TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Das Organizações Globo

Artigo: Estudo De Caso Das Organizações Globo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 4

-Questões:

1. Como você definiria a estrutura organizacional do Grupo Globo? Por que o conglomerado adotou essa forma estrutural?

R.: A estrutura organizacional do Grupo Globo pode ser definida como estrutura mecanista, pois há uma hierarquia de controle e coordenação, ou seja, integra diversas empresas que atuam em diferentes setores e suas atividades são separadas em divisões independentes, facilitando assim a coordenação e a sua administração.

2. Qual o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócios? Procure informações complementares e esboce o organograma da organização.

R.: A organização tem suas atividades separadas em divisões independentes, cada uma delas compostas por várias empresas. A adoção desse módulo estrutural visou a melhor departamentalização e coordenação das atividades.

As principais divisões do grupo são:

-MIRA: Mídia Impressa e Rádio;

-Geobopar: Globo Participações e Comunicações S.A;

-Fundação Roberto Marinho;

3. Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciaram a estrutura organizacional do Grupo Globo?

R.:O grupo preza a produtividade e a eficiência empresariais, logo, se o modelo adotado por uma das empresas não garantir essa boa gestão dos problemas e das tarefas, reestruturações são efetuadas. Com esse objetivo, buscou-se descentralizar a direção dasempresas, por meio de transferências de poder. As decisões não são centralizadas nas mãos da alta gerência do conglomerado, apesar de ela concentrar a maior parcela de poder.

4. Qual é o grau de centralização que prevalece nas Organizações Globo? Como se processa a delegação no seio do grupo?

R.: O grau de centralização nas Organizações Globo é alta, tudo em vista o seu alto poder aquisitivo. O controle de uma estrutura tão grande é difícil, muitas vezes os processos decisórios são emperrados por causa da hierarquização e do inchaço do corpo administrativo. O modelo de departamentalização visa reduzir a lentidão dos procedimentos organizacionais e facilitar a coordenação por parte da alta administração caso o controle de todas as atividades e decisões ficassem bas nas mãos de uma única pessoa, os processos na organização seriam altamente buricratizados.

5. Quais são os problemas que estiveram na origem da crise do grupo?

R.: Na segunda metade da década de 1990, os grupos brasileiros de comunicação apostaram no crescimento e na estabilidade nacional do setor. De olho nesse crescimento, o grupo investiu em modernas tecnologias de produção e veiculação, para isso, endividou-se em moeda estrangeira. O desenvolvimento de novos meios de acesso a informação e a difusão da internet mudaram o cenário de mídia e comunicação, gerando queda significativa na circulação de revistas e jornais publicados pelo grupo,diminuindo em mais de R$ 2 milhões a receita publicitária da Globo, outros fatores que originaram a crise foram os erros estratégicos e administrativos, como a super estimativa do mercado e as falhas estruturais da Editora Globo, uma empresa afiliada a Globopar que, apesar de publicar um extenso portfólio, não era auto-sustentável, e nunca havia fechado o ano em lucro, desde a sua criação em 1986.

6. Com que objetivo foi posto em prática o plano de reestruturação da Globopar? Qual foi o papel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com