TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Critérios para classificação de bens de consumo

Pesquisas Acadêmicas: Critérios para classificação de bens de consumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 7

Produto

Para analisarmos um produto a ser colocado no mercado, teremos que olhar através dos olhos de um cliente, quando eu entro em um supermercado, procuro olhar a qualidade, validade, preço, se está com boa aparência e principalmente se o produto tem boas referências. Isso significa que estou olhando a característica do produto. Para atender as necessidades e desejos de um cliente naquele produto temos que ter olhos clínicos ou seja, teremos que analisar o que o cliente necessita no produto (central), depois se esse produto tem o mínimo de requisito para atender o cliente (básico), esse produto possa atender além da expectativa encantando-os (ampliado) e mostrar para o cliente transformações que este produto poderá ter no futuro (potencial), assim entendo os níveis do produto.

Durabilidade e tangibilidade: Os produtos podem ser classificados em vários tipos, Como alimentação, Beleza, Limpeza, Higiene Bucal, eletrodomésticos, ferramentas e assim por diante. Assim temos três grupos: Os bens de consumo não duráveis são aqueles feitos para serem consumidos imediatamente (sorvetes, chocolate, etc.). Os bens de consumo duráveis são aqueles que podem ser utilizados várias vezes durante longos períodos (um automóvel, uma máquina de lavar roupas, etc.). Serviços- que são mão de obra como, corte de cabelo, assessorias em geral etc.

A classificação dos bens de consumo: 1.conveniencia: São produtos geralmente com baixo preço, que sua estratégia é de atingir um público bem grande. Por isso, a distribuição é de atender uma grande quantidade de clientes.2.compra comparadas: o preço é um pouco maior com um foco mais especifico, direcionado a atingir um público-alvo. 3.especialidade: comprados com uma menor frequência, e por consequência são também mais caros, são produtos onde o cliente quer satisfazer seu ego. 4.não procurados: são aqueles produtos que o cliente não conhece, que pode ter visto em uma propaganda de outro pais e resolveu adquirir.

A classificação dos bens industriais: aqueles destinados as indústrias, entram no processo produção, tem três tipos: 1- materiais e peças- são bens para a produção de um produto ou bens semi- acabados; 2-bens capitais- são bens que demoram se acabar, sua vida útil é mais prolongada; 3-suprimento e serviços empresariais- são produtos que são usados uma ou algumas vazes, tendo que recompor periodicamente.

Para diferenciar um produto significa, antes de mais nada, levar produtos iguais ao mercado, que possuem ligeiras diferenças, tais como: embalagem, processo de produção, propaganda, distribuição etc. Com isso, vem a forma do produto, características, qualidade e desempenho, qualidade de conformidade (toda produção idêntica e atendam as especificações), durabilidade (vida do produto), confiabilidade (gasto mais por um produto mais confiável), facilidade no reparo e estilo (visual). Ainda tem a diferenciação de serviço como: a facilidade que o cliente consegue fazer seu pedido, tempo de entrega, treinamento e orientação ao cliente como, manual em várias línguas, cd de orientação etc.

O sistema de produto são aqueles onde um grupo de item funciona de maneira compatível ou seja acessórios para este produto.

O mix de produto é o conjunto de todos os itens que uma empresa vende, são vários produtos de uma marca no mercado. Assim, a empresa pode expandir seus negócios de quatro maneiras: 1-adicionar novas linhas de produtos, ampliando assim a abrangência de seu mix; 2- aumentar a extensão de cada linha de produtos; 3- adicionar mais opções para cada produto e aprofundar seu mix; ou 4- perseguir maior consistência nas linhas de produtos. As empresas tem que analisar as linhas para saber se tem algum produto que precisa ser criado, mantido ou recolhido do mercado.

A empresa estende sua linha de produtos de duas maneiras, ampliando-a ou completando-a, pode ampliar-se no mercado baixo observando grandes oportunidades de crescimento do mercado mais baixo ou para se proteger dos concorrentes ou ainda enxergar que o mercado médio está em declínio. Pode também crescer ampliando para cima se desejar crescer, se deseja ser um fabricante completo com linha para classe baixa, média e alta. Podendo mudar o nome ou não.

Determinação do preço do mix de produtos: A lógica de determinação de preços deve ser modificada quando um produto faz parte de um mix. A empresa deve buscar o conjunto de preços que maximize o lucro total do mix. Temos seis situação que pode determinar o preço de um mix de produto: 1- Preço para a linha de produtos (como será a gradação de preços dentro das linhas). 2- Preço para características opcionais (A empresa deve decidir qual item estará incluso no modelo “básico” e qual será o preço dos opcionais).3- Preço para produtos cativos/complementares (a empresa pode estabelecer preços baixos para o produto principal, incentivando o consumo, mas estabelecer preços mais altos para os complementares).4-Preço composto (consiste na cobrança de uma taxa fixa e uma taxa variável).5-Preço para subprodutos ( pode-se comercializar produtos derivados dos produtos centrais diminuindo assim o preço do produto principal).6-Preço para o pacote de produtos( uma redução de preço em relação à aquisição individual de cada produto do pacote).

Marcas combinadas, são aquelas onde duas marcas se unem para vender um produto, trazendo uma redução no custo do lançamento do produto exemplo disso é o setor automotivo. Mais também tem suas desvantagens, se de repente algum cliente estiver insatisfeito com alguma marca, acaba queimando a outra. Também temos as marcas ingredientes onde de uma forma especial de combinação de marcas, envolve a criação de uma identidade individual para materiais, componentes ou peças que necessariamente entram em produtos finais de outras marcas.

A embalagem está se tornando cada vez mais uma potente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com