TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Por:   •  5/6/2018  •  Resenha  •  1.700 Palavras (7 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto Integrador II Turma: ZNN2

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

PURPLEX

Alunos: Cristina Zanin, Isis Cavedini, Franciele Amaral, Mariana Pereira e Tatiana Maciel

1. INTRODUÇÃO

O diagnóstico organizacional consiste na primeira etapa do processo de intervenção, constituindo-se como um verdadeiro check-up, uma visão global que indica insuficiências, que permite analisar instabilidades e avaliar os desequilíbrios (ESTRADA, 2012 apud PEDROSA, 2004). Torna-se um instrumento valioso para evidenciar a desarmonia entre as estruturas da empresa ou entre ela e a realidade ambiental na qual está inserida.

Segundo Claro (2002), o diagnóstico propõe-se verificar as carências com o auxílio de pesquisas internas, com a intenção de retratar as dificuldades e sugerir uma intervenção.

O presente trabalho tem por objetivo geral investigar as áreas e processos da empresa por meio de um diagnóstico empresarial detalhado. Pode-se ressaltar a importância do tema para os meios corporativos, pois será possível detectar e analisar com precaução os problemas e as falhas que impedem que os objetivos traçados pelos gestores sejam alcançados. Já os objetivos específicos têm por verificar como a empresa gerencia seus setores, identificar como os processos são realizados e direcionar a melhor estrutura de processos após o diagnóstico organizacional.

Para a realização deste diagnóstico será utilizado dados da empresa Purplex, primeira indústria brasileira dedicada a produzir ferramentas manuais para a correta utilização de lixas.

2. CONTEXTUALIZAÇÃO

A empresa Purplex é a primeira indústria brasileira dedicada exclusivamente a desenvolver e produzir ferramentas manuais para a correta utilização de lixas. Fundada em 1998 pelos irmãos Adalberto Purper e Paulo Purper, cuja divisão do capital corresponde a 60% e 40%, respectivamente. Localizada no município de Lajeado, Vale do Taquari (RS), hoje é reconhecida nos mais diversos segmentos de atuação: linha automotiva, construção civil, moveleira, trabalhos manuais e indústria em geral.

Produz uma linha completa de tacos e lixadores manuais, além de espátulas para aplicação de massa, misturadores, réguas, bandejas para pintura, desempenadeiras para textura e reboco e baldes para a construção civil. O controle de eficiência da qualidade feita pela Purplex é indicado para qualquer marca, tipo ou sistemas de lixamentos no segmento ao qual se destina.

O produto destaque, “Lixador manual grande com presilha – 001”, foi desenvolvido para agregar mais qualidade e produtividade no acabamento de superfícies a serem pintadas, melhorar o aproveitamento da lixa, evitando perdas ou quebras, maior rendimento do operador com menor esforço físico e ergonômico, ajudando a prevenir doenças como a LER (lesão por esforços repetitivos). Fabricado em polietileno de alto impacto, resistente a fortes quedas, ele é prático e tem rápida fixação da lixa através das presilhas. O que predomina no produto é a cor laranja, que normalmente identifica ferramentas e chama atenção dos clientes na hora da compra.

As concorrentes da Purplex são a 3M do Brasil LTDA e as outras distribuidoras que importam produtos chineses. Diversos pontos fortes podem ser citados como diferencial competitivo tratando-se da 3M: inovação, espírito empreendedor, compromisso com a qualidade, rede de contatos, conhecimento do negócio, estamparia própria, produtos sobrepostos com expositor próprio e novos mercados. Já as outras distribuidoras, a qualidade torna-se o foco principal da Purplex.

Referindo-se ao espaço físico, a Purplex conta com 2 mil metros quadrados de área. Possui um pavilhão que concentra toda a produção e a parte administrativa e também uma área verde, destinada a plantação de hortaliças e leguminosas para consumo e lazer dos funcionários. O faturamento anual da organização é de R$2.700.000,00 onde sua margem de contribuição é em torno de 76%.

Atualmente, a empresa possui dez funcionários que se enquadram em uma estrutura organizacional do tipo funcional, pois existe uma hierarquia formal de cargos e os setores aparecem de forma definida, conforme figura 1.

Na estrutura organizacional que a empresa se enquadra, reflete o sistema funcional por fatores como a necessidade de crescimento durante seus 19 anos com a criação de produtos e a extensão do catálogo dos mesmos, necessitando da divisão por departamentos. Outro ponto a ser destacado é a valorização da experiência dos funcionários em cada incumbência e as tomadas de decisão estrategicamente focadas na presidência, sem subordinação dos setores.

O design da organização reproduz uma estrutura Frente e Verso, onde os produtos confeccionados foram pensados no cliente final, sendo referência nacional em serviços destinados ao acabamento e pintura de superfícies, garantindo soluções ágeis e próprias para cada necessidade.

3. DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Afim de perceber os processos, suas influências no macro da organização e suas correlações no resultado final, foi aplicado o seguinte método: de entrevista direta, com o responsável no local e questionário com roteiro, para obter melhores resultados de pesquisa. Busca-se, através destas ferramentas, detectar e mapear os processos praticados pela organização, assim podendo apontar possíveis falhas e sugerir possíveis melhorias.

A entrevista se deu no local, diretamente com o Sr. Adalberto Purper, no qual o objetivo principal era identificar as falhas internas expostas pelo mesmo e conhecer o todo o ambiente da empresa. Ocorreu tentativas de contato para que o sócio pudesse também estar na entrevista para se obter pontos de vistas diferentes, porém sem êxito. A visita iniciou-se pela área de recepção onde há mostruário dos produtos que a empresa fabrica. Após foi apresentado o estoque de matéria prima, produção e encaixotamento do produto final onde também se separa para entrega ao cliente. Percebeu-se que os colaboradores são motivados, tem espírito de equipe, engajados com a empresa. Após a visita, foi realizada a entrevista na sala de reuniões.

Através da entrevista, o proprietário relatou que possui uma carteira de clientes com empresas do ramo construção civil,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com