TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade individual: Estratégias de marketing FGV

Por:   •  29/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

matriz de Atividade INDIVIDUAL

Estudante: Murilo Guimarães Morello

Disciplina: Estratégias de Marketing

Turma: ONL022ZA-EFPRJCP09T1

PLANO DE MARKETING

Introdução

O Brasil possui um dos maiores mercados para pets do mundo, hoje ocupa a sétima posição em faturamento e a terceira posição em população.

Mesmo com a pandemia do covid-19, o mercado não deixou de crescer, registrando uma alta de 42,5% durante a pandermia (2019 a 2021), e conforme a projeção do Instituto Pet Brasil, o faturamento terá uma alta de 22% em 2022 e estima-se um crescimento de dois dígitos para o ano de 2023.

“Os brasileiros têm uma relação muito próxima com seus pets e não deixam de cuidar deles, mesmo com as dificuldades impostas pela crise” (MARRACCINI, 2022).

Segundo levantamento feito pelo BTG Pactual, publicado no site Trademap, cerca de 76% do consumo de produtos pet no Brasil ocorrem em pet shops de bairro, supermercados e clínicas veterinárias e 8% em grandes lojas como Petz e Cobasi.

A Petz é a rede de Pet Shops que mais cresce no país, com cerca de 200 lojas espalhadas pelo Brasil, foi criada em 2002 com o nome de Pet Center Marginal e teve seu nome alterado para Petz em 2014. A rede funciona como uma grande loja, um supermercado pet, sendo líder neste segmento, porém ainda tem uma fatia muito pequena deste mercado, apenas 8% conforme citado acima.

Diante deste cenário muito promissor do universo pet, o intuito deste plano de marketing é aumentar a participação de mercado da rede Petz e consolidá-la ainda mais como líder deste segmento, consequentemente aumentando sua expansão e lucratividade.

Desenvolvimento

  1. Análise ambiental da empresa

A empresa iniciou suas operações em 2002 como Pet Center Marginal, localizado em uma das rodovias mais conhecidas do Brasil, a marginal Tietê. Em 2014 teve seu nome alterado para Petz. Em 2020 a rede abriu capital e conseguiu levantar uma quantia de R$ 3 bilhões, o que tem ajudado no processo de expansão das lojas para outros estados. Hoje conta com 200 lojas espalhadas pelo país e pretende continuar expandindo.

A Petz tem como missão: Criar valor na interação com os apaixonados por animais de estimação, potencializando o bem da relação entre o pet e sua família; visão: Ser mundialmente reconhecido como melhor ecossistema do segmento pet até 2025; e valores: serem apaixonados por pets, respeitarem uns aos outros, reconhecer esforços e premiar resultados, encatar os clientes e prazer em servir. (PETZ, 2022).

A rede funciona como um superemecado pet, onde é possível encontrar qualquer tipo de produto para pets, desde cães, gatos, peixes, até coelhos, porquinhos da índia e tartarugas.

Um de seus diferenciais é que cada loja possui um centro de estética para cães que vai além do banho e tosa, o Petz estética oferece técnicas e tratamentos para os pelos, escovas, cauterizações e vários outros serviços.

As lojas também contam com o Petz veterinário onde oferecem o melhor e mais completo atendimento para os animais mediante agendamento de consulta, com destaque especial para a loja localizada na avenida Ayrton Senna onde existe um centro clínico que funciona 24h operando praticamente como um hospital, com salas de internação, cirurgias e atendimentos rápidos para casos graves.

Também vale a pena comentar sobre o “Adote Petz”, que se trata de um programa de incentivo para adoção de cães e gatos onde ONGs e protetores independentes são cadastrados no banco de dados para que possam informar a disponibilidade de animais para adoção. A Petz, por sua vez, disponibiliza espaços em suas lojas totalmente dedicados para adoção facilitando o processo e dando todo suporte necessário aos novos tutores.

  1. Macroambiente:
  1. Forças demográficas: Com aumento da população adulta e redução da taxa de natalidade, muitos casais estão optando por terem apenas um filho ou por terem apenas pets. Cada vez mais a humanização de animais de estimação vem contribuindo para essa tendência.

[pic 3]

  1. Forças naturais: Com a pandemia do covid-19 os custos dos insumos para produção de alimentos para os animais sofreram aumentos significativos, fazendo com que os consumidores mudassem o padrão de compra de determinadas rações e petiscos para se adequarem a nova realidade. A guerra da Ucrânia também tem impactado esse setor.

  1. Forças culturais: Com o aumento população pet no Brasil e tendência de aumento para os próximos anos, em paralelo a humanização dos pets, onde cada vez mais os tutores estão considerando-os como membro da família, faz com que o mercado pet seja ainda mais promissor.
  1. Forças políticas: A crise política causada pelo covid-19 impulsionou o mercado pet. Com as pessoas ficando mais em casa e algumas delas sentindo-se sozinhas, fez com que a aquisição ou adoção de pets fosse alavancada. O setor teve um aumento de 42,5% entre 2019 e 2021.
  1. Forças tecnológicas: Ainda falando sobre o covid-19, o hábito de compra da população também sofreu mudanças, devido ao isolamento social. As compras E-comerce ganharam mais força e continuam a crescer mesmo após opandemia. Em 2022 a empresa obteve aumento recorde de 36% nas vendas online.
  1. Forças econômicas: Embora o setor teve crescimento na pandemia, alguns produtos sofreram aumentos de preços consideráveis, como foi o caso dos alimentos para pets, onde o custo das matérias-primas de origem animal sofreu um aumento superior a 50%. A preocupação em relação a alta de preços continua devido a guerra na Ucrânia. Esses problemas fazem com que alguns consumidores busquem produtos de qualidade e preço inferior, alguns deles não vendidos na Petz por não atenderem aos padrões de qualidade da empresa.
  1. Microambiente:
  1. Empresa: Criada em 2002 como uma empresa familiar com uma única loja na cidade de São Paulo chamada Pet Shopp Marginal, abriu capital em 2020 e conseguiu levantar uma quantia de R$ 3 bilhões, o que tem ajudado no processo de expansão das lojas para outros estados. Hoje conta com 200 lojas espalhadas pelo país e pretende continuar expandindo.
  1. Fornecedores: Os principais fornecedores da Petz são os produtores de alimento animal, como ração e petiscos onde estão concentrados os maiores volumes das vendas.
  1. Intermediários: A Petz possui um canal voltado para inscrição de parceiros que queiram vender seus produtos chamado de Parceiro Petz, que funciona como canal onde a pessoa interessada cria uma loja online, divulga os produtos vendidos na Petz e recebe uma porcentagem do valor das vendas. Toda responsabilidade de estoque, cobrança, entrega e atendimento é administrada pela Petz.
  1. Concorrentes: A principal concorrente da Petz com atuação muito similar é a Cobasi, porém as duas grandes lojas ocupam uma fatia pequena de market share, mercado hoje dominado por players de pequeno porte.
  1. Clientes: Homens e mulheres que possuam animais de estimação e que se importem com a saúde e o bem-estar do animal.
  1. Pesquisa de Mercado e Possíveis Resultados:

Conforme o site Ecglobal, a Petz é a marca que lidera no rankig das marcas com maior conexão emocional com seus clientes e consumidores, porém ainda possui uma fatia pequena de mercado, sendo a grande maioria assumida pelos pequenos pet shops e pet shops de bairros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (567.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com