TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comp Organizacional

Artigos Científicos: Comp Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

COMO OS FUNCIONÁRIOS SE AGRUPAM DENTRO DA EMPRESA

Os funcionários em primeira instância são agrupados de acordo com o organograma Operacional/organizacional da empresa, ou seja, ele começa com o perfil da vaga a ser ocupada e o perfil do funcionário a ser procurado para a ocupação da vaga. Segundo Brigitte Berger e Peter Berger, o processo de agrupamento é o processo pelo qual o individuo aprende a ser membro da sociedade. Podemos também caracterizar essa sociedade como ambiente social empresarial, onde os grupos são formados por gestores da empresa seguindo critério de melhor adaptação, habilidade e afinidade entre funcionário e função. Após a formação destes grupos, os membros percebem suas relações mais próximas, pelas metas exigidas pelas organizações, se reunindo de maneira continuam, essas ações interpessoais resultam a formação de um novo grupo, que por trabalharem muito próximos tem numerosas oportunidades de trocarem ideias, pensamentos e atitudes sobre várias atividades, podendo se relacionar como mais pessoas de variados departamentos dentro e fora da empresa.

2.1 COMO SÃO OS AGRUPAMENTOS FORMAIS E INFORMAIS

Os agrupamentos formais surgem conforme o seguimento da empresa, em relacionar funcionários e vagas visando o perfil mútuo de ambos. Os agrupamentos informais decorrem das interações pessoais e dos relacionamentos que elas estabelecem entre si, dentro e fora da empresa, constituídos pela afinidade, ou gostos em comum.

CONFLITOS MAIS COMUNS ENTRE GRUPOS

Os conflitos mais comuns são as expressões emocionais resultantes de frustação, medo, inveja, boicote. Falta de valores como responsabilidade, ética profissional, respeito. Ansiedade de descontentamento com o colega de serviço, com o trabalho, com a corrida contra o tempo, insatisfação salarial. Desequilíbrio mental, emocional, Físico. Insatisfação no emprego, sensação de incompetência profissional, pressão para a comprovação de resultados. Imaturidade dos colaboradores. Os grupos que entram em conflito por diversos motivos podem restringir a realização das metas organizacionais, impedindo o desenvolvimento eficaz do grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com