TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Estratégias de Marketing FGV

Por:   •  3/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

matriz de Atividade INDIVIDUAL

Estudante: Renato Ferreira Alencar

Disciplina: Estratégias de Marketing

Turma: ONL022ZK-ENMKDFT09T1 - 338994/2022

PLANO DE MARKETING

Introdução

O plano de marketing é fundamental e direciona a empresa a alcançar suas metas e objetivos.

O seguinte plano de marketing tem como objetivo montar um panorama da companhia de telefonia TIM através da análise detalhada de seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameças. Será também realizado uma análise de mercado e competitiva, sendo que através desse estudo será possível ter uma visão geral da companhia em relação a seus concorrentes e identificar oportunidades de melhoria em suas ações de marketing.

Ao final desse estudo, será apresentado uma proposta de planejamento de marketing com uma mudança na visão de negócio que irá proporcionar ações para aumentar o marketing share e consequentemente seu faturamento focando na força da marca e sua credibilidade.

Desenvolvimento

  1. Análise ambiental da empresa

Após análise do macro e microambiente, se faz necessário realizar a análise SWOT para identificar os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e as ameaças existentes.

[pic 3]

Forças e Fraquezas: a TIM Brasil apresenta um portfólio diversificado de produtos e benefícios com alto índice de satisfação entre seus clientes, mas ao mesmo tempo a empresa apresenta uma imagem de “marca barata” somente voltada para as classes C e D, o que leva a baixa adesão das demais classes.

Oportunidades e Ameaças: existe uma grande gama de oportunidades com a chegada da tecnologogia 5G no Brasil. Com isso a empresa continuar investindo em inovação para conseguir uma fatia maior do mercado. Além da conversão de parte dos clientes da OI. As principal ameaça é a forte ação da concorrência.

Em relação aos fornecedores, os processos de compra são conduzidos buscando sempre produtos e serviços de alta qualidade, prezando pela segurança e respeito ao meio ambiente. O processo de compra é realizado através de licitações de ofertas técnico-econômicas onde os fornecedores são escolhidos com base aos procedimentos da empresa válidos ao grupo e preceitos de ética nos negócios.

  1. Pesquisa de mercado e análise competitiva

A TIM é uma empresa de telefonia brasileira fundada em 1995, começando suas operações em 1998. É controlada pela Telecom Italia. Atualmente a companhia disputa a vice-liderança do setor de telecomunicações no país. Oferecendo serviços de internet, telefonia fixa e móvel.

A TIM possui tem o terceiro maior Market share em telefonia móvel (26,6%), sendo que em 2020 em um consórcio com a Claro e a VIVO, comprou os ativos móveis da Oi, saindo de 20,4% para 26,6% de Market share.

A TIM é a única operadora com cobertura móvel em todos os municípios do Brasil com mais de 5.500 cidades cobertas pela operadora. Também tem a maior cobertura 4G do Brasil, onde em média, seus clientes conseguem fica conectados ao sinal 4G por 85,7% do tempo, enquanto os consumidores da Vivo e a Claro atingem em média 80%.

[pic 4]

Fonte: https://www.teleco.com.br/

Segundo os dados divulgados pela Anatel em abril de 2022 a TIM detém o 1º lugar no ranking de operadores que deixa os consumidores mais satisfeitos com uma nota de 4,14, ficando na frente das concorrentes VIVO (3º lugar) e Claro (2º lugar). No ranking de resolução de problemas a TIM também detém o 1º lugar com 94,5% de consumidores que tiveram o problema resolvido.

[pic 5]

[pic 6]

Fonte: Site Anatel

A empresa possui em seu portfólio inovador serviços de telefonia móvel, fixa e banda larga via molden, tablete e celular. A TIM foi a primeira empresa pioneira em apostar em novos formatos de ofertas como planos mensais cobrados no cartão de crédito e segue com a exelente qualidade e revolucionando o mercado.

A TIM dispõe de uma gama de planos variados com o objetivo de atingir todas as necessidades dos usuários, inclusive possui em seu portfólio planos voltados para família e empresas.

A mesma possui parceira com aplicativos cobrando um valor abaixo do praticado no mercado, sendo que dispõe para seus clientes de forma gratuita na aquisição de determinados planos.

No Brasil, o mercado de telecomunicações está concentrado em três grandes empresas: VIVO, CLARO e TIM. A OI era a quarta, porém foi comprada por 16,5 bilhões pelo consórcio formado pelas três operadoras, sendo que com a compra da OI, a TIM é a mais beneficiada reduzindo a diferença histórica para os demais plays em termos de frequência.

Em relação aos preços dos planos, a TIM oferece o melhor custo/benefício oferecendo para seus clientes planos com maior pacote de dados com o mesmo preço que as concorrentes cobram por planos com menos dados e benefícios.

[pic 7]

*Fonte: https://melhorplano.net/

  1. Proposta de comunicação e marketing

A empresa tem como estratégia de marketing colocar os consumidores no centro da criação de conteúdo no ambiente digital, onde será criada a área de produção de conteúdo da companhia, que será responsável por criar e executar todas as estratégias digitais da empresa. A TIM tem como objetivo usar o poder de disseminação dos canais digitais para posicionar a empresa como especialista em tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (367 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com