TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Habibs

Exames: Estudo De Caso Habibs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  1.335 Visualizações

Página 1 de 3

CINCO FORÇAS DE POTER CASO HABIB’s

RESPOSTAS

1.

a) Competição entre as empresas da mesma indústria:

É a força considerada mais significativa das cinco forças. Nesta dimensão, deve-se considerar a atividade e agressividade dos concorrentes diretos. Aqueles que vendem um mesmo produto num mesmo mercado que a organização em questão.

O Habbi’s tem como principal concorrente o MC Donald’s, uma disputa muito acirrada pelo mercado de fast foods, porem o Habbi’s tem como diferencial para com o seu concorrente seu mix variado de produtos e mantém um padrão de qualidade e atendimento eficaz para manter sua lucratividade.

b) Ameaça de entrada de novos concorrentes:

Além de ser necessário observar as atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação das organizações já constituídas. Estas barreiras são os fatores que atrapalham o aparecimento de novas empresas para concorrerem em determinado setor. Algumas das principais barreiras são: Economia de Escala; Capital Necessário; Acesso aos canais de distribuição.

Hoje já pecebe-se a entrada de novos concorrentes como SUBWAY, que esta crescendo bastante, que já são encontrados em varias cidades onde até mesmo não existem Habibi’s e MC Donad’s, é necessário ficar atentos para estes concorrentes pequenos que estão se tornando grandes potencialmente e pode “roubar” uma parcela de mercado do Habibi’s.

c) Poder dos fornecedores:

Os fornecedores têm poder de barganha quando: O setor é dominado por poucas empresas fornecedoras; Os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor é muito alto; O setor de negócios em questão não tem representatividade no faturamento deste fornecedor. Neste caso cabe a organização identificar a atual relação da empresa com seus principais fornecedores.

O poder do fornecedores no caso Habibi’s é baixo já que o mesmo produz aquilo que vende “suas matérias-primas”, no caso do MC Donald’s, o poder dos fornecedores é maior quando comparado com o do Habibi’s.

d) Poder dos clientes:

Pode ser traduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor. Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto a preço e qualidade. Assim, os compradores têm poderes quando: As compras do setor são de grande volume; Os produtos a serem comprados são padronizados, e sem grande diferenciação; As margens de lucro do setor são estreitas; A opção de o próprio comprador fabricar o produto é financeiramente viável. Estas são apenas algumas características a serem observadas quando se analisa esta força.

O poder dos clientes tanto no Habibi’s quanto no MC Donald’s é considerado baixo, já que os mesmos tem pouca influencia nos preços praticados, porem, e valido salientear que estas empresas dão muito importância em sempre tentar manter seus preços em níveis considerados acessíveis e atraentes pelo seus clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com