TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E Você, Como Acha que irá ser o Futuro do Gestor de Pessoas?

Por:   •  21/2/2024  •  Abstract  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 5

Atração e Captação de Recursos - Aula assíncrona N.º 1

E você, como acha que irá ser o futuro do Gestor de Pessoas?

O futuro do Gestor de Pessoas na minha opinião já começou, a nova realidade, as novas gerações que entraram no mercado de trabalho e a pandemia fizeram/fazem com que a gestão de RH tenha que ser diferente do que se tem realizado até agora.

A pandemia veio mudar totalmente a linha de pensamento e o papel dos RH nas empresas, mesmo em multinacionais em culturas totalmente diferente da Portuguesa. Por exemplo, uma empresa multinacional com sede em Inglaterra que era totalmente contra o trabalho flexível após a pandemia mudou a sua linha de pensamento e abriu o trabalho flexível a todos os colaboradores. Verificou-se também uma aposta na sua política de diversidade e começou a ouvir muito mais os seus trabalhadores através de várias ferramentas que disponibilizou através do departamento de Recursos Humanos, dando muito mais valor ao seu capital humano.

Conforme referiu o Professor, a atenção tem de ser sem dúvida focada no capital humano e analisar as pessoas não apenas pelas suas funções desempenhadas ou escolaridade, mas também saber analisá-las de uma vertente comportamental, entender as suas necessidades, ambições e pontos fortes. Cada pessoa é diferente e cada uma pode trazer a empresa skills diferentes que por vezes poderão não ser identificadas no momento da contratação. Enquanto Gestor de Pessoas teremos que estar atentos a estas variantes e desenvolver com os colaboradores um caminho alinhando os objetivos da empresa com os objetivos dos trabalhadores e juntos em equipa criar o sucesso da empresa em várias vertentes.

O papel dos RH passa sem dúvida a ser muito mais estratégico, as empresas não vão funcionar bem se o seu capital intelectual não estiver alinhado com a cultura e estratégia empresarial.

Existe assim neste momento uma necessidade de mudar a experiência dos colaboradores e acompanhar a sua mudança de forma a garantir que as necessidades dos colaboradores. E quando falamos de necessidades dos colaboradores não são apenas em relação à sua função e desempenho, falamos também no seu bem-estar pessoal, como por exemplo a sua saúde mental, apoiando assim os colaboradores no seu todo. Um estudo da Gartner (“Reimagine HR employee survey”) afirma que quando as empresas apoiam as necessidades dos seus colaboradores fora do local de trabalho assistem a um aumento de colaboradores que dizem ter uma melhor saúde mental.  Os RH vão ter assim que voltar a ser mais “humanos” de forma a ir de encontro com as necessidades dos colaboradores e assim superando a experiência que têm com a empresa para a qual trabalham.

O Gestor de Pessoas do futuro terá de ser um líder que prepare a empresa a ser resiliente e ágil para estar preparada para as mudanças que possam surgir, deverão assim trabalhar com as restantes equipas de forma a criar novas avaliações de produtividade e tornar as experiências dos colaboradores impactantes. O Gestor de Pessoas do futuro deverá ser um agente de mudança e conforme o Professor disse e bem tornarem-se empreendedores e estarem sempre um passo à frente.

O Gestor de Pessoas do futuro deverá também estar orientado para a análise de dados. Num mundo digital “data is everything” e o presente já é digital, também os RH deverão seguir esta linha e transformar-se. Através da implementação de novas plataformas e consequentemente ajudando os departamentos a serem menos burocráticos, dando aos Gestores de Pessoas mais tempo para se focar em áreas orientadas para os objetivos da empresa, como por exemplo estratégia, liderança e consequentemente crescimento das funções de RH na empresa – a tal mudança para RH estratégicos em vez de apenas operacionais. Com o acesso a análise de dados os Gestores do Futuro e os líderes de topo estarão mais bem informados e com isso poderão tomar decisões estratégicas mais reais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com