TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional Atividade 5

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional Atividade 5. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 4

ergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

José Pereira dirige a sua fábrica na zona norte de São Paulo. Seus 35 operários fabricam clipes, ganchos e grampos utilizados em eletrodomésticos e componentes automotivos. Quando José tentou introduzir na fábrica alguns princípios básicos de administração de qualidade, reparou que muitos dos funcionários pareciam não compreender as instruções escritas, e pouco eram capazes de calcular porcentagens ou desenhar um gráfico simples. Depois de confirmar esta falta de conhecimentos básicos, ele contratou um professor para ministrar aulas de português e matemática no refeitório da empresa. Esta ação de José Pereira junto aos seus funcionários significa:

Resposta Selecionada:

Correta treinamento

Resposta Correta:

Correta treinamento

Feedback da resposta:

Alternativa C, pois José Pereira treinou seu staff para que a sua fábrica pudesse atender os príncipios básicos de administração de qualidade. O Treinamento pode incluir tudo, desde leitura básica até cursos avançados de liderança empresarial. É uma eficaz ferramenta para as empresas, pois desenvolvem seus funcionários a custos baixos comparados à demissões e novas contratações.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

A introdução de terminais pessoais de computadores que permitem aos administradores acessar os dados diretamente no computador central da empresa é um exemplo de mudança que gerou forte resistência nos departamentos de sistemas de informação no início dos anos 80. Isto ocorreu porque os computadores com acesso direto do usuário significavam uma ameaça para os especialistas que manuseavam a informação. Este tipo de mudança nos padrões organizacionais trouxe ameaças à:

Resposta Selecionada:

Correta Especialização

Resposta Correta:

Correta Especialização

Feedback da resposta:

Alternativa A, pois a mudança que houve no padrão organizacional trouxe ameaça a exclusividade do grupo especializado.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Richard Cowan, fundador e presidente da Power Lift, uma distribuidora de empilhadeiras, depois de um ano no mercado, comprou uma empresa concorrente, onde a maioria dos funcionários estava na casa havia, pelo menos, 15 anos. Percebendo o novo proprietário como jovem e inexperiente, 40 dos 200 funcionários pediram demissão, o que gerou rumores de que a Power Lift estava com problemas financeiros. Cowan admitiu posteriormente que deveria ter se encontrado com os novos funcionários para falar de inúmeros temas sobre a organização, garantir-lhes a importância de seu papel na empresa, bem como a boa situação financeira da organização. Esta situação nos ilustra que houve por parte de Cowen:

Resposta Selecionada:

Correta

Bloqueio na comunicação;

Resposta Correta:

Correta

Bloqueio na comunicação;

Feedback da resposta:

Alternativa “A”, pois Cowen bloqueou a comunicação recusando-se a abordar determinados assuntos na empresa junto aos novos funcionários, gerando com isto zonas de silêncio, ou seja, ele se esquivou de certos temas que poderiam sanar qualquer tipo de desconforto por parte daqueles funcionários diante da nova situação. Como os funcionários não foram comunicados da boa situação da empresa e da importância de seus papéis naquela dinâmica, parte deles optou em solicitar a demissão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com