TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIA DE MANUTENÇÃO TÉCNICA

Seminário: ESTRATÉGIA DE MANUTENÇÃO TÉCNICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Seminário  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

2. ESTRATÉGIA DE MANUTENÇÃO

É uma postura preferível quando a empresa está enfrentando ou espera encontrar dificuldades, e a partir dessa situação prefere tomar uma atitude defensiva diante das ameaças pode apresentar as seguintes situações:

• Estratégia de estabilidade- procura principalmente, a manutenção de um estado de equilíbrio ameaçado, ou ainda, o seu retorno em caso de perda .

• Estratégia de especialização- a empresa busca conquistar ou manter a liderança no mercado através da concentração do esforços de expansão numa única ou em poucas atividades da relação produto/ mercado.

3. CRESCIMENTO

Nesta situação, o ambiente está proporcionando situações favoráveis que podem transformar-se em oportunidades. Assim o executivo procura lançar novos produtos, aumentar o volume de vendas etc.

Algumas estratégias inerentes a postura de crescimento são:

• Estratégia de inovação: a empresa procura antecipar-se aos concorrestes através de frequentes desenvolvimentos e lançamentos de novos produtos ou serviços;

Por tanto a empresa deve ter acesso rápido e direto a todas as informações necessárias em um mercado de rápida evolução.

• Estratégia de Joint Venture:

Trata-se de uma estratégia usada para entrar em novo mercado onde duas empresas se associam para produzir um produto. Normalmente, uma empresa entra no negócio com o capital e a outra com a tecnologia necessária.

• Estratégia de internacionalização

A empresa estende suas atividades para fora do país de origem.

Embora o processo seja lento e arriscado, essa estratégia pode ser muito interessante para empresas de grande porte, pela atual evolução de sistemas como logísticos e comunicação.

• Estratégia de expansão:

Os processos de expansão das empresas devem ser muito bem planejados;

Pois caso o contrário, podem ser absorvidas por outras empresas nacionais ou multinacionais. Muitas vezes a não expansão na hora certa pode provocar uma perda de mercado, onde a única providencia da empresa perante essa situação seja a venda ou associação com a empresas de maior porte.

A decisão de investir em expansão é mais comum que na diversificação, pois essa ultima envolve uma mudança mais radical dos produtos, e dos seus usos atuais, enquanto a expansão aproveita uma situação de sinergia potencial muito forte.

4. DESENVOLVIMENTO

Neste caso a predominância na situação da empresa, é de pontos fortes e oportunidades. Diante disso, o executivo deve procurar desenvolver a sua empresas através de duas direções:

Procurar novos mercados e clientes ou então novas tecnologias diferentes daquelas que a empresa domina. A combinação destas, permite ao executivo construir novos negócios no mercado.

Tipos de estratégias de desenvolvimento

• Desenvolvimento de mercado:

Ocorre quando a empresa procura maiores vendas, levando os seus produtos para novos mercados.

• Desenvolvimento produtos ou serviços:

Ocorre quando a empresa procura maiores vendas mediante o desenvolvimento de melhores produtos/ serviços para seus mercados atuais. Este desenvolvimento pode ocorrer através de novas características do produto/serviço;

Variações de qualidade;

Ou diferentes modelos de tamanhos.

• Estratégias de diferenciação :

Estratégia que visa responder um conjunto de diferenças significativas e valorizadas pelo cliente para distinguir seu produto do dos concorrestes. Diferenciação por preço ou vantagem de custo- só é duradoura do médio d longos prazos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com