TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atribuição do marketing nas empresas

Por:   •  24/1/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.961 Palavras (24 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

     [pic 2]

ATRIBUIÇÃO DO MARKETING NAS EMPRESAS

Conceitos básicos do marketing, estratégia mercadológica, segmentação de mercado, posicionamento do mercado e desenvolvimento de produto.

[pic 3]

[pic 4][pic 5]


[pic 6][pic 7]


[pic 8][pic 9]

RESUMO

Ao longo dos anos, as estratégias para ‘’pescar’’ a atenção e o interesse do consumidor, foram sendo inovadas na medida que também foram criados novos produtos e teve-se crescimento da concorrência. Dentre elas, podemos citar o marketing, que está contribuindo até hoje no mercado, onde é inserido desde o pequeno até o grande empreendedor.

 O marketing é um método utilizado nos setores de várias empresas, nas quais visam atrair por meio de campanhas publicitárias, criação de conteúdo e serviços, algo que desperte o desejo do público alvo de cada nicho, além disso, tem como objetivo satisfazer as necessidades do consumidor, mas focando sempre em gerar a lucratividade.

O método abrange amplos setores, buscando a diversificação das estratégias de marketing que são utilizadas. Essas estratégias podem ser feitas com base na mercadologia, nos segmentos de mercado, no tipo de mercado, no posicionamento que a empresa se encaixa dentro do mercado, e no produto a ser desenvolvido. Logo, o Marketing é parte fundamental para quem almeja ter sucesso como empreendedor, pois possibilita um bom planejamento para conquistar excelência em lucro durante as vendas.

Palavras-chave: Marketing, estratégia mercadológica.

ABSTRACT

Over the years, the strategies for ‘‘fishing’’ for the attention and interest of the consumer, have been innovated as new products have been created and competition has grown. Among them, we can mention marketing, which is still contributing to the market, where it is inserted from small to large entrepreneurs.

Marketing is a method used in the sectors of several companies, in which they aim to attract through advertising campaigns, content and services creation, something that awakens the desire of the target alchodes audience, as satisfied jem every consumer comcess, but always focusing on generating a profitability.

The method covers broad sectors, seeking to diversify the marketing strategies that are used. These strategies can be made based on the market, the market segments, no type of market, no positioning that the company fits into the market, and no product to be developed. Therefore, Marketing is a fundamental part for those who aspire to be successful as an entrepreneur, as it enables good planning to achieve profit excellence during sales.

Keywords: Marketing, marketing strategies.


CONCEITOS BÁSICOS DO MARKETING

 A utilização do marketing como ferramenta de trabalho nas empresas tornou-se importante, pelo motivo de que através dele é mais provável que o cliente ou consumidor, se interesse pelo produto ofertado na empresa, sendo assim aumentando o fluxo de vendas.  

De acordo com Kotler e Keller (2006) o uso do marketing se trata de identificar e satisfazer as necessidades humanas sendo sociais, e que é evidenciada pelo autor como uma forma de suprir as necessidades lucrativas.

No mesmo contexto, cita Casas (2007, p.15) que:

“Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos da organização ou indivíduo e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que estas relações causam no bem-estar da sociedade” (CASAS, 2007 p.15).

Entretanto, existem 3 tipos de marketing, sendo assim, podemos defini-los como: marketing de resposta, marketing de previsão e o marketing de criação de necessidades.

Marketing de Resposta (ou Ativo):  é o modelo que possibilita trazer resposta imediata para demanda, aquele que descobre as necessidades do consumidor e consegue satisfaze-las rapidamente, endo ótimos lucros para a empresa.

Marketing de Previsão (ou Antecipativo): esse modelo usa o método de análise de mercado, no qual estuda e avalia o contexto do cenário que se encontra, o comercio local e mundial, onde através dele se baseia pra o melhor planejamento da empresa, possibilitando como consequência uma boa lucratividade.

Marketing de Criação de Necessidades (ou Pró - Ativo): é o tipo marketing que visa sempre a estratégias diretas conjuntas de inovações, e que desperta interesse indireto no consumidor, no qual mesmo não precisando ou querendo acaba comprando o produto de forma espontânea.


E, a partir da dimensão de possibilidades que existem nas empresas, essa metodologia apresenta alguns conceitos que são levados em consideração para despertar o interesse do consumidor. São eles: a necessidade, o desejo, a demanda, o produto, a troca, a transação e o mercado.

A NECESSIDADE

 Esta se baseia em focar nas necessidades humanas, sendo que pode se tornar de modo privado a cada indivíduo. Embora, junto a ela podemos encontrar 5(cinco) seguimentos, na qual ainda possui 3 subdivisões que são as necessidades de auto realização: realização pessoal, as necessidades psicológicas: que envolvem estima e vivencia social, e por fim, as necessidades básicas: que são as de segurança e fisiológicas.

A necessidade do tipo realização pessoal, se refere ao desenvolvimento pessoal e da conquista, ou seja, o consumidor irá adquirir no mercado como forma de gratificação, bonificação, ou merecimento pessoal.

Podemos citar também, a necessidades do tipo autoestima, que se refere ao status e autoestima, e que a partir disso, o cliente adquiri no mercado para satisfazer-se como reconhecimento pessoal.

Já a necessidade do tipo social, está relacionada com as condições de relacionamento e amor, no qual o cliente adquire para dar, doar ou presentear alguém, sendo ela proporcionada em datas comemorativas ou não.

Também há, a necessidade do tipo segurança, que está relacionada a prevenção, defesa e proteção, no qual o consumidor adquire da empresa para defesa física de si ou da família, que pode ser deferida em casa, no trabalho ou qualquer outro lugar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.2 Kb)   pdf (361.4 Kb)   docx (432.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com