TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional Atividade 1

Artigo: Comportamento Organizacional Atividade 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 4

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ATIVIDADE 1

PERGUNTA 1

1. Os valores compartilhados entre os funcionários do site YAHOO são explicitados pelo lema “Faça loucuras, mas não faça nada estúpido”. Este lema orienta os funcionários quando desenvolvem os programas de entretenimento e serviços da internet. A criatividade dos funcionários é a chave para que o YAHOO se mantenha como portal líder no mercado virtual. A empresa contrata jovens informatas entusiasmados que trabalham em um ambiente informal, com poucas regras e regulamentos que possam inibir seu processo criativo.

a. Este histórico nos ilustra a forte cultura organizacional da empresa YAHOO.

b. Este histórico nos ilustra a forte diversidade da empresa frente ao mercado virtual.

c. Este histórico nos ilustra o processo de institucionalização de regras em uma grande empresa de sucesso.

d. Este histórico nos ilustra o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste ao crescimento.

e. Este histórico nos ilustra apenas um grupo de jovens tentando mudar o mundo através de ações corporativas.

A empresa YAHOO nos revela uma cultura organizacional, nas quais os valores essenciais são altamente acatados e amplamente compartilhados. Quanto mais membros aceitarem os valores essenciais e quanto maior seu comprometimento com eles, mais forte será a cultura da empresa. Esta mesma cultura organizacional retroalimenta o comportamento de todos os funcionários, com elevado grau de concordância entre seus membros sobre os pontos de vista da organização. Isto gera coesão, lealdade e comprometimento. Essas qualidades reduzem a propensão dos funcionários a deixar a organização.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

1. No River Hills West Hills Healthcare Center, em Wisconsin, a tecnologia da informação ajuda a coordenar as atividades entre os departamentos. As enfermeiras utilizam notepad para anotar o nome, a hora e a dosagem do medicamento dado aos pacientes. Essas informações são registradas e imediatamente transferidas para o departamento de registros. Este fato ilustra uma estrutura organizacional:

a. De amplitude de controle.

b. De cadeia de comando.

c. De especialização de trabalho.

d. De departamentalização.

e. De centralização.

A departamentalização é a consequência da divisão do trabalho tomado por base a especialização, e agrupando as atividades comuns para que sejam coordenadas. Em um hospital é possível identificar vários departamentos como: atendimento ao paciente, contabilidade, almoxarifado, pronto socorro, posto de vacinação, etc.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

1. Roberto é executivo de uma grande empresa multinacional situada em Campinas, e desde o início de sua carreira sempre foi elogiado pelos seus chefes pela ampla capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as, tanto individualmente como em grupos. Outra grande habilidade de Roberto é sua facilidade de gerir conflitos e entender as necessidades dos outros. Essas habilidades de Roberto podem ser consideradas como:

a. Habilidades Técnicas.

b. Habilidades Humanas.

c. Habilidades Conceituais.

d. Habilidades Educativas.

e. Habilidades Bem-Sucedidas.

Que é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as, tanto individualmente quanto em grupos. As habilidades humanas são fundamentais para exercer uma ótima gerência de conflitos, ouvir as outras pessoas e entender as necessidades alheias.

0,2 pontos

PERGUNTA 4

1. Empresas como Microsoft, Motorola, Hewlett-Packard e Starbucks, possuem estratégias do tipo “as pessoas em primeiro lugar”. Existem fortes evidências que empresas bem-sucedidas são aquelas que colocam as pessoas em primeiro lugar. Executivos experientes já perceberam que os seus funcionários representam a única verdadeira vantagem competitiva. Este tipo de organização possui uma força de trabalho mais dedicada e comprometida que se traduz em funcionários mais produtivos e satisfeitos. Desta maneira, priorizar pessoas no ambiente de trabalho, faz parte do universo de estudo da disciplina “comportamento organizacional” porque:

a. As pessoas nas organizações e os seus comportamentos afetam o desempenho das empresas.

b. As pessoas e as suas forças de trabalho dão heterogeneidade às organizações.

c. As pessoas ao vivenciarem a cidadania organizacional, mostram-se mais preocupadas com o patrimônio da organização.

d. As pessoas são recompensadas através da satisfação no trabalho.

e. Na verdade, estudar o comportamento das pessoas no meio organizacional não é uma prioridade.

Estudar o comportamento das pessoas no universo organizacional é compreender como estes comportamentos afetam o desempenho das organizações.

0,2 pontos

PERGUNTA 5

1. Bruce Brown publica diariamente um boletim on-line pela net, fornecendo instruções aos assinantes sobre como consertar defeitos, os bugs que aparecem em softwares. O escritório central de Brown fica em Washington, mas muitas das funções são delegadas a pessoas em diferentes pontos dos EUA e até em Londres. Brown nunca se encontrou pessoalmente com boa parte dessas pessoas, inclusive um editor-chefe em Cleveland, que trabalha com ele há cinco anos. A história de Brown e de sua empresa nos ilustra um modelo de estrutura:

a. De equipe.

b. De organização virtual.

c. De organização sem fronteiras.

d. Mecanicista.

e. Burocrático.

A organização virtual é um outro tipo de estrutura que também pode ser chamada de organização em rede ou modular. A sua estrutura é centralizada, com pouca ou até nenhuma departamentalização, sendo o oposto da burocracia típica, bastante departamentalizada. É um tipo de estrutura flexível que terceiriza a maior parte de suas funções de negócios, como a contratação de prestação de serviços de manufatura, distribuição, marketing ou qualquer outra atividade que seja mais econômica e eficaz. Uma importante habilidade humana para se trabalhar dentro desta estrutura é ser flexível, se adaptar e se ajustar à toda e qualquer imprevisibilidade.

...

Baixar como  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »