TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

Por:   •  21/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO ACADÊMICO

GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO - TURMA 132

Aluno: Luan Jonathan Teodoro Silva                                         M 2018102254

Aluno: Leonardo Monteiro de Jesus                                          M 2016202554

Aluno: Marcus Vinicius da Silva Reis                                         M 2015201768          

Aluno: Suelen Nascimento                                                         M 2019201055  

1) Escolha um produto ou serviço e descreva a hierarquia de valor para o cliente indo do produto central ao produto potencial. (2,0)

O produto em questão é o refrigerante Guaraná Antarctica. Seu produto central é o refrigerante, em que o cliente compra na intenção/desejo. Seu produto básico continua sendo o refrigerante juntamente com a latinha/garrafinha bem embalados. Dessa vez, seu produto esperado é de uma forma que o cliente aguarda: bem embalado, gelado e bem armazenado.

Já seu produto ampliado seriam as experiências proporcionadas pela marca para o tal produto, seja uma apresentação diferente em stands nos supermercados, seja uma nova embalagem ou um item grátis. Chegando ao produto potencial, ele deve abranger todas as questões e outras novidades, a fim de que chame a atenção de seu público e de um novo potencial público em questão, assim, implementando, com criatividade, novas ideias, adaptações ou sugestões.

2) Na classificação dos produtos quanto ao uso como bens duráveis, aponte em qual o produto escolhido na questão anterior se enquadra e explique o porquê do enquadramento. (2,0) 

O guaraná antártica é um produto que podemos considerá-lo como um bem não durável. Isso porque o consumo é realizado uma ou poucas vezes, normalmente, quem compra consome logo em seguida e não deixa para muito depois.

Existem diversas vantagens de comercializar um produto com essa característica, pois, como há uma necessidade muito alta de reposição do cliente, é vendido o tempo inteiro, assim, aumentando sua margem de lucro, mesmo quando o foco é vender em quantidade colocando um valor mais acessível. O guaraná é comercializado para grandes empresas(redes de supermercados, lojas americanas, bares, etc) mas o foco é satisfazer o consumidor final.

Além do mais, é bom trabalhar com produtos assim se considerarmos que há sempre espaço para o estoque, já que o tempo inteiro está saindo e entrando, o ativo circula e o risco de perda por vencer o prazo de validade são bem menores e quando existe o risco, muitas empresas adotam a estratégia da promoção, como por exemplo: Guaraná antártica possui o prazo de validade até dia 31/12/2021 e estamos no dia 23/12/2021, ao anunciar uma promoção bem chamativa, dificilmente deixa-se de vender, em muitos casos você não obtém a mesma margem de lucro mas não deixa de perder e segue circulando o seu ativo.

3) Relacione e descreva as principais etapas no processo de desenvolvimento de novos produtos e descreva como o produto das questões anteriores foi gerado. (2,0)

Para o desenvolvimento de novos produtos podem ser utilizados diferentes métodos para que o processo ocorra de forma positiva e que traga produtos diferenciados e de valor. Ademais, é importante citar etapas essenciais para o desenvolvimento, tendo como o primeiro a Geração de Ideias, onde é o momento de analisar e retirar do cenário externo insights para guiar o início da produção de ideias, buscar por problemas que um novo produto pode solucionar e, além disso, ver se o novo produto terá espaço no mercado para sua comercialização.

Assim, o ideal é interagir com os clientes - compreendendo suas necessidades, desejos e sugestões para guiar o processo de desenvolvimento. Interagir com os colaboradores, que estão no dia-a-dia em contato com a produção e os clientes, podendo assim trazer observações e ideias. E analisar a concorrência e captar o que estão produzindo, como estão fazendo e para quem estão oferecendo.

Após essa fase de análise e captação de informações relevantes, a próxima é o Brainstorming, onde deve ser reunido um grupo de pessoas que deve ser composto por diferentes áreas e visão, podendo também incluir pessoas de fora - para que se possa agregar características e soluções em todos os quesitos que o produto venha a ter. Nessa fase é importante ter visões diferentes para que ideias sejam lançadas, discutidas e descartadas ou aprimoradas para obter o melhor resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com