TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UAM - Comp. Organizacional

Dissertações: UAM - Comp. Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 5

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Bruce Brown publica diariamente um boletim on-line pela net, fornecendo instruções aos assinantes sobre como consertar defeitos, os bugs que aparecem em softwares. O escritório central de Brown fica em Washington, mas muitas das funções são delegadas a pessoas em diferentes pontos dos EUA e até em Londres. Brown nunca se encontrou pessoalmente com boa parte dessas pessoas, inclusive um editor-chefe em Cleveland, que trabalha com ele há cinco anos. A história de Brown e de sua empresa nos ilustra um modelo de estrutura:

Resposta Selecionada: b.

De organização virtual.

Resposta Correta: b.

De organização virtual.

Feedback da resposta: Alternativa correta: De organização virtual.

A organização virtual é um outro tipo de estrutura que também pode ser chamada de organização em rede ou modular. A sua estrutura é centralizada, com pouca ou até nenhuma departamentalização, sendo o oposto da burocracia típica, bastante departamentalizada. É um tipo de estrutura flexível que terceiriza a maior parte de suas funções de negócios, como a contratação de prestação de serviços de manufatura, distribuição, marketing ou qualquer outra atividade que seja mais econômica e eficaz. Uma importante habilidade humana para se trabalhar dentro desta estrutura é ser flexível, se adaptar e se ajustar à toda e qualquer imprevisibilidade.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

No início do século XX, Henry Ford ficou rico e famoso ao fabricar automóveis. Nas plantas de Ford, cada um dos funcionários recebia tarefas específicas e repetitivas, ou seja, ele padronizava as tarefas ao dividir o trabalho entre os funcionários. Ford chegou a produzir um carro a cada 10 segundos e ainda provou que existe eficácia se os funcionários forem especializados em cada tarefa como, por exemplo, instalar a roda dianteira, ou a porta dianteira direita. A essência desse tipo de comando é que em vez de uma atividade ser completada integralmente por um só funcionário, ela é dividida em certo número de etapas, sendo cada qual realizada por uma pessoa. Dessa forma, cada indivíduo fica apenas habilitado a realizar parte de uma atividade. Essas ideias correspondem ao conceito de:

Resposta Selecionada: d.

Especialização do Trabalho.

Resposta Correta: d.

Especialização do Trabalho.

Feedback da resposta: Alternativa correta, Especialização do Trabalho, pois significa o grau em que as funções na organização são subdivididas em tarefas separadas entre os funcionários.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

A Oticon A/S, fabricante holandês de aparelhos auditivos, com faturamento de US$ 160 milhões por ano, eliminou todo e qualquer resquício de hierarquia, onde todos os funcionários trabalham em estações de trabalho móveis iguais. As equipes de projetos são utilizadas para coordenar o trabalho, e não funções e/ou departamentos é que atendem este tipo de demanda. Este tipo de modelo de estrutura organizacional é um novo modelo chamado de:

Resposta Selecionada: a.

Organização sem fronteiras, onde fronteiras verticais e horizontais são rompidas, eliminando a cadeia de comando, substituindo departamentos por equipes autônomas, e tendo amplitude ilimitada de controle.

Resposta Correta: a.

Organização sem fronteiras, onde fronteiras verticais e horizontais são rompidas, eliminando a cadeia de comando, substituindo departamentos por equipes autônomas, e tendo amplitude ilimitada de controle.

Feedback da resposta: Alternativa correta: Organização sem fronteiras, onde fronteiras verticais e horizontais são rompidas, eliminando a cadeia de comando, substituindo departamentos por equipes autônomas, e tendo amplitude ilimitada de controle.

A empresa Oticon removeu as fronteiras verticais, achatou a administração hierárquica, onde cargos e funções perderam status. Formaram equipes multifuncionais e organizaram as atividades em torno dos processos. Todo e qualquer departamento funcional cria fronteiras horizontais.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Akio Morita, co-fundador da Sony, teve grande influência sobre a cultura da empresa, de tal forma que as pessoas se referem a ele como Sr. Sony. Morita costumava ser descrito como um apaixonado por música e arte, um workholic, um grande socializador, um brilhante observador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com