TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura de massa

Por:   •  7/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Anhanguera Campinas - Unidade 3

Trabalho sobre

CULTURA DE MASSA

Ciências Sociais

Amanda Rafaella Brunelli, RA 8204959351 (3º semestre)

Thalita C Santos de Oliveira, RA 8634250449 (3º semestre)

Thamires Costa, RA 8636273109 (3º semestre)

Ingrid Isabella Queiroz Teles, RA 9911154279 (2º semestre)

Trabalho sobre Cultura de Massa da disciplina Ciências Sociais, sob orientação da Professora Andreia Durello.

Campinas

2015


Sumário[pic 1]

  1. Introdução ................................................................. pg 3
  2. Cultura de Massa ...................................................... pg 4
  3. Referências Bibliográficas......................................... pg 6

  1. Introdução

  Neste trabalho falaremos sobre Cultura de Massa segundo o texto de Edgar Morin, “Cultura de Massas no século XX”, de 1984.


  1. Cultura de Massa

De acordo com Edgar Morin, o termo cultura de massa é resultado do processo de disseminação de informações.

No texto, Morin (1984) explica que com a invenção da tipografia -  inventada por Johann Gutenberg em 1450 - a produção de textos ficou mais rápida e barata, pois era possível reproduzir mais em menos tempo. Com essa nova tecnologia foi possível produzir livros de forma rápida, aumentando o público que teria acesso à esses livros. Os almanaques conquistaram o grande público, com assuntos diversos (desde de horóscopos à anúncio de medicamentos), rapidamente grande parte da população tinha um almanaque. Assim o invento da tipografia saia das camadas mais altas e penetrava nas classes mais baixas. Morin (19840 explica que com esse processo surge a imprensa e a invenção da indústria cultural, produções em série feitas com incentivo de empresários que visavam lucro, e tendo como leitores um público indistinto, que foi chamado de massa. Esse público não era específico, não se sabia direito a classe social, gênero ou idade, mas se sabia que era muito grande, por isso chamado de massa.

Gustave Le Bon definiu como massa uma população excluída do desenvolvimento tecnológico. Porém o desenvolvimento da indústria cultural e de entretenimento voltava-se para essa população, alguns exemplos citados no texto são o folhetim, que eram publicados diariamente nos jornais, e para acompanhar a trama, as pessoas compravam os jornais diariamente. Foi assim que massa passou a ser associado com as camadas mais pobres da população.

Com o surgimento do rádio, televisão, cinema, a indústria cultural cresceu rapidamente, enxergando o potencial de comunicação desses meios, os empresários passaram a investir em anúncios e propagandas. Esses anúncios e propagandas atingiam um público indiferenciado, não eram focados em classes sociais, sexo, cor, ou qualquer outro fator, eram propagandas destinadas a todas as pessoas, fazendo nascer assim um sentimento de uniformização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com