TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Canais de Distribuição e Intermediarios

Por:   •  13/5/2020  •  Resenha  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Filosofia

capítulo 5 do livro “A República”

- Comentar qual o sentido que damos a corrupção na atualidade.

R:O sentido que damos à corrupção hoje em dia está diretamente interligado a política.A corrupção política é o uso das competências legisladas por funcionários do governo para fins privados ilegítimos. Desvio de poder do governo para outros fins lucrativos e/ou pessoais.Houve, portanto, uma transposição do conceito de corrupção, aplicado ao mundo físico e biológico, para o sentido propriamente humano ou político.

 

- Qual a dimensão da corrupção estabelecida no texto

R:O texto fala que a corrupção é mais que o ato de roubar, mas sim causar a morte e destruição da máquina pública e seus cidadãos.Essa corrupção se dá na medida em que os governantes (e cidadãos) abandonam a busca pelo bem comum, dando prioridade às demais faculdades da alma em detrimento da racionalidade. Essa característica fica cada vez mais evidente em cada estágio de degradação do estado.Nesse sentido, a atividade política tanto para Platão tanto para Aristóteles estava associada à prática das virtudes e à busca por uma ordem moral duradoura. A corrupção, por sua vez, era identificada com vícios como a ambição, a ganância pelo poder, a covardia etc., ou seja, tudo aquilo que causa caos social, desordem e violência.

- Comentar as contradições entre e o ideal republicano e a  realização pessoal.

R: O ideal republicano torna seu caráter limitado e a sua instabilidade. Tais características são aqui relacionadas, não com um fator cultural permanente, mas com fatores econômicos e políticos: o padrão de desenvolvimento do capitalismo, a luta pela hegemonia política e o conflito social.

De acordo com os ideais republicanos,que se baseiam principalmente na liberdade,lei e vontade popular,podemos concluir que para satisfazermos a vontade da maior parte da população,temos que sacrificar nossos desejos e realizações pessoas para que a sociedade como um todo possa se mover rumo ao progresso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com