TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos e definições de Marketing

Por:   •  29/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PESQUISA DE MARKETING

        A utilização da pesquisa de marketing feita pelas empresas acaba se tronando a melhor ferramenta para desenvolvimento do mercado da empresa, entendimento das tendências e gostos dos consumidores que deseja ganhar, além do conhecimento dos seus concorrentes e sua posição perante eles, fazendo com que a empresa cresça e se desenvolva melhor a cada dia.

        Essa estratégia não entra apenas no âmbito de expansão física, mas também de expansão do mercado, criação de novas linhas de produtos que agrade ao consumidor, enfim, a utilização da pesquisa de marketing é muito vasta e também trazendo sempre ótimos resultados para uma resolução da empresa.

        Para a realização da pesquisa existem algumas etapas e dentro delas vários passos para que a mesma seja concluída com 100% de acurácia.


1° PLANEJAMENTO DA PESQUISA

        Nessa etapa é definido o objetivo da pesquisa, e qual a importância dela para a empresa e pra realizar isso devem ser feitas algumas perguntas como:

Por que é importante fazer essa pesquisa?

Qual o seu propósito?

E como poderei utilizar os dados obtidos com ela?

E após isso saturar os pontos importantes para desenvolvimento do concreto do que você busca com a pesquisa.        Dentro dessa etapa ainda existem alguns passos para melhor concretização dela como exemplo, realização do cronograma da pesquisa, quais os profissionais aplicaram a pesquisa, orçamento da pesquisa e viabilização do resultado obtido com ela.


2° DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

Nessa parte é onde entra a designação dos questionários, como as perguntas serão montadas para que você possa extrair a maior quantidade de informação para a criação dos seus dados, mas deve ser avaliado um ponto importante, se a pesquisa será para um novo mercado consumidor, ou um upgrade para os seus clientes. Não basta apenas montar o questionário buscando as respostas, nesse questionário deverá ser conquistado o consumidor, dando assim uma maior certeza no resultado.

        A forma de coleta das informações é vasta pode ser feita por entrevistas presenciais, por telefone, email ou via questionários online.

A primeira página do questionário, apesar de não conter perguntas, é essencial pois ela funciona como uma página de boas vindas, em que você agradece o interesse do visitante em responder à pesquisa e explica o objetivo da mesma. É importante falar, ainda nessa página, que a pesquisa é anônima e os resultados serão publicados apenas de forma agregada, sem a divulgação de informações individuais.

Em seguida, para a criação das perguntas, tenha como base as informações que você deseja descobrir, as hipóteses desenvolvidas anteriormente, além das possíveis sugestões fornecidas pelos apoiadores durante o planejamento.

Apesar de essa etapa parecer simples, é preciso levar em consideração muitas variáveis para que os dados obtidos sejam os mais precisos e completos possíveis.

A primeira variável a ser considerada é a população de respondentes escolhida mesmo que o envio do questionário seja segmentado apenas para aqueles que fazem parte da população, é possível que outras pessoas o recebam por engano.

Caso você tenha selecionado uma parte específica do mercado faz com que aqueles que não fazem parte do mesmo não deveriam responder às perguntas, já que isso poderia causar uma distorção nos dados, para evitar isso existe a pergunta desqualificatória que seria uma pergunta voltada para eliminar aqueles que não fazem parte da população que você quer atingir.

Apenas alguns demonstrativos sobre a parte da construção do questionário e aplicação dele.


ESTUDO DO CASO

        Muitas empresas lucraram milhões por apenas usar a pesquisa de marketing, tornando ela mais sucintos, fortes e estruturados com relação ao gosto de seus clientes, ao que se pede no mercado, inovações e ações contra a concorrência e um exemplo que trago é da empresa HubSport que produz software para computadores.

“Provavelmente você já conhece o Hubspot. É uma empresa de software que oferece diversas ferramentas para seus clientes otimizarem o Inbound Marketing e as Vendas. O que faz deles tão bom em Marketing de Conteúdo? Eles abraçaram o conceito da festa na produção de conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (258.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com