TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Organizacionais

Dissertações: Estruturas Organizacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

Contribuições das Teorias da Administração.

Segundo o autor Chiavenato (2004) "Cada teoria administrativa surgiu como resposta aos problemas empresariais relevantes de sua época e todas foram bem-sucedidas nas soluções específicas para tais problemas. Assim, todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações atuais e o administrador precisa conhecê-las para ter à sua disposição um naipe de alternativas para cada situação".

As teorias administrativas foram criadas para resolver problemas organizacionais de planejamento, ordem e disciplina devido ao crescimento acelerado das organizações após a Revolução Industrial onde a mão-de-obra era desqualificada e os empresários precisavam gerenciar a produção.

São inúmeras as contribuições que a Teoria da Administração trouxe para dentro das organizações. Entre elas podemos citar: melhoria das condições física do trabalho e do trabalhador; incentivo salarial e prêmios; auto realização profissional, especialização do trabalhador; divisão do trabalho; disciplina; definição e estabelecimento de cargos e tarefas; padronização de métodos de equipamentos; supervisão funcional. Além desses itens objetivos, podem-se dizer atualmente, alguns administradores estão voltando sua atenção para as pessoas que trabalham na empresa, buscando o máximo de eficiência e prosperidade, para patrões e empregados.

A Teoria Clássica redesenhou o processo dos trabalhos e mudou a atitude dos trabalhadores, melhorando a produtividade, estudou a especialização dos trabalhadores, estabeleceu as atividades do processo administrativo (planejamento, organização, comando, coordenação e controle), consolidou a divisão do trabalho entre as áreas das empresas.

A Teoria da Burocracia é a administração racional e centrada na autoridade, estabeleceu que as empresas que têm normas ou leis ou políticas são mais produtivas, também consolidou a autoridade formal (baseada nas leis, normas e políticas). Pode se dizer que ela e a Administração Cientificam foca somente na Estrutura Organizacional, “produtividade”. Essas Teorias criam um modelo de organização racional.

Escola de Relações Humanas estabeleceu que a quantidade da supervisão dos relacionamentos com empregados melhoram a produtividade. A Escola de Relação Humana focava unicamente em pessoas. Os principais enfoques são motivação, liderança, comunicações e dinâmicas em grupo, é uma organização informal.

Para a teoria dos sistemas, a organização é um sistema complexo composto por diversos subsistemas em contínua integração. Subsistemas de natureza técnica, estrutural, psicossocial, de valores e etc. interagem e compõem a organização. O trabalho do administrador é assegurar que todas as partes da organização sejam coordenadas internamente de forma que alcancem os objetivos organizacionais. Paralelamente, a teria dos sistemas ajuda a compreender a organização em uma contínua relação com o ambiente em que está inserida. Uma importante implicação conceitual da teoria dos sistemas tem a ver com o conceito de equifinalidade, uma propriedade dos sistemas abertos se refere às diversas formas possíveis de alcance do mesmo objetivo, contrariando, assim, “a única e melhor forma de administrar” da administração cientifica. O administrador pode e deve usar uma pluralidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com