TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos De Sucessos

Artigos Científicos: Casos De Sucessos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2013  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 4

Casos de Sucesso:

A Petrobras e Balanced Scorecard: Uma implementação de sucesso.

Sua Estratégia esta fundamentada em três pilares: Liderança no Mercado Brasileiro de Petróleo e Derivados, Consolidação como Empresa de Energia e Expansão da Atuação Internacional, com foco em rentabilidade e responsabilidade social.

A necessidade de gerenciar a Estratégia do Projeto de Avaliação de Desempenho Empresarial foi dado devido a um forte ambiente competitivo que trouxe novas oportunidades e desafios ao mercado brasileiro de energia, em 1999 a Petrobras passou a estudar alternativas, metodologias e conceitos, que pudessem suportar a efetiva implementação da estratégia. O processo de Planejamento Estratégico já estava se consolidando na companhia, entretanto, era necessário adotar uma ferramenta que garantisse o monitoramento e o efetivo gerenciamento da Estratégia.

O propósito deste novo modelo era proporcionar a transformação do Plano Estratégico em ações concretas e visíveis a todos. A metodologia selecionada como modelo de avaliação empresarial foi o Balanced Scorecard (BSC). Em agosto de 2001, a Petrobras iniciou valioso e desafiante projeto para transformar-se numa organização com foco na Estratégia.

Para suportar a Petrobras nesse processo, foram escolhidos 2 métodos, a adoção do BSC com total abrangência na Companhia. A partir do Corporativo, cada área e unidade terá um Painel de Desempenho com Mapa Estratégico, Indicadores, Metas e Iniciativas. O projeto (implementação da metodologia BSC e desenvolvimento dos Painéis de Desempenho) foi dividido em Duas etapas:

1ª Na primeira etapa, com atuação de quatro meses, foram desenvolvidos seis painéis no nível corporativo, Exploração, Produção, Abastecimento, Distribuição, Gás e Energia Internacional.

2ª Na segunda etapa, com duração de doze meses, os seis painéis corporativos foram sendo desdobrados em aproximadamente 80 painéis, referentes a Unidades de Negócios Corporativas, Áreas Financeiras e Área de serviço/ Parceiros, a consultoria que representa os Professores Kaplan e Norton na America Latina, responsável pela aplicação e desenvolvimento da metodologia e a Hyperion Solution, fornecedora da aplicação Hyperion Performance Scorecard (HPS) e por fim a tecnologia que esta servindo de base para todo o projeto.

Exemplo de sucesso com a implantação dos Seis Sigma em uma empresa:

A Motorola concebeu o processo Seis Sigma, como uma forma de atingir seus objetivos de multiplicar por cem os níveis de qualidade em um período de cinco anos. Os seis Sigma proporcionou uma medida de qualidade que poderia ser adaptada por toda a corporação desde a produção até as funções de suporte. A Motorola estabeleceu ainda um programa para o desenvolvimento de seis Sigma Black Belts (ou especialistas), a fim de garantir a continuidade do processo em toda a corporação.

Por meio de uma formação estruturada, processos de orientação (consultoria) e um suporte direto para implementação do projeto, a Motorola já preparou milhares de Black Belts, que continuam a programar as metodologias dos seis Sigma.

O impacto global dos Seis Sigma foi significativo a ponto de a Motorola tornar o programa disponível também aos seus clientes, fornecedores e parceiros, mediante o estabelecimento de uma Equipe de Serviços de Consultoria e preparação da Motorola University, um grupo dedicado à preparação, consultoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com