TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eco-empreendimentos

Por:   •  22/2/2016  •  Exam  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

Ecoempreendimentos

Atividade 01

1º) Explique brevemente como as empresas podem usar o marketing verde como meio para obter vantagem competitiva.

        O marketing verde se apresenta como vantagem competitiva visto que perante a crescente busca pelos clientes por produtos e serviços que não agridam o meio ambiente, as empresas passam a ter sua visão voltada para ações e práticas ecologicamente corretas e a partir disso os gastos se tornam projetantes, construtivos e diria até que necessários, já que remetem a empresa a evolução e a competitividade no mercado, contribuindo para sua estabilidade com base em um diferencial sustentável promovido através do potencial que o marketing verde vem proporcionando como estratégia mercadológica. Portanto, não deixa de ser um custo, mas para investir é preciso gastos, porém como todo investimento é tido como oneroso inicialmente, mas posteriormente os frutos são colhidos e geram aumento nos lucros. Ou seja, o marketing verde é um custo que visa o investimento, pois objetiva o crescimento da empresa. E neste caso é um investimento que beneficia todos os envolvidos, já que o crescimento do empreendimento é associado à preservação ambiental e consequentemente ao verdadeiro bem estar humano, assim sendo, a almejada sustentabilidade.

        Pois como relatou Churchill (2003), “o marketing ambiental, também chamado de "Marketing Verde" é destinado a minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar a sua qualidade. Em um estudo, 93 % dos adultos disseram que o impacto ambiental provocado por um produto definia suas decisões de compra”.

2º) Cite exemplos de empresas que usam o marketing verde para conquistar mais consumidores.

        Natura, Pão de açúcar, Suzano, Pepsico, Unilever, Walmart.


3º) Como uma família pode contribuir com a preservação ambiental e obter ganhos com essa(s) atitude(s)?

        A partir de ações que preservem os recursos naturais, como água, solo, ar, fauna, flora, ou seja, consumindo energia e água de forma consciente e mínima, realizando a disposição adequada dos resíduos sólidos, utilizando meios de transporte coletivo ou caso utilize veículo particular, diminuir ao máximo seu uso, dar preferência aos produtos biodegradáveis e orgânicos, não realizar queimadas e desmatamentos. Portanto, uma família pode através de ações simples ajudar a preservação e a conservação do meio ambiente, visto que são atitudes básicas que contribuem e promovem a sustentabilidade do planeta. Conclusivamente, é preciso antes de tudo pensar antes de praticar uma aparente inofensiva escolha, pois ali está o futuro da humanidade e da natureza, já que tais atitudes nos remetem a ganho de qualidade de vida e ambiental.

        Já partindo de ganho financeiro através de ações de preservação ambiental, é possível criar ecoempreendimentos, os quais são empreendimentos com base sustentável de produção. Bastante valorizados e procurados atualmente, visto que são negócios rentáveis que produzem sem degradar o meio ambiente. Portanto, a partir de um ecoempreendimento é possível contribuir para a preservação ambiental e ainda garantir a rentabilidade familiar.


4º) Cite ações sustentáveis do ponto de vista ambiental, que você pratica em sua casa e/ou trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com