TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case Grupo South & Co

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.387 Palavras (10 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 10

MBA LINX

O VAREJO NO BRASIL: SEGMENTOS E COMPORTAMENTOS

Prof. MSc. Ricardo Pastore

MARIANA GOMIDE PENNA MARTINS

TRABALHO FINAL:

Case Grupo South & Co

SÃO PAULO - SP

2014


SUMÁRIO

1        Introdução        2

2        O varejo        3

3        O Grupo South & Co        5

4        6 Ps do varejo no Grupo South & Co        6

4.1        Produtos        6

4.2        Preço        7

4.3        Ponto        8

4.3        Promoção        9

4.3        Pessoal        9

4.3        Apresentação        9

5        Conclusão        10

6        Referências        12


  1. Introdução

O objetivo deste trabalho é apresentar uma solução Linx para o Grupo South & Co. Para tanto, forcemos um panorama sobre o varejo, sobre o próprio grupo em questão e discutimos o composto de marketing do varejo (6 Ps).

  1. o varejo

        Kotler e Keller (2006) definem varejo como o conjunto de ações ligadas à venda de serviços e produtos para um consumidor final. Assim, independentemente do tipo de empresa que está realizando a venda (fabricante, atacadista, varejista), realiza-se varejo se o destino for esse consumidor final.

 Tendo compreendido esta definição, pode-se avançar para o aspecto das decisões de marketing envolvidas na constituição de um negócio neste setor. De acordo com Kotler e Keller (2006), tais decisões contemplam: definição do mercado-alvo; amplitude e profundidade do sortimento de produtos; escolha das fontes de suprimentos; mix de serviços; planejamento do ambiente da loja; estratégia de preço; meios de comunicação a serem utilizados; e, por fim, a localização.

A definição do mercado-alvo constitui-se em importante decisão a ser tomada pelo varejista, e é o ponto de partida no que diz respeito à estratégia do negócio. A tendência hoje, segundo Kotler e Keller (2006), é a divisão do mercado em segmentos sofisticados, a fim de atender a nichos específicos de mercado. Em relação ao mix de serviços, é preciso escolher entre serviços de pré-compra, serviços de pós-compra e serviços auxiliares. O preço também é uma decisão chave para o varejista. Para tanto, deve-se considerar o mercado-alvo, o sortimento de produtos e serviços e a concorrência. Todos esses fatores influenciam na estratégia de precificação, que pode levar a dois cenários distintos: alta margem sobre custo e baixo volume ou baixa margem sobre custos e alto volume. O tipo e o meio de comunicação utilizada também são relevantes e precisam ser escolhidos com cuidado, de acordo com o que e para quem se deseja vender. Por último, a localização é outro ponto primordial para o sucesso do negócio, e os varejistas devem levar em conta a relação movimento versus custo do local selecionado.

Finalmente, todas as empresas varejistas passam por estágios de crescimento denominados ciclo de vida do varejo. Esses estágios correspondem a: surgimento, crescimento acelerado, maturidade e declínio (1976, apud DAVIDSON; BATES; BASS. 2006).  A seguir o gráfico 1 (p.5), por meio do qual se pode entender as etapas mencionadas.

Gráfico 1: Ciclo de vida do varejo

[pic 1]

Fonte: Elaborado pela autora (2014)

Dadas as informações disponibilizadas neste item 2 sobre o varejo, é possível iniciar a apresentação da empresa a respeito da qual este case se centraliza.

  1. O Grupo South & Co

O Grupo South & Co atua no setor do varejo de moda e foi fundado em 1987, na cidade do Rio de Janeiro. A princípio, a marca trabalhava exclusivamente para o público masculino. Com o tempo, evoluiu e lançou sua linha feminina, que vem crescendo e ganhando mais espaço em cada coleção.

Nos cinco primeiros anos de existência, a South se expandiu através de pequenas lojas próprias de rua. Em 1993, abriu a primeira loja em um shopping do Rio de Janeiro, e no ano seguinte, para reforçar sua imagem de cultura praiana, criou a marca Banco de Areia, voltada para o público feminino.

O foco em qualidade e estilo impulsionaram a South & Co ao número de lojas atuais. Como resultado, a marca hoje está presente em todo o Estado do Rio de Janeiro, com um total de 95 lojas, além de oito filiais na Bahia. A estratégia da empresa a curto prazo é ampliar significativamente o número de lojas, fortalecendo e posicionando a marca South como referência no mercado de moda.

Como parte da já mencionada estratégia, foi criada uma nova logomarca que segundo a South traduz o DNA da marca, baseado no tripé a seguir: entretenimento, esporte e natureza. Estabeleceu-se que o meio ambiente e o clima tropical seriam os elementos representativos da nova South & Co. Assim, o tucano, além de simbolizar a liberdade e a inovação, é uma ave tipicamente brasileira e que representa a infinidade de cores que ilustram as estampas da marca nessa nova fase. Na figura 1 abaixo (p.6), pode-se ver a nova logomarca.

Figura 1: Logomarca do Grupo South & Co

[pic 2]

Fonte: Site do Grupo South & Co

  1. 6 Ps do varejo na South

A fim de analisar o Grupo South & Co do ponto de vista do varejo, utiliza-se como ferramenta o composto varejista de marketing, conhecido como 6 Ps do varejo. O composto citado engloba uma série de fatores sobre os quais a estratégia de marketing da empresa é construída. Tais fatores contemplam as áreas de decisão descritas no item 2 (p.4) como essenciais na constituição de um negócio de varejo. São eles: produtos, preço, ponto, promoção, pessoal e apresentação. A seguir inclui-se breve descrição de cada um na tabela 1 (p.7).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com