TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comp Organizacional

Ensaios: Comp Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  4.017 Palavras (17 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 17

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado para Universidade Anhanguera Uniderp, em Juazeiro do Norte-CE para pré-requisito parcial da nota da disciplina de Comportamento Organizacional da professora Yaeko Ozaki, e tutor à distância Ivania Ferreira Vaz

JUAZEIRO DO NORTE/CE

2013

RESUMO

O presente trabalho busca-se compreender o comportamento de uma organização é um desafio necessário nos dias atuais. O comportamento organizacional é o que investiga a relação entre indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com a pretensão de utilizar este conhecimento para melhora organizacional. Seguindo do entendimento de que os executivos realizam trabalhos por meio do trabalho de outras pessoas. O foco: definir comportamento organizacional, descrever o que fazem os executivos, Explicar a importância do estudo sistemático do comportamento organizacional, listar as principais oportunidades e desafios no uso dos conceitos do comportamento organizacional, identificar as contribuições das principais disciplinas das ciências do comportamento ao estudo do comportamento organizacional, explicar por que os executivos precisam de conhecimentos sobre comportamento organizacional.

ABSTRACT

This paper seeks to understand the behavior of an organization is a necessary challenge nowadays.Organizational behavior is investigating the relationship between individuals; groups and structure have on behavior within organizations with the pretense of using this knowledge for organizational improvement. Following the understanding that the executives perform work through the work of others. The focus: define organizational behavior, describing what managers do, explain the importance of systematic study of organizational behavior, list the key opportunities and challenges in the use of the concepts of organizational behavior, identify the contributions of the major disciplines of the behavioral sciences to study organizational behavior, explain why executives need knowledge about organizational behavior.

SUMÁRIO

1. CAPITULO 5

1.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 5

1.2 COMPARATIVO ENTRE DEFINIÇÕES DE C.O 5

2. CAPÍTULO 6

2.1 CONCEITO DE INOVAÇÃO 6

3. CAPITULO 7

3.1 TRABALHO EM EQUIPE 7

3.1.1 Relação da figura como trabalho em equipe 7

3.2 TIPOS BÁSICOS DE EQUIPE 7

3.3 UMA VANTAGEM COMPETITIVA 8

3.4 A LIDERANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO 8

3.4.1 A gestão da liderança. 8

3.5 FRACASSO NOS PLANOS DE MUDANÇAS 9

4. CAPITULO 10

4.1PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO 10

4.2 COMUNICAÇÂO EMPRESARIAL 11

4.3 COMUNICAÇÂO EMPRESARIAL: DEFASAGENS E LIMITES 11

4.4 ELEMENTOS DO PROCESSO INFORMACIONAL 12

4.5 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 12

4.6 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO 12

5. CONCLUSÃO 14

6. REFERÊNCIAS 15

INTRODUÇÃO

Comportamento Organizacional estão voltadas para o comportamento humano: fatos, acontecimentos, atitudes dos indivíduos, produtividade, entre outras coisas mais. O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente, como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa.

Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.

As organizações não se conduzem por si mesmas, daí a necessidade de um pensamento comum que norteie o administrador ao planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho realizado pelas pessoas, de modo a garantir que os objetivos sejam alcançados, onde se aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento. Um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

Pode-se dizer, então, que Comportamento organizacional é um estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações.

1. CAPITULO

1.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional (CO) é um estudo voltado a orientar, explicar, compreender e modificar o comportamento humano relacionado a empresas. Ele estuda três determinantes importantes: indivíduos, grupos e pessoas. enfoca observar comportamentos, tais como conversar com colegas de trabalho; utilizar equipamentos ou preparar um relatório. O comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores. Assim, também analisando sempre o "comportamento" dessas unidades sociais maiores - grupos e organizações - pôr si. O comportamento organizacional tem suas origens no final dos anos 1940, quando os pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma união de pesquisas organizacionais.

Atualmente, encontram-se dividido em três áreas bem distintas, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais: o comportamento microorganizacional o comportamento mesoorganizacional e o comportamento macroorganizacional.

1.2 COMPARATIVO ENTRE DEFINIÇÕES DE C.O

Efetuada a pesquisas entre dois autores a respeito de sistemas fechados e abertos, segue comparativo abaixo.

Sistema aberto é aquele que troca matéria e energia com o seu meio externo. E, como diz Bertalanffy, a organização é um sistema aberto, isto é, um sistema mantido em importação e exportação, em construção e destruição de componentes materiais, em contraste com o sistema fechados de física convencional, sem intercâmbio de matéria com o meio. .

Sistema fechado: como diz Bertalanffy é aquele que não realiza intercâmbio com o seu meio externo, tendendo necessariamente para um progressivo caos interno, desintegração e morte. Nas teorias anteriores da Administração, a organização era considerada suficientemente independente para que seus problemas fossem analisados em torno de estrutura, tarefas e relações internas formais, sem referência alguma ao ambiente externo, pois as atenções estavam concentradas apenas nas operações internas da organização, adotando se, para isso, enfoques racionalistas.

Sistema aberto: CHAMPION (1985), o autor descreve como um modelo organizacional de sistema aberto, o Modelo de Sistema Natural, no qual as organizações são considerados sistemas formados por partes interdependentes, cujo funcionamento individual possibilita a sua sobrevivência ao longo do tempo. O modelo de sistema natural incorpora o ambiente externo à organização possui mecanismos automáticos para manter e regular as relações entre as suas partes e de acordo com a metáfora orgânica, cresce tornando se cada vez mais complexo. “O modelo do sistema natural possui, talvez, o conjunto mais realista de pressupostos sobre as organizações formais em comparação a outros modelos” (CHAMPION, 1985 p. 54).

Sistema fechado: partem do princípio de que os processos internos da organização são os principais responsáveis pelo comportamento Organizacional “(CHAMPION, 1985 p. 54). “as formulações mais antigas de constructos de sistemas lidavam com os sistemas fechados das ciências físicas, nos quais as estruturas relativamente autocontidas podiam ser tratadas com êxito, como se fossem independentes de forças externas”.

2. CAPÍTULO

2.1 CONCEITO DE INOVAÇÃO

TOTAL DE ENTREVISTADOS 20 PESSOAS.

PESSOAS PESQUISADAS 100%

PESSOAS QUE TRABALHAM COM INOVAÇÃO 85%

PESSOAS QUE NÃO TRABALHAM COM INOVAÇÃO 10%

NÃO SABEM O QUE SIGNIFICA 5%

Através da Pesquisa observamos que felizmente a maioria das pessoas, que foram entrevistadas trabalha com Inovação, pois, tudo o que é relacionado ao público em geram é bem aceito conforme o tipo de Inovação.

O sucesso para as Empresas através da Inovação significa aumento no faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.

Existem vários tipos de Inovação, algumas são: Inovações de produtos, inovações tecnológicas, inovações de mercado, etc.Para que uma Inovação seja considerada como, positiva é necessário que ela tenha um impacto positivo sobre estrutura de preços, na participação de mercado, no lucro da Empresa, dentre outras coisas mais.

As inovações de produto são positivas quando o público tem uma boa aceitação do produto que está sendo apresentada, normalmente a aceitação sendo positiva, ela aumenta a produtividade e reduz custos. A Inovação é capaz de gerar vantagens no mercado a médias e longo prazo, pois, é essencial para o crescimento da Empresa.

No mercado, a Inovação é capaz de diferenciar o produto de uma Empresa no ambiente competitivo, ela é ainda mais importante porque faz com que o produto tenha mais qualidade, tornando-o mais vantajoso em relação aos demais.

3. CAPITULO

3.1 Trabalho em equipe

3.1.1 Relação da figura como trabalho em equipe

A figura nos mostra a falta uma organização da parte dos trabalhadores, desmotivados, e um caminho a seguir. Estão desorientados por falta de um líder que motivar para seguir o trabalho adiante. O texto fala que a liderança anda junta com o companheirismo, para que a equipe tenham resultado satisfatórios e concretos para ser aplicada no seu trabalho. É importante o trabalho em equipe criando assim um ambiente de trabalho prazeroso e fácil com os demais, onde se forma uma equipe estruturada e equilibrada.

Com o desentendimento não é a melhor solução, pois ninguém consegue falar a mesma língua, para que possam ter o resultado final esperado. O entendimento e a união é a base para o sucesso. Temos que ter consciência que “só se aprende fazendo”, reforçando a necessidade de se praticar os conceitos adquiridos para se dominar a teoria. É a experimentação permitindo conhecer os detalhes e as dificuldades do processo. Requer disposição e um pouco de coragem para tentar-se algo que não se domina completamente. Com o trabalho em equipe é exatamente assim.

Freqüentemente a resposta vem com a prática, principalmente porque trabalhar em equipe não é, apenas, uma técnica administrativa. É, também, um princípio de gestão. Dessa forma o processo começou a amadurecer, junto com as pessoas. Trabalhar em equipe é um exercício de comunicação, paciência e permissão. Permissão para que as pessoas encontrem seus espaços para propor e testar novas ideias. Paciência para que as pessoas se sintam confiantes de que a tentativa é possível e vale a pena, mesmo com o risco do erro. E comunicação, fator chave de sucesso em qualquer organização. O trabalho em equipe requer nivelamento de informações para que todos caminhem na mesma direção.

Este é um ponto importante no trabalho em equipe. Em uma equipe as pessoas não são iguais, até porque uma das contribuições fundamentais das equipes é a riqueza das diferenças. Temos que ter opiniões diferentes, baseadas nas diferentes experiências, formações e pontos de vista. É a contribuição da diversidade, “pedra de toque” do melhor resultado. Uma equipe também existe para contestar posições estabelecidas. E hoje, uma exigência tem contribuído significativamente para fortalecer a necessidade do trabalho em equipe. Refiro-me à exigência atual de novos conhecimentos das mais diferentes especialidades que as novas tecnologias tem solicitado. Ninguém poderia acumular, sozinho, todas as áreas de conhecimento necessárias para o melhor atendimento das nossas necessidades atuais.

3.2 Tipos básicos de equipe

Equipes funcionais, Equipes resolutórias de problemas, Equipes Cross – Funcionais, Equipes Auto – Gerenciais.

• Estabelecer um cronograma de trabalhos e de férias para seus membros;

• Fazer a relação de tarefas e de atribuições entre seus membros;

• Encomendar matérias.

• Decidir sobre que ocupa a liderança da equipe que pode ser variável;

• Definir os objetivos essenciais do grupo;

• Elaborar o orçamento;

• Controlar novos elementos, para substituir as pessoas que saem da equipe.’

3.3 Uma vantagem competitiva

A sobrevivência de uma empresa está relacionada também, com a necessidade dos valores como: união, respeito, cooperação, participação, envolvimento e comprometimento. Esse resgate é fundamental, pois a sociedade como um todo, está num processo num processo quase cruel de individualista.

Uma empresa só se mantém, quando está relacionada com a união, com o bom relacionamento dos colaboradores, o trabalho em conjunto faz com que as pessoas desenvolvam seu espírito de cooperação, onde nasce um sentimento; o afeto, que é um sentimento que alimenta a todos.

O trabalho em equipe facilita na formação de bons projetos, a integração do grupo faz com que os planos sejam bem elaborados, pois a soma dos conhecimentos e habilidades individuais só enriquece, fortalecendo e obtendo bons resultados.

Por tanto o trabalho em equipe é o alimento para a sobrevivência de um grande projeto, isso por que a dedicação , a persistência, resultou em um crescimento continuo, e sem dúvidas, se torna prazeroso e marcado por grandes sucesso.

3.4 A Liderança no Ambiente de Trabalho

3.4.1 A gestão da liderança.

A liderança e ouso da influencia para dirigir e coordenar as atividades de um grupo organizado. Toda a equipe precisa de um líder, que seja capaz de orientar, facilitando o caminho para que os objetivos comuns sejam atingidos de forma eficiente, assim como apoiar e encorajar o atendimento das metas profissionais e pessoas.

O líder tem que dar incentivos, para obter motivação do grupo, fazendo com que sua equipe goste do trabalho que estar executando, e fazendo com que o liderado faça um trabalho com amor, dedicação e responsabilidade, mostrando a ele, o quanto ele e importante para a empresa, está atento as tarefas realizadas pelo seu subordinado, não deixando ele impressionado, inspirando confiança, mais sempre cobrando um bom trabalho com qualidade e produtividade.

O interesse pessoal do líder pelo seu subordinado e fundamental, mostra confiança, respeito e é importante para o grupo. Ser líder e ter carisma, humildade, sinceridade, ser preocupado e compreensível, além de criar alternativas para a solução de problemas, como a inovação dos processos de produção, e estar sendo preparado para as mudanças ocorridas nos processos, fazendo com que sua capacidade pró - ativa se antecipe a possíveis ameaças.

3.5 Fracasso nos planos de mudanças

A mudança e uma característica da natureza com um todo, dando da realidade que nos cerca, como de nos mesmos. Tudo ao nosso redor estar em constante mudança, e nós temos em nossa índole natural essas tendências de mudar, buscar coisas novas e explorar novos mundos.

Simplesmente a mudança não pode surgir do nada, têm que ser identificada, principalmente as necessárias com base no contexto no qual a empresa atua, seu mercado, equipe, produto e principalmente sua liderança, o líder pode ser tanto um auxilio quanto um empecilho no processo de mudanças, encontra-se lideres com perfil de inovação, confiantes, que gostam de correr riscos e fazem com que a mudança realize com êxito, mas existem aqueles acomodados, que vê a mudança como ameaça e trazem incertezas, são pessoas que esperam as coisas acontecer, ao invés de serem geradores de mudanças.

A revitalização necessária para a gestão da liderança e o comportamento humano no ambiente de trabalho, mas muitos lideres, não desenvolvem interesse sobre as inovações no comportamento humano, e não focam as necessidades das pessoas e dos erros, e vê a mudança como uma situação inoportuna, e reage na base de conduta racional, desconhecido as vantagens de retratar a realidade em múltiplas alternativas de soluções. Outro motivo do fracasso das mudanças referisse a falta de capacidade do líder em antecipar situações ameaçadoras.

A gestão da liderança implica em planejar a implementação da mudança, e tenta solucionar possíveis situações que possam surgir, muitos não questionam, não se antecipam, não se planejam, não buscam o recurso da pró – atividade, que é usado no planejamento de mudança, e acabam perdendo boa lição de aprendizado, limitam as suas possibilidades de ser eficiente e competitivos.

A globalização é outro fator gerador de mudanças. Os mercados tornaram – se muitos, mas dinâmicos, e a ascensão e queda de pais e governos, tem agora influencia direta nas empresas em todo o mundo. A tecnologia permite hoje trabalhar virtualmente, e muitas empresas, buscam se aproveitar disso para terceirizar aqueles serviços que não exijam a presença física do trabalhador.

4. CAPITULO

4.1Percepção e comunicação

Não existe uma fórmula para perceber e lidar com o ser humano, pois ele é singular e imprevisível. Suas reações são as mais variáveis e compreende-lo no seu conjunto é uma tarefa quase impossível. Nesse momento entra o papel do profissional de atendimento, que antes mesmo de procurar entender os clientes, tanto o externo quanto o interno (nossos colegas de trabalho) necessita saber administrar as suas próprias emoções.

A percepção é o modo como o indivíduo organiza e interpreta a informação que vem através dos sentidos. Os órgãos dos sentidos como sabemos são 5: Visão, Audição, Olfato, Tato e Paladar.

Mas a percepção não é apenas um processo fisiológico. Os sentidos irão receber os estímulos e interpretar de acordo com os nossos valores, Crenças e Historia de Vida. Por isso, diferentes pessoas têm percepções variadas de uma mesma situação. Ver uma pessoa correndo na rua pode representar alguém que esteja atrasado, alguém correndo para pegar o ônibus ou mesmo correndo de um assalto, vai depender da percepção de quem esta vendo e do conjunto circunstancial envolvido.

Já a Comunicação, é um processo que consiste em transmitir a uma ou mais pessoas, idéias ou sentimentos, com o objetivo de atingir a sua compreensão.

Existem várias formas com as quais nos comunicamos uns com os outros. Os diversos gestos com os membros, as expressões faciais, o tom e o timbre da voz, entre outros. É importante que esta comunicação esteja em sintonia e que as expressões faciais e gestos mostrem o que realmente se fala com palavras e com a voz.

A comunicação eficaz é fundamental para o atendimento. Portanto, é preciso a compreensão desse processo para que se possa obter um atendimento de qualidade.

Para interpretar a informação dos estímulos captados pela visão, o homem serve-se de algumas estratégias, como a:

 Tendências a estrutura – O individuo é levado de uma forma natural, a organizar ou a estrutura, ou de deferentes elementos que aparecem no seu campo de estimulação, que pode ser feitas de duas maneiras:

• Semelhança - Os elementos visuais têm cor, formas ou texturas semelhantes, pertencem a uma mesma categoria e estrutura.

• Proximidade- Quanto mais próximo, maior a possibilidade de agruparmos os objetivos.

 Segregação figura – fundo - O individuo vai percepcionar figuras definidas e salientes que se inscrevem em fundo indefinidos e reentrantes.

 Constancia perceptiva – pode-se escrever como a capacidade de percepcionar um objeto com os seus atributos básicos independente da variedade sensorial com que ele se apresenta. Em relação a visão,convém a salientar,a constância de tamanho,de forma e de cor.

• Tamanho- vêm descrever o fato do tamanho percebido de um objeto se o mesmo esteja ele próximo.

• Forma- referisse as fato de percebermos a forma do objeto,independente do ângulo a partir do qual vemos.

• Cor- o individuo tende a ignorar o nível de iluminação, que incide sobre os objetos percepcionados.

Portanto para que uma Organização se movimente bem e tenha bons resultados futuros é necessário que haja uma boa percepção e uma boa comunicação, já que eles contribuem para o crescimento da organização

4.2 COMUNICAÇÂO EMPRESARIAL

Comunicação empresarial, é a comunicação em benefícios de empresa (com fins lucrativos), as quais todas as estratégias de comunicação tem por fim benefícios econômicos, ou social da própria empresa,tem sido nas última década a área de fundamentação que permite as empresas desenvolverem suas estratégias de negócios.As transformações constantes ocorrida no campo sociopolítico e no econômico,e o avanço significativo de tecnologias de informação tem colado enxergar os funcionamento da disciplina,comunicação empresarial e permitindo a elaboração de novos enfoque teóricos epistemológicos e técnicos e que mudam significativamente a maneira de entendemos a informação e a comunicação na gestão dos negócios. Tais enfoques que configuram a nova dimensão da comunicação organizacional de que estamos tratando está dimensão deixa claro que não se pode, mas aceitar que o processo de comunicação, mantendo-se com os seus modelos homogeneizados, verticalizados e com ênfase na intrumentabilidade da comunicação, segundo os fundamentos matemáticos,cibernéticos e sistêmicos seja a maneira mas pertinente para responder aos desafios da gestão estratégicas da organizações em tempo de globalizações.

4.3 COMUNICAÇÂO EMPRESARIAL: DEFASAGENS E LIMITES

Para superar os limites da comunicação empresarial, tradicional e dos enfoques instrumentais da comunicação organizacional, é necessário que se entenda a comunicação como um processo estratégico para a ação em uma realidade plural, dinâmica e complexa. Um mundo globalizado tem produzido mudanças significativas na gestão do negócio. Novas praticas administrativas e gerenciais tem surgido nas últimas décadas,não só como o resultado da busca incessantes pela produtividade,qualidade e satisfação do cliente mas também em conseqüência da preocupação com o meio ambiente.

O conceito de comunicação empresarial tonou-se esvaziado que o melhor caminho é destruir o seu repertório e pensar na comunicação e na informação como instrumento de gestão que criam e desenvolvem uma cultura organizacional, na qual todos se sintam envolvidos e,de alguma forma,participantes.

A teoria da informação compreendem os problemas de transmissão da informação,e sua preocupação reside por interesse por código,canal,capacidade,ruído,redundância e outras propriedades estatísticas da linguagem.Essa teoria não está interessada no significado dos símbolos da mensagem,pois sua base são os sinais.O sinal para ser transmitido,precisa de um meio físico que é denominado canal.Para transportar o sinal em mensagens,usamos um código.O ruído e o que perturba e,para evitá-lo,precisamos introduzir elemento de controle para se conseguir maior eficácia comunicacional.

4.4 ELEMENTOS DO PROCESSO INFORMACIONAL

 Noção de emissor e receptor;

 Distinção entre sinal e mensagem;

 Existência de uma codificação para transformar o mensagem em sinal de emissão,e de uma codificação para transformar o sinal em mensagem de recepção;

 Noção de canal de transmissão;

 Ruídos na transmissão e correção de enganos pelo sistema de controle por retroalimentação;

 O receptor analisa uma mensagem de acordo com três componentes: literal, situacional e interpretativo.

• Componente literal- é a propriedade das palavras em evocar uma significação.

• Componente situacional- recupera os lugares, o tempo e as pessoas que estão envolvidas na situação.

• Componente interpretativo- requer uma confrontação com as estruturas de representações de intenções, de esquemas cognitivos para poder liberar uma significação.

4.5 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

A comunicação Organizacional é muito mas ampla,sendo que a organizações podem ser empresas,ONGs, associações,enfim,públicas ou privadas,e abrange tanto interno quanto externo á organização,sendo que ela não tem objetivo de beneficiar somente a si,e sim a todos a que ela é destinada.È um fato nas organizações ,ou seja,não existem nenhuma organização sem uma prática comunicativa,ainda que os processos comunicativos não sejam institucionalizados.Eles são essenciais para a operação da entidade e estão intimamente vinculados ás formulas de significar,valor e expressar uma organização,isto é,ao processo comunicacional e constitutivo da cultura da organização,e de suas identidade,configurando imagens reconhecidas por seus diversos públicos interno e externo.A comunicação pode ser entendida,então,como um alicerce que dá forma á organização,fazendo-a ser aquilo que ela é.

Porem,isso não significa que a comunicação seja algo autônomo,por que ela será sempre correspondente á forma de ser daquilo que a engendra,neste caso,a empresa ou instituição.

4.6 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

• FONTE OU EMISSOR: É quem transmite a mensagem.

• CÓDIGO: É conjunto de signos e suas regras de comunicação.

• CANAL: É o meio físico, o veículo por meio da qual a mensagem é levada da fonte ao receptor.

• DECONIFICAÇÃO: É a compreensão da mensagem. Decodificação, o entendimento.

• RECEPTOR: É quem recebe a mensagem. Pode ser uma máquina, um grupo de pessoas,um animal.O fato de receber a mensagem não significa necessariamente em compreende-las.

• FEED-BACK: Retrospectivas de todas as informações acima.

5. CONCLUSÃO

De um modo geral, as empresas são o centro da inovação. É por meio delas que as tecnologias, invenções, produtos, enfim, idéias, chegam ao mercado. Considerando que as inovações são capazes de gerar vantagens competitivas a médio e longo prazo, inovar torna-se essencial para a sustentabilidade das empresas e dos países no futuro.

A falta de uma liderança focada nas necessidades das pessoas é outro dos erros, freqüentemente, acometidos. Não devemos esquecer que a base das relações interpessoais encontra-se na capacidade de atingir os objetivos traçados, preservando os interesses dos outros. Os líderes devem esclarecer o caminho e estruturar as estratégias de mudança, negociando aquilo que a organização pretende atingir e oferecendo as condições ou meios necessários para alcançar as metas e os objetivos dos colaboradores.

No mundo organizacional atual, já adotam práticas gerenciais totalmente adversas às reais necessidades e exigências do terceiro milênio. O campo do comportamento organizacional, munido de estudos e pesquisas, proporciona a estes gestores um conjunto de ferramentas não apenas eficazes para o alcance de resultados nas organizações, como também para o desenvolvimento e satisfação no trabalho por parte das pessoas. Aspectos percepção, atitudes, valores, diversidade, estruturas e processos de grupos tornam se, essenciais para um modelo de gestão que transceda as maiores expectativas. Preparar as pessoas e as organizações para os desafios do futuro, exige um continuo repensar e aprender de novas formas de comportamento de todos os participantes da organização. Conhecer pessoas, processos de grupos, cultura organizacional e o modo como esses processos interagem entre si passou a ser uma exigência essencial de qualquer gestor que almeje sucesso no mundo dos negócios e da organização.

6. REFERÊNCIAS

• http://www.administradores.com.br Acessado 02/04/2013

• http://www.trabalhosfeitos.com Acessado 02/04/2013

• http://www.google.com.br Acessado 29/03/2013

• http://www.edushin.com.br Acessado 29/03/2013

• http://pt.wikipedia.org Acessado 29/03/2013

• http://www.supertextos.com Acessado 02/04/2013

• http://www.rh.com.br Acessado 29/03/2013

• http://www.benitopepe.com.br Acessado 29/03/2013

...

Baixar como  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »