsáveis por essa transformação, e para que possamos visualizar um mundo mais evoluído e iluminado, precisamos entender que quando falamos “todos” queremos dizer todos mesmo, cidadãos, profissionais de todas as áreas, lideres e gestores, o poder para realizarmos essa nova realidade esta dentro de todos nós.

O conceito de qualidade de vida no trabalho é muito abrangente, e precisa ser definido com muita clareza, uma vez que a posição do trabalhador dentro de uma organização são os meios de satisfazerem suas necessidades de toda ordem, com reflexos evidentes na qualidade de vida. Passada a febre tecnológica que atingiu o mundo as organizações percebem que seu grande capital é mesmo o homem. Quanto melhor forem as condições de trabalho e de vida, mais lucrativa e competitiva torna-se a empresa. Muito mais que o conhecimento teórico, o grande diferencial, hoje, é a motivação e o comprometimento dos funcionários com a qualidade e a excelência do trabalho realizado que vai proporcionar o crescimento individual e coletivo dos colaboradores e de seus familiares, proporcionando o melhor ambiente de trabalho possível para que possam desenvolver suas capacidades e potencialidades.

Dessa forma, as empresas vêm dando atenção a serviços voltados para preocupação do bem estar do empregado, e essa mudança de comportamento manifesta-se na crescente com a qualidade de vida como fator agregador, tanto para o empregado como para seus familiares. Como tal, qualquer programa de desenvolvimento visa melhorar o clima nas organizações e assim a produtividade.

É indiscutível que pessoas sadias física, mental e espiritualmente, que se sentem felizes trabalhando e vivendo com satisfação, só podem produzir qualidade e gerar riqueza e progresso. Não pode existir qualidade total sem que haja qualidade de vida. Então um exercício de cidadania deve ser criado e do qual não devemos fugir, ou seja, não podemos ficar esperando que alguém venha para nos salvar. Fica evidente, então, que consciência é realmente o conceito maior quando pensamos em qualidade de vida. Portanto, neste trabalho de pesquisa analisaremos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com