TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedor e / ou equipe de gerenciamento

Projeto de pesquisa: Empreendedor e / ou equipe de gerenciamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.626 Palavras (15 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 15

Exemplo de PN Completo – NB Ioga

NB Ioga

• Início das atividades: 2008-07-07

• por Caio C. P. F. Júnior

• Setor de Atividade: Serviço

• Objetivo: Atrair recursos/financiamento

• Público alvo: Empreendedor e/ou Equipe de Gestão

Sumário Executivo

Conceito do Negócio

A empresa NB Ioga tem o conceito de um clube direcionado ao praticante de Ioga, promovendo o encontro destes praticantes e oferecendo atividade de seu interesse. Ao se inscrever na academia o aluno tem acesso a todas as dependências e atividades da academia, como biblioteca, locadora de vídeos, área de relaxamento na qual pode marcar massagens e terapias, praça de alimentação natural, praça para meditação, participação de palestras e eventos organizados pela academia e uma programação de prática de diferentes modalidades da Ioga.

Equipe

A equipe de gestão da empresa NB IOGA conta com profissionais capacitados para a criação de negócios rentáveis com foco no cliente e excelência em serviços.

Mercado e Competidores

O Brasil já é o maior mercado de academias de ginástica na América Latina e o segundo maior em número de academias no mundo, afirma Waldyr Soares, presidente da Fitness Brasil. Segundo ele, o país contava com aproximadamente 04 mil academias em 1999 e hoje possui mais de 07 mil, frequentadas por mais de 2,1 milhões de pessoas. Mais de 50% delas está na região sudeste, principalmente no eixo Rio - São Paulo, sendo que 25% concentram-se na região Sul e os outros 25% dividem-se entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Violência, trânsito, custo de vida elevado, jornada de trabalho estressante, competitividade, pouco tempo para se alimentar bem, desfrutar momentos de lazer e cultivar laços afetivos, tudo isso contribui para o aumento do estresse e suas consequências como dores musculares, enxaquecas, ansiedade e noites mal-dormidas, que levam as pessoas a procurar a prática da ioga.

O mercado atual de 500 mil praticantes de ioga em São Paulo representa 4,5% da população de 11 milhões de pessoas. Conforme os indicadores socioeconômicos da cidade, anexo II, 9,44% dos chefes de família possuem um rendimento acima de 20 salários mínimo e 32,58% possuem rendimento entre 5 a 20 salários mínimos. Estes números revelam o tamanho do mercado em termos de consumidores em potencial, cerca de 38,95% da população, 4,2 milhões de pessoas de maneira otimista. Somente 12% deste mercado estão praticando ioga e o aumento de 1% no volume deste mercado representa o aumento de 42 mil novos consumidores.

Marketing e Vendas

A estratégia de marketing da NB IOGA – Bem-Estar e Saúde visa ganhar mercado na região oeste da cidade de São Paulo, instalando-se no bairro Perdizes, focando em profissionais com problema de stress (70% dos paulistanos), qualquer pessoa que busque qualidade de vida e praticantes de outras modalidades de esportes, que frequentam academias e buscam satisfazer além da necessidade do exercício para o corpo, o equilíbrio emocional.

O plano de marketing conta com alguns diferenciais no negócio, como espaço arrojado e temático com amplas instalações; estacionamento no local com segurança particular; isolamento acústico de ambiente, garantindo a tranquilidade durante as aulas; professores /especialistas graduados e conhecidos nesse ramo de atividade; interatividade de serviços por e-mail, Internet e Chat para os alunos aprofundarem conhecimento na ioga; palestras a cada 02 meses com mestres da ioga e outras ideologias milenares; acompanhamento de nutricionistas para re-educação alimentar associada à ioga; e excursões periódicas de aulas em espaços abertos como parques, praia e campo. Também como parte da estratégia de marketing, a empresa oferecerá aos clientes duas aulas de cortesia para teste antes da inscrição.

Com relação ao preço aplicado, ele será competitivo frente aos preços dos concorrentes, oferecimento de maior tempo de aula (1h30), e foco nas práticas de ioga.

Como estratégias de penetração de mercado, serão oferecidos descontos especiais aos principais formadores de opinião, como médicos, atores, modelos, professores, treinadores, empresas da região para que matriculem seus funcionários, e serão estabelecidas parcerias de divulgação e descontos com empresas e comércios da região.

Produtos e Serviços

A academia é especializada na prática da Ioga, sem mistura com outras modalidades como musculação, lutas, entre outras.

A academia irá oferecer um serviço especializado, com acompanhamento do desempenho e avaliação dos alunos. Esta avaliação visa ajudar os alunos a alcançarem seus objetivos, sendo oferecida a qualquer aluno que solicitar.

O ambiente temático e agradável da academia será um diferencial competitivo.

Estrutura e Operações

A empresa conta com uma estrutura de 14 funcionários: 03 professores, 01 nutricionista, 02 recepcionistas, 01 assistente administrativo, 03 faxineiros, 02 seguranças e 02 manobristas.

Com o aumento da demanda, o plano prevê um aumento de professores de 03 para 04 no segundo ano, e de 04 para 06 professores no terceiro ano.

Oferta ou Necessidade de Aporte de Recursos

Há uma necessidade inicial de investimento de R$ 17.650,00 com a operação da academia após o 4º mês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com