TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comp Organizacional

Trabalho Universitário: Comp Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 9

ALINE TEIXEIRA RODRIGUES DE CASTRO. R.A – 365832

VITÓRIA CHRISTIANE BRITO ALVES. R.A – 377004

ALESSANDRO NOBRE VIANA. R.A – 368083

ANTÔNIO CLEILSON MARQUES DE SOUSA. R.A- 358847

PAULO MARCELO DOS SANTOS SÁ. – R.A - 379838

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFª. MARIA CRISTIANE VINHOLI DE BRITO

SOBRAL-CE

19/04/2012

INTRODUÇÃO

Administrar uma empresa hoje em dia requer um treinamento específico de qualidade com um trabalho em equipe, pois há muita competitividade e se essa empresa não estiver atualizada, conforme a necessidade do mercado ela acaba deixando de existir e hoje com a globalização acabamos tendo que nos qualificar cada vez mais.

Diante desta ascensão empresarial vêm as organizações que se dá através de um grupo de pessoas que dentro da empresa trabalha em prol de um só objetivo que é o sucesso e o reconhecimento pelo trabalho, mas isso só é possível através de pessoas capacitadas com um poder de liderança que diante de um aglomerado de pessoas consegue liderar com sabedoria, trazendo consigo os seus liderados para juntos alcançarem seus objetivos.

Dentro de uma empresa organizacional se faz necessário que o gestor conheça a necessidade de cada um que faz parte do grupo o qual ele é membro, pois com isso o gestor verá que não se pode tratar á todos da mesma forma, pois não existem duas trajetórias idênticas, por isso cada individuo é único, indivisível e singular não podendo assim ser ignorado sua diferença, pois cada indivíduo tem um comportamento diferente do outro.

CAPÍTULO 1

1.1. Comportamento Organizacional

É o estudo sistemático do comportamento humano de indivíduos e grupos dentro de organizações. O intuito é atingir um grau de satisfação capaz de reter talentos e mantê-los sempre motivados a trabalhar de forma adequada e organizada com a finalidade de chegar a um resultado.

Hoje, as organizações trabalham buscando modelar o comportamento de seus gestores de grupos com o intuito de que esses, por sua vez influenciem seus respectivos membros a trabalharem de maneira organizada. Alcançando assim, uma maior produtividade e um ambiente de trabalho saudável e ao mesmo tempo competitivo. Preocupando-se também em alcançar a satisfação com o trabalho atrelada com a eficiência e eficácia.

Motivação, treinamentos, trabalhos em equipe, estímulo a competitividade e à inovações, tudo isso aumenta a produtividade e qualidade do trabalho.

Outro fator que contribui bastante para o Comportamento Organizacional é as empresas auxiliarem seus funcionários a equilibrar sua vida pessoal e profissional de tal forma que uma não venha a conflitar com a outra, ou seja, mesmo que seja possível ou necessário compartilhar assuntos comuns, esses nunca venham a prejudicar o desempenho de nenhuma das partes.

Comportamento Organizacional pode ser definido como uma cultura que é transpassada para as pessoas, com o intuito de melhorar o convívio dentro das empresas. Padronizar uma forma de comportamento e satisfazer os clientes.

1.2. Outras definições de comportamento organizacional

Para o autor Stephen P. Robbins, Comportamento Organizacional é o campo de pesquisa que ajuda a explicar e possibilitar a compreensão de comportamento nas organizações.

Para o autor John A. Wagner III, Comportamento Organizacional é o campo de estudos que investiga o impacto causado por indivíduos, grupos e a estrutura organizacional tem sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

1.3. Sistema Aberto e Fechado

Baseando-se no comportamento organizacional um sistema é formado por um grupo de elementos ou atividades que são ligadas e dependentes entre si. Que combinados trocam idéias, dados e informações em busca de uma finalidade e/ou objetivo; possibilitando um melhor aproveitamento do que se estes elementos estivessem em atividade sozinhos.

O sistema pode ser classificado em dois grupos, são eles:

.

CAPÍTULO 2

2.1. Inovação Organizacional

2.1.1. Pesquisa sobre Inovação

Adriano Monteiro – 30 Anos - Uma nova invenção que chega ao mercado.

Lídia Teles – 28 Anos - Um fator fundamental no crescimento econômico social.

Cássio Parente – 32 Anos - Criação de oportunidades inovadoras.

Lia Albuquerque – 29 Anos - Tem riscos, e podem trazer uma grande revolução.

Jucier Silva – 35 Anos - Uma novidade em uma idéia que já existe.

Plínio Dias – 41 Anos - Procura de novas expansões e oportunidades.

Alessandro Cavalcante – 36 Anos - Inovação é trabalho, é correr atrás em busca de algo novo.

Marcus Castro – 38 Anos - É um efeito da economia e da sociedade.

Samira Goes – 27 Anos - Fazer mais com menos recursos.

Tatiana Lima – 22 Anos - Novos métodos de produção.

Antônio Henrique – 35 Anos - Novos equipamentos.

Bruno de Miranda – 29 Anos - É um conjunto de oportunidade.

Clemilson de Andrade – 40 Anos - Forma de como se produz algo.

Danilo Costa – 26 Anos - Oportunidades novas e adequadas para cada tipo de empresa.

Gonçalo Melo – 37 Anos - Incentivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com