TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIAMENTOS EM T.I. PREPARANDO A EQUIPE

Por:   •  17/8/2018  •  Monografia  •  4.083 Palavras (17 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 17

Faculdades Integradas IPEP

INSTITUTO PAULISTA DE ENSINO

E PESQUISA

Curso de Pós Graduação Latu Senso 

em Logística Empresarial

(Núcleo de Especialização)

Campus Campinas - SP

GERENCIAMENTOS EM T.I.

PREPARANDO A EQUIPE

Carla Maria Nieri Valencia

1120010

Marcos Herminio Brunheroto

1122133

Campinas, SP, abril de 2001

(19/05/2001)

Carla Maria Nieri Valencia [pic 1]

1120010

Marcos Herminio Brunheroto

1122133

GERENCIAMENTOS EM T.I.

PREPARANDO A EQUIPE

A presente monografia refere-se ao gerenciamento em T.I. - Preparando a equipe, do curso de Pós Graduação Latu Senso em Logística Empresarial pelas Faculdades Integradas IPEP.

DISCIPLINA : Tecnologia da Informação

PROF. RESPONSÁVEL : Éldi Marisol Saucedo

FACULDADES INTEGRADAS IPEP

Campinas, 2001.

[pic 2]

Não importa qual o filme que está sendo projetado : a tela permanece sempre a mesma. Não importa se as lágrimas rolam, ou se sangue escorre - porque nada pode atingir a brancura da tela.

Assim como a tela de cinema, Deus está ali - atrás de toda a agonia e êxtase da vida. Todos o veremos quando o nosso filme terminar.

Maktub - Paulo Coelho


RESUMO

Esta monografia apresenta o papel da Tecnologia da Informação na Logística bem como o o lado humano para sua aplicação, pois de nada adianta ferramentas chaves para o desenvolvimento de um trabalho se a equipe não está preparada para utilizá-las apropriadamente.

Serão mostrados a importância da escolha do software e hardware adequados e o esforço na parte de treinamento capacitando os usuários para sua adequada aplicação.

Todas as informações foram retiradas de fontes com credibilidade, tais como: livros, revistas e Internet, buscando total veracidade nos dados colhidos.


Introdução

No decorrer desta monografia serão apresentados os apectos que envolvem a Tecnologia da Informação e sua importância para redução de custos na cadeia logística e obtenção de melhorias através de simulações.

Serão mostradas também as novas tecnologias aplicadas à logística, o que possibilita maior agilidade na troca de informações e comunicação on line.


SUMÁRIO

RESUMO        4

Introdução        5

1.        E-LOGISTICS : A NOVA FRONTEIRA DO COMÉRCIO EXTERIOR        7

2.        OBTENÇÃO DE MELHORIAS EM OPERAÇÕES LOGÍSTICAS        8

2.1.        Um novo estágio do ambiente informatizado        8

2.2.        O que se entende por simulação        9

2.3.        Modelagem Computacional        9

2.4.        Experimentação        10

2.5.        Onde utilizar a simulação        10

2.6.        Capacitações técnicas necessárias        12

2.7.        Recursos computacionais necessários        13

3.        NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À LOGÍSTICA INTERNACIONAL        14

3.1.        TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação.        14

3.1.1.        Integração e Flexibilidade        14

3.1.2.        EDI - Electronic Data Interchange        15

3.1.3.        Hardware        16

3.1.4.        Tecnologia da Comunicação        16

3.2.        Tecnologia in-cab        17

Conclusão        18

Referencias Bibliográficas        19


  1. E-LOGISTICS : A NOVA FrONTEIRA DO COMÉRCIO EXTERIOR

A indústria de soluções tecnológicas para operações logísticas está apenas em seu início. Nasceu da necessidade da melhoria na comunicação desde a redução do volume de papéis envolvidos em uma transação de exportação ou importação chegando até o total rastreamento das cargas pelo embarcador. Para o operador logístico foram desenvolvidos sistemas de planejamento e controle de atividades. Surgiram logo após os sistemas de intermediação comercial entre embarcador e operador logístico ou transportador que oferecem a venda de espaço e ou cotação de fretes ou mesmo a disponibilidade de carga a ser transportada. Também apareceram as empresas virtuais de logística especializadas no atendimento a lojas também virtuais.

Essas tecnologias tem por objetivo baixar os custos das operações. Conforme algumas companhias marítimas, é possível ter uma redução de custos da ordem de até 25% usando-se um sistema de reserva de espaço em navios com base na internet. Criou-se um portal para esse fim. Esse portal promete a exportadores e importadores a possibilidade de fechar negócios sem burocracia e com muita privacidade. Os dados transitaram pelo sistema SWIFT, um dos sistemas mais seguros do mundo, utilizado por instituições financeiras. O sistema permite assinatura digital, o que facilita muito em termos de negociação. Na prática, os investimentos em tecnologia muitas vezes não geram o retorno esperado. O diretor de operações da MAXLOG (bolsa de fretes na internet), contudo, destaca as vantagens da e-logistics. Em primeiro lugar, é baixo o investimento inicial e o custo operacional de uma empresa baseada na internet. Além disso, é possível consolidar as informações para a gestão e controle. A tecnologia ainda proporciona acesso instantâneo a fornecedores de transporte e a verificação de opções de preços e serviços no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (215.4 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com