TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  11/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.876 Palavras (12 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V

PETROBRAS

Aylana Honorato barros

UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V

PETROBRAS

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM apresentado à Universidade Paulista – UNIP, para avaliação semestral no Curso de Tecnológica em gestão financeira. Orientação: profa. Daniela Menezes Brandão

Aylana Honorato Barros

Aylana Honorato Barros

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V PETROBRAS

Relatório final, apresentado a Universidade UNIP, como parte das exigências para a obtenção do título de graduação

São Paulo,        de        de        .

BANCA EXAMINADORA

[pic 1]

Prof. Daniela Menezes Brandão

1.0 INTRODUÇÃO        03

2.0 ANÁLISE FINANCEIRA;        04

  1. A EMPRESA        04
  2. BALANÇO PATRIMONIAL        05
  3. DEMONSTRATIVO        07
  4. FLUXO DE CAIXA.        08
  1. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO        09
  2. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PETROBRAS        10
  1. MATEMATICA FINANCEIRA        12
  2. CONTABILIDADE        13
  1. ADMINISTRAÇÃO  DE RECURSOS.        13
  2. CONTROLE  DE MATERIAIS        14

5.0 CONCLUSÃO.        15

Este projeto interdisciplinar multidisciplinar foi realizado abordando a empresa Petrobras, discorrendo sobre o segmento petrolífero. E tem como finalidade apresentar o estudo comparativo das práticas utilizadas e aplicadas às disciplinas estudadas.

A Petrobras detém o monopólio do Petróleo apesar do Brasil já possui abertura para a concorrência desde 1997, tornando a estatal responsável por um pedaço fundamental da economia e mercado investidor do país.

Palavras-chave: Planejamento tributário, Petrobras, matemática financeira, análise, demonstrações financeiras

ABSTRACT

This multidisciplinary interdisciplinary project was carried out approaching the company Petrobras, discussing the oil segment. And its purpose is to present the comparative study of the practices used and applied to the studied disciplines. Petrobras has a Petroleum monopoly despite Brazil's opening to competition since 1997, making the state company responsible for a fundamental part of the country's economy and investor market.

Keyword: Tax planning, Petrobras, financial mathematics, analysis, financial statements

1.0 INTRODUÇÃO

A Industria de petróleo e gás é o melhor setor do mundo em termos de valor em dólar. Contribui significativamente para o produto interno bruto (PIB) e gera bilhões de dólares por ano. Portanto, um elemento crucial na estrutura da economia global.

Este trabalho foi realizado abordando a empresa Petrobras, do segmento petrolífero, e tem como finalidade apresentar o estudo comparativo das práticas utilizadas e aplicadas às disciplinas estudadas.

Foi adotado a metodologia do estudo de caso. A busca de Informações sobre a estatal teve como fonte o seu site oficial. Portanto lá foram colhidas informações sobre a estrutura de hierarquia, a forma de trabalho para o alcance das metas traçadas, abordando a dinâmica organizacional das pessoas que trabalham nessa unidade.

Propõe-se nesse trabalho, apontar, por meio da aplicação de vários conceitos, o alinhamento da empresa com as técnicas de gestão que foram abordadas nas disciplinas estudadas neste bimestre.

  1. ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

A análise financeira pode representar um fator decisivo para investir ou nlo em uma determinada empresa. Uma análise financeira é baseada nos dados disponíveis para analisar o desempenho da empresa, que geralmente inclui relatórios e demonstrativos anuais como demonstrações de resultado, balanço patrimonial, demonstração de lucros acumulados e fluxos de caixa. As demonstrações financeiras originais da Petrobras são apresentadas em Real, que é a moeda brasileira.

Portanto, para simplificar, a Petrobras fornece declarações de receita, despesas e fluxo de caixa convertidos em dólar norte-americano. A empresa também fornece uma tabela de comparação que mostra as diferenças de câmbio entre as duas moedas.

  1. A EMPRESA

A Petrobras é uma multinacional semipública de combustíveis com sede no Rio de Janeiro, Brasil. Foi na década de 1930 que começaram as discussões sobre a nacionalização do petróleo no Brasil. Como resultado, o Conselho Nacional do Petróleo (ou Conselho Nacional do Petróleo - CNP) foi criado em 1938, sob lema 'as petrolíferas (ou o petróleo é nosso). Assim, todas as atividades relacionadas à indústria de petróleo no Brasil passaram a ser realizadas apenas por brasileiros. Petróleo Brasileiro S. A. (PBR). que é uma empresa multinacional brasileira de petróleo e gás, foi criada em 1953 durante governo do presidente Getúlio Vargas pela lei 2004/53. A empresa foi criada para realizar atividades do setor de petróleo no Brasil em nome da União,

Desde 1953, a Petrobras detinha o monopólio legal no Brasil até ser aprovada em 1997. A Lei N 9.478 / 97 encerrou o monopólio da Petrobras e, através do sistema de concessão, a empresa abriu suas atividades ao mercado de ações. Portanto, a Agencia Nacional do Petróleo ou Agência Nacional do Petróleo foi criada a (ANP), que Isentava a Petrobras da responsabilidade da administração da indústria de petróleo no país. A Petrobras é uma grande empresa, as estatísticas mostram que em 2014 a Petrobras tinha 86,111 funcionários, mas em 2016 o número de funcionários caiu para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (247.3 Kb)   docx (145.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com