TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Administraçao e Marketing

Por:   •  13/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING 4

2.2 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 5

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 6

2.4 ECONOMIA 7

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

O trabalho apresenta o seguinte tema, Analise estratégica vinícola, no qual iremos abordar quais planejamentos e estratégias realizadas pela companhia para se manter consolidada no mercado.

No tema deste trabalho serão abordadas algumas áreas da empresa e demais estratégias nas funções Administrativas do Planejamento, o estudo da empresa no Comportamento do consumidor, o código de conduta e se há alguma coerência entre os produtos e a estratégia de marketing na área Ética, Política e Sociedade e veremos a participação da empresa no mercado e as influencias econômica nas atividades da empresa em economia.

2 DESENVOLVIMENTO

Quando pensamos em administração, o que vem em nossa mente é: gerenciar, tomar conta, e é aplicando o esforço físico e mental de uma pessoa para conseguir resultados em outras pessoas, quando estudadas em conjunto compõem o processo administrativo.

2.1 FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING

O planejamento é uma função da administração que permite diagnosticar e analisar situações atuais e estabelecer resultados.

Este é um processo da administração do qual precisa se entender o conjunto das quatro funções administrativa da teoria clássica e neoclássica e o 4Ps do marketing.

• Planejamento estratégico: Defini objetivos, programam as atividades, como atingir as metas, publico alvo, avalia ambientes internos e externos, tendências de mercado, se vale a pena ou não investir, se ira ter retorno.

• Organização: Sua função compreende varias fases, como elaborar níveis hierárquicos e definir estruturas organizacionais, assim como dar suporte ao que foi planejado estrategicamente.

• Direção: Esta ligada a tomadas de decisão, liderança, fazer acontecer, dinamizar, esta é uma função administrativa que exige muita habilidade, ela pode ser de nível institucional, departamental ou operacional.

• Controle: Nesta função, é avaliada os progressos da empresa em seus objetivos e feitas suas devidas correções para garantir os resultados satisfatórios. Maximiano (2011, p.91) pontua que o processo de controle esta ligada a realização de objetivos.

A partir destes conceitos, conversamos com o gerente de marketing da Cooperativa Vinícola, para que possa nos informar como funciona o plano de ação da empresa para que a mesma obtenha os resultados satisfatórios para a companhia.

O gerente de marketing nos passou os seguintes responsáveis pelo setor da área comercial: Gerente de MKT e Gerentes comerciais: divididos entre Região Sul do Brasil e Demais estados da Federação, com seus principais resultados em expandir o mercado.

Na área de recursos humanos e administrativos ,com seu principal resultado no estreitamento da relação entre direção e colaboradores.

Na área administrativa, a gerente de controladoria, na qual seu principal objetivo seria captar recursos e diminuir os gastos na empresa.

As principais informações que transitam em suas áreas são as informações pertinentes a cada área.

Maiquel comenta que a empresa realiza pesquisa de mercado sim, embora de forma mais superficial. Este levantamento é fundamental para o posicionamento do produto e elaboração do planejamento estratégico.

A empresa utiliza como principal critério a pesquisa de mercado para definir e oferecer os produtos ao consumidor.

É utilizado o seguinte critério para definição de preço em seus produtos, definida pelo CPV mais a margem de contribuição, alinhados com a concorrência de mercado e respeitando suas devidas categorias.

A empresa realiza a divulgação da sua marca e produtos através de trabalhos com mídia online (internet) e off-line, em jornais, rádios, revistas especializadas, feiras e eventos diversos, investindo em torno de 2,7% do faturamento bruto anual.

2.2 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Na análise detalhada dos diversos comportamentos do consumidor é possível visar a melhor estratégia para lançar ou forma de atacar na divulgação de um serviço. O presente artigo estabelece além dos fatores que influenciam no comportamento dos consumidores, as variáveis de cada fator como: fator cultural, social, pessoal, psicológico e motivacional.

O gerente de marketing comenta que a empresa esta evoluindo a cada dia que passa, se firmando e consolidando no mercado, afirmando que para o sucesso da empresa, não pode constar nenhum tipo de crise ou situações difíceis dentro de cada departamento.

A empresa costuma estudar o comportamento do cliente de diversas formas como, o que o cliente compra: vinhos, espumantes e sucos.

Onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com