TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Globo

Casos: Estudo De Caso Globo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  1.344 Visualizações

Página 1 de 2

1.Como você definiria a estrutura organizacional do Grupo Globo? Por que o conglomerado adotou essa forma estrutural?

A estrutura adotada pelo grupo globo é a estrutura funcional que visa a melhor departamentalização, visto que o grupo é integrado por diversas empresas de diversos setores, as atividades são separadas por divisões independentes facilitando o comando da alta administração.

2.Qual é o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócio?

O critério utilizado foi descentralizar a direção das empresas por meio de transferência de poder levando em conta cargos e funções

3.Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciam a estrutura organizacional do Grupo Globo?

No ambiente interno podemos destacar o tamanho da organização e a dificuldade de controle devido a sua dimensão , o emperramento de processos decisórios e os erros cometidos pelo corpo administrativo . No ambiente externo destaca-se como variáveis principais as mudanças no setor de comunicação e mídia e o desenvolvimento dos meios de acesso a informação e a difusão do acesso á internet.

4.Qual é o grau de centralização que prevalece nas Organizações Globo? Como se processa a delegação no seio do grupo?

O grupo optou pela descentralização, apesar da centralização (poder) estar nas mãos da alta gerencia, há uma transferência de poder dentre presidentes e diretores das afiliadas. Cada alto gestor tem uma considerável autonomia para efetuar modificações necessárias uma vez que estas, atendam aos objetivos dos grupos.

5.Quais os problemas que estiveram na origem da crise do grupo?

O grupo apostou em crescimento e estabilidade econômica na segunda metade de 1990 e se endividou em moeda estrangeira. Com o advento de outras mídias, novos meios de acesso a informação e a crescente difusão do acesso á internet, provocaram prejuízos em todos os setores

6) Com que objetivo foi posto em prática o plano de reestruturação da Globopar? Qual foi o papel de Reichstul nesse processo de reorganização?

O plano de reestruturação da organização tinha como objetivo renegociar as dívidas e reformular seu modelo organizacional. Henri Reichsul foi contratado para resolver problemas financeiros e administrativos visando aumento da rentabilidade e melhoria dos processos produtivos.

7.Resuma a atuação de Reichstul nas empresas da Globopar e cite seu principal objetivo em cada uma delas.

Reichstul assumiu o cargo de Diretor Geral da Globopar. Sua primeira missão foi rever junto aos credores os débitos da Globo Cabo; Num outro momento o executivo teve que atuar na Editora Globo que tinha situação semelhante à anterior. Por último foi a vez da toda poderosa rede Globo de Televisão. O principal objetivo do Executivo era resolver problemas financeiros, societários e administrativos do grupo.

8.Por que as mudanças propostas para reestruturar a Rede Globo eram mais difíceis de serem postas em prática?

As mudanças propostas para reestruturar a Rede

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com