TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FGV Online Supply Chain - Case 04 Logística Coca Cola

Por:   •  9/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Fonte: https://www.allthingssupplychain.com/amazing-supply-chain-of-coca-cola/
por Luisa Walendy 23 de março de 2020

A incrível Cadeia de Suprimentos da Coca-Cola

Coca Cola é uma das bebidas mais populares do mundo e uma das marcas mais famosas. Mais de 1,9 bilhão de garrafas são vendidas em todo o mundo todos os dias em mais de 200 países.

Logisticamente, esta é uma grande tarefa e, consequentemente, uma cadeia de suprimentos interessante. Isso porque o refrigerante já chega às fábricas de seus parceiros em forma de xarope (segredo de recieta) e depois é misturado com gás carbônico e açúcar. A única pista mínima para a composição secreta da bebida é o nome. O nome Coca-Cola é baseado nos ingredientes usados ​​na receita original: folhas de coca e grãos de cola.

Parceiro da cadeia de suprimentos – uma rede global

A Coca-Cola é uma empresa global que opera em nível local. Isso significa que existem atualmente cerca de 225 parceiros de engarrafamento em todo o mundo. A cadeia de suprimentos começa com a aquisição de matérias-primas, que no caso da Coca-Cola também inclui produtos agrícolas (por exemplo, cana-de-açúcar ou frutas) e água. Os ingredientes mais importantes, como água e açúcar, são adquiridos localmente, podendo os parceiros escolherem apenas o tipo de açúcar utilizado. Na Europa, utiliza-se principalmente o açúcar de beterraba, na Ásia o açúcar de cana e na América o açúcar do xarope de milho.

Um dos primeiros passos na cadeia de suprimentos da Coca-Cola é a produção do concentrado, que é misturado com água, açúcar e dióxido de carbono pelas fábricas de engarrafamento. O próprio concentrado é produzido em outras plantas. Segundo a história, a receita secreta é guardada em um cofre em Atlanta. A história também afirma que nunca, mais de duas pessoas, devem ter acesso a ela e saber a receita exata.

Após a mistura, os engarrafadores embalam, comercializam e distribuem as bebidas prontas para mercearias, restaurantes, cinemas, etc.

Por isso, a gestão do relacionamento com os fornecedores e o monitoramento contínuo dos fornecedores é de grande importância para a empresa.

Novas tecnologias apoiam uma cadeia de suprimentos eficiente.

Com a ajuda de tecnologias como a automação de armazéns, a empresa melhora continuamente sua gestão da cadeia de suprimentos. A diversificação e personalização do portfólio também são questões importantes, que a empresa persegue através da utilização de novas tecnologias.

Um exemplo atual do uso de novas tecnologias na cadeia de suprimentos da Coca-Cola é o blockchain. Atualmente, ainda existem muitos intermediários na comunicação e cooperação com os parceiros, o que torna os processos mais lentos e, portanto, onerosos. 

Como parte de uma cooperação com a empresa de tecnologia SAP, a Coca-Cola quer otimizar a cooperação com seus parceiros e os 160.000 pedidos por dia, criar mais transparência e reduzir custos usando a tecnologia blockchain.

O grupo já utiliza uma plataforma de TI específica para a comunicação dos engarrafadores. Por exemplo, se um parceiro tiver um gargalo, ele poderá comprar as quantidades de outro parceiro. Com o blockchain, a Coca-Cola espera reduzir a duração da reconciliação de pedidos de 50 dias para apenas alguns dias. Um livro-razão distribuído interorganizacional e transparente, fornecerá informações em tempo real sobre as transações feitas por todos os diferentes engarrafadores da rede, o que gera mais de US$ 21 bilhões em receita por ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (141.5 Kb)   docx (594.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com